Atleta canoense de taekwondo conquista pódio – Diário de Canoas
Os atletas canoenses têm sido destaque nas artes marciais. Além do judô, o taekwondo está em evidencia nos pódios das competições. A canoense Luisa Costa de Ávila, 18, conquistou a medalha de bronze da Copa do Brasil de Taekwondo, na categoria sub-21 até 53 kg. O evento ocorreu em Recife-PE entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro.
Por meio do campeonato, Luisa somou pontos no ranking nacional e está no top 10 da categoria. “É a primeira vez que participo da Copa, é minha segunda competição fora do Estado”, diz a jovem. “O objetivo foi alcançado, chegar no pódio e pontuar”.
A atleta faixa preta no esporte explica a importância de estar bem posicionada no ranking. “É essencial para disputar as competições e uma possível vaga na seleção brasileira de taekwondo”, destaca.
O maior objetivo e sonho da jovem é representar o Brasil na seleção. Para isso, ela segue uma rotina regrada de treinamentos técnicos e musculação, de segunda a sexta-feira. “Quando está próximo dos campeonatos intensifico mais ainda os treinos, estendo aos fins de semana”, salienta.
Luisa começou no esporte aos 12 anos de idade, após passar em frente de uma academia. “Na época, minha família estava com dificuldades financeiras e fomos morar nos fundos da casa da minha vó. Próximo dali tinha a academia de taekwondo que treino até hoje”, conta. “Me apaixonei pelo esporte”.
A jovem cursa educação física e pretende ser atleta profissional. “As duas pessoas que mais me inspiraram quando comecei no esporte foi meu professor de educação física do ensino fundamental Juliano Silva e meu técnico Ronaldo Prucimo”, evidencia.
Embora Luisa não tenha conhecido o esporte na escola municipal em que estudou, ela conta que seu antigo professor foi importante para a escolha da faculdade. “Na minha infância e adolescência o esporte não era praticado em nenhuma escola pública de Canoas”, aponta.
Neste ano, o taekwondo foi incluído no programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) do município. O projeto tem por objetivo por meio de diversos tipos de esportes desenvolver as capacidades motoras cognitivas e sociais de alunos da rede municipal de ensino.
Desde maio de 2022, o técnico e professor de taekwondo Ronaldo Prucimo dá aulas no programa Atleta Cidadão do Futuro para alunos da 5ª e 6ª série de duas escolas municipais, Ido Meneghetti e Permambuco. “O retorno tem sido muito satisfatório. A disciplina é um dos destaques positivos das artes marciais, elas são benéficas para aumentar a atenção, a responsabilidade e o respeito”, salienta Prucimo.
Para o ano que vem, o programa ACF pretende expandir para mais escolas do município. “Canoas tem muitos meninos e meninas que só precisam de acesso e condições para praticar o taekwondo”, observa Prucimo.
O professor o diz que é indispensável a ajuda do poder público para oportunizar o esporte para quem não pode pagar. “Sabemos que é um custo mais elevado do que outros esportes, há necessidade de vestimentas, equipamentos de proteção para praticar, entre outras coisas”, conclui o professor.