Petrobras (PETR4) diz 'não' para Lula e vai manter processo de venda de refinarias; entenda a polêmica – Seu Dinheiro

0
108

💰IPCA + 8% e outros títulos ‘premium’: receba as melhores ofertas de renda fixa no seu WhatsApp
A postura do petista em relação à petroleira é uma das grandes preocupações do mercado financeiro — ele não esconde que quer que a companhia volte a focar em ativos além do pré-sal
PARTICIPAR DO TELEGRAM
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva nem assumiu ainda, mas, na prática, já recebeu um “não” da Petrobras (PETR4). A estatal informou nesta quinta-feira (08) que não há qualquer decisão sobre a suspensão da venda de cinco refinarias listadas no programa de desinvestimento da companhia. 
Por duas vezes, membros da equipe de transição do novo governo pediram formalmente à atual gestão da Petrobras que não levasse adiante da venda de qualquer ativo até que Lula tomasse posse — o que vai acontecer em 1 de janeiro de 2023. 
Segundo a estatal, o posicionamento vem em reação a matérias publicadas na imprensa, mas, na prática, funciona como uma negativa pública ao pedido da equipe de transição. 
A postura de Lula em relação à petroleira é uma das grandes preocupações do mercado financeiro. Especialmente quando se trata dos desinvestimentos — o petista não esconde que quer que a companhia volte a focar em ativos além do pré-sal, como o refino.
A Petrobras concluiu recentemente as vendas das refinarias Isaac Sabá (Reman), no Amazonas, e da Unidade de Industrialização do Xisto (Six), no Paraná.
A venda da Reman aconteceu mesmo depois do pedido de suspensão da equipe de transição — e um sinal de que a atual direção da Petrobras ignoraria o pleito de Lula.
Vale lembrar, no entanto, que processos de venda de refinarias com etapas decisivas previstas para o ano que vem são passíveis de cancelamento pelo novo governo. 
Atualmente, das cinco refinarias à venda, apenas a Lubnor, no Ceará, tem contrato de venda assinado à espera do fechamento do negócio. Todas as outras estão em fase não vinculante ou em fase vinculante, ainda longe da alienação.
Fase vinculante
Fase não vinculante
A Petrobras ainda deve concluir a venda de cinco ativos de produção e exploração, campos de petróleo cuja concessão pertence à estatal. A alienação desses campos maduros, no entanto, não é um ponto de tensão central com o novo governo.
Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?
Ao todo, cerca de 180 funcionários da healthtech foram afetados por demissões promovidas desde julho deste ano; a Buser também entrou na lista de demissões
Os parlamentares não alteraram a versão do texto aprovado na terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa
A postura do petista em relação à petroleira é uma das grandes preocupações do mercado financeiro — ele não esconde que quer que a companhia volte a focar em ativos além do pré-sal
Segundo relatos de ex-colaboradores no LinkedIn, diversas áreas foram afetadas, entre elas, experiência do usuário (UX), comunicações, engenharia de software e finanças
O ex-prefeito de São Paulo afirmou que, na reunião com o ministro da Economia de Guedes, tratou de um “plano geral de voo”
Um bom investidor precisa estar bem informado.
Acompanhe as principais notícias do mercado financeiro diretamente em seu e-mail. É gratuito!
CNPJ: 33.523.405/0001-63
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

source

Leave a reply