Ricciardo fala em “emoção e alívio” após despedida da McLaren em Abu Dhabi – Grande Prêmio
O domingo de GP de Abu Dhabi também foi de despedida para Daniel Ricciardo. O piloto australiano fechou a 44ª e última corrida pela McLaren com a nona colocação, somando dois pontos. Em 2023, o vencedor de oito provas na Fórmula 1 será substituído por Oscar Piastri, e está encaminhado para assumir o posto de piloto reserva na Red Bull.
Ricciardo, que pontuou apenas em 7 das 22 corridas da temporada 2022, destacou a diversão que teve m Abu Dhabi. O australiano largou da 13ª colocação após uma punição, e conseguiu salvar o nono lugar derrotando o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, que se despediu do esporte neste domingo.
“Foi uma corrida divertida na maior parte do tempo. Tive batalhas, ataquei, defendi, não foi uma corrida solitária. Uma parte dela até foi, mas a sequência de pit-stops deixou divertida de novo. Eu vi Vettel chegando, ele estava no meu DRS nas últimas 10 voltas, e sabia que não poderia errar para ter alguma chance de ficar à frente. Por mais que sejamos amigos, fiquei feliz de segurá-lo na última corrida. Feliz por compartilhar uma última memória com ele na pista. Nós ficamos nos pontos, acho que teve algum abandono no fim, isso nos colocou nos pontos, e ele pode dizer que levou o último ponto em sua última corrida”, declarou Daniel em entrevista ao site da Fórmula 1.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O australiano deixa a McLaren após uma passagem frustrante. Contratado cercado de expectativas, até tirou o jejum de vitórias da equipe ao triunfar no GP da Itália de 2021, mas amargou duas temporadas perdendo para o companheiro Lando Norris, e o desempenho abaixo da média fez com que o time optasse por encerrar o contrato com um ano de antecedência.
“Tem muita emoção, mas alívio porque foram dois anos desafiadores, mas apenas na pista. Fora dela, o time fez questão de me apoiar. Vão falar do contrato, mas a cada fim de semana, colocando esforço. Meus engenheiros gastaram muito tempo tentando melhorar e ajudar. Deste ponto de vista, estou aliviado por terminar as coisas na pista. Vou sair um pouco, curtir a fazenda, fazer coisas divertidas. É estranho, você teve calendário por metade da vida, mas estou ansioso e não quero planejar por alguns meses, ver o que vai acontecer”, concluiu.
A Fórmula 1 retorna oficialmente no dia 5 de março de 2023, com a abertura da próxima temporada, no Bahrein. Antes, a categoria ainda realiza o teste de novatos e também de pneus em Abu Dhabi.