Lula quer diagnóstico do governo para não ser cobrado em 6 meses – Poder360

0
77

Transição será encerrada na próxima 3ª feira; presidente eleito deve anunciar novos ministros na semana que vem
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta 6ª feira (9.dez.2022) que apresentará na próxima semana um diagnóstico sobre o governo de Jair Bolsonaro para que problemas identificados agora não sejam cobrados do petista “6 meses” depois. De acordo com ele, a apresentação do cenário não será feita com “pirotecnia”.
“Quando a transição terminar, vamos tentar, com a maior seriedade e sobriedade, apresentar para a sociedade o que encontramos como resultado do atual governo, sem precisar fazer show de pirotecnia. Não queremos isso. Queremos que a sociedade saiba como está a saúde, educação, SUS, aposentados, trabalhadores. Para que a sociedade saiba, porque se não apresentarmos agora, 6 meses estará nas nossas costas os desmandos feitos pelo atual governo”, disse.
Lula deu entrevista a jornalistas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição. Ele anunciou 5 novos ministros e prometeu divulgar novos nomes na próxima semana.
Para Lula, a transição do governo Bolsonaro para o seu foi a “mais democrática” da história. “O que me impressionou bastante foi a quantidade de voluntários e que não usamos o recurso total”, disse. Ele também classificou a atual gestão como um “corpo muito grande com uma cabeça muito pequena”.
“É um governo que não preparou a administração desse país. Que preferiu fazer ‘fanfarrice’, que preferiu falar, falar, falar e não conseguiu resolver os problemas que é preciso um governo resolver” , disse.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador geral da transição, disse que o processo teve diversidade e viés técnico, com 32 grupos temáticos. Ele informou que 940 pessoas participaram da equipe de transição e 180 requerimentos de informação foram apresentados. Alckmin ressaltou também que houve a menor execução orçamentária desde 2006 para o processo de transição.
Como o Poder360 mostrou, dos 50 cargos que poderiam receber salários, apenas 22 foram de fato utilizados. O Orçamento reservado para este ano foi de R$ 3,2 milhões. A equipe de Lula empenhou, até o momento, R$ 1,6 milhão.
De acordo com Alckmin, os grupos temáticos apresentarão seus relatórios finais na 2ª feira (12.dez.2022) e um resumo será divulgado na 3ª feira (13.dez.2022). “O relatório final terá diagnóstico para cada área, alertas, emergências orçamentárias, sugestões de revogações, propostas de estrutura para cada área e ações prioritárias”, explicou.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply