Bolsonaro precisa 'sair do retiro espiritual’ após derrota na eleição, cobra Mourão – Yahoo Noticias
Ao falar sobre silêncio de Bolsonaro após eleições, Mourão diz que presidente está em ‘retiro espiritual’
Vice-presidente afirma que mandatário ainda vai reconhecer capital político adquirido no pleito de 2022
Mourão nega que vá entregar faixa presidencial a Lula e diz que, se Bolsonaro o fizer, será um ‘grande gesto’
O vice-presidente e senador eleito General Hamilton Mourão (Republicanos-RS) respondeu, ironicamente, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está em um ‘retiro espiritual’ após a derrota nas urnas registrada no último dia 30 de outubro. A fala se refere ao silêncio do mandatário desde que perdeu as eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mourão também lembrou que essa é a primeira vez, desde 1989, que Bolsonaro não terá mandato político. Todavia, o vice ressaltou o capital político dos 58 milhões de votos obtidos no segundo turno, que poderão, inclusive, capacitá-lo para retornar ao cargo em 2026.
"O presidente Bolsonaro, quando emergir do retiro espiritual dele, vai compreender que ganhou esse capital. Acho que ele tem que se posicionar no espectro político, trabalhar politicamente. Vai ser a primeira vez desde 1989 que ele não tem mandato. São 33 anos, é uma vida. É ele entender que agora ele terá uma posição dentro do PL, de presidente de honra. Ou seja, aqui em Brasília, articulando, tem todo o capital para voltar muito bem em 2026", disse, em entrevista ao jornal Valor Econômico.
Segundo o general da reserva, os últimos dias de governo têm sido dedicados a “limpar mesinhas” e preparar o espaço para o “novo inquilino”, em referência ao vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB).
Na entrevista, o senador eleito comentou a entrega da faixa presidencial. Com a recusa de Bolsonaro em assumir a vitória de Lula (PT), se tem falado na possibilidade de ele, como vice, cumprir o gesto simbólico.
Sobre isso, Mourão respondeu que ‘não é o presidente’ e não pode repassar a faixa. E, na falta do atual mandatário, qualquer pessoa poderia fazer a entrega.
“Acho que está havendo uma distorção. Porque a passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra. Se o presidente, vamos dizer assim, ele não vai querer passar a faixa, não adianta dizer que eu vou passar. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar. Então, se é para dobrar, bonitinho, e entregar para o Lula, pô, qualquer um pode ir ali e entregar”, afirmou.
O vice de Bolsonaro ainda apontou que seria ‘um grande gesto’ do chefe do Executivo cumprir o protocolo de entrega do cargo.
“Acho que seria um grande gesto. Sou um grande fã do Winston Churchill. Tem um aforismo dele que diz que, na guerra, você tem de ter determinação, na vitória tem que ser magnânimo e na derrota, tem que ser altivo e desafiador. Acho que seria um gesto de altivez e de desafio: “Toma aí, te vira agora aí, meu irmão. Te vejo em 2026””, completou.
BOGOTÁ (Reuters) – As Forças Armadas da Colômbia manterão operações contra grupos armados ilegais até que eles demonstrem vontade de negociar a paz, disse o presidente Gustavo Petro nesta terça-feira, depois que dissidentes das Farc atacaram e mataram seis soldados. O ataque de dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que rejeitam um acordo de paz firmado em 2016 pelo grupo com o governo, aconteceu no município de Buenos Aires, na província de Cauca, importante região p
Agente Ruana Pedrosa já soma mais de 290 mil seguidores e acumula mais de milhões visualizações em seus vídeos
A polícia da Alemanha prendeu nesta quarta-feira 25 pessoas em uma operação em todo o país contra um grupo de extrema-direita que planejava um ataque armado contra o Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento.
Embora órgãos técnicos do ministério já tenham emitido parecer favorável à aplicação, membros da sociedade civil podem se manifestar sobre o tema até o dia 15
Outras duas pessoas estão desaparecidas
Veja o momento em que um orangotango tira o casaco de um visitante e o veste em um zoológico particular, em Dubai, em 3 de novembro.
Desde que perdeu as eleições para o petista, o atual presidente tem se mantido em silêncio, inclusive nas redes sociais, onde reduziu a frequência de publicações
Uma polêmica a olhos vistos, que tramita na Câmara Municipal do Rio, pode mudar a paisagem da…
Apesar de não assumir publicamente o relacionamento com o pai de Neymar, Mariane Bernardi não…
Shayene Cesário diz em rede social que se trata de um dia 'de extrema alegria! Louvado seja Deus pela derrota do inimigo'
Jornalista com experiência de dez anos em Brasília, Deysi Cioccari é doutora em Ciência Política pela PUC-SP
A legislação precisa agora de ser formalmente aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
RIO DE JANEIRO (Reuters) – O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, aceitou convite do futuro governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para compor a equipe do próximo governo paulista, mas continuará dando exclusiva atenção à passagem de comando que ocorrerá na companhia, informou a petroleira nesta terça-feira em fato relevante ao mercado. No documento, a Petrobras não deu detalhes sobre até quando o presidente deverá permanecer no cargo.
Pasta será comandada por Rafael Benini, ex-diretor de estatal ligada ao Ministério da Infraestrutura
Os Estados Unidos estenderam o amparo migratório conhecido como Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês), que concede permissão de residência e trabalho aos haitianos, de acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS).
Em coletiva de imprensa, equipe da transição anunciou ainda que BNDES e Apex ficarão sob o guarda-chuva do Ministério da Indústria
Após anunciarem a separação, Rafael Cardoso e Mari Bridi já tratam da parte burocrática da…
Emendas do relator são criticadas por facilitarem casos de corrupção
Raphael Warnock impôs-se a Herschel Walker na segunda volta das intercalares
Contra a Croácia, seleção brasileira fará a quinta partida no Mundial do Catar, todas foram durante a semana