Linhas de trens compartilhadas, problema na Grande São Paulo – O Diário de Mogi

0
49

Presidente do Sindicato dos Ferroviários aponta tal fato como principal causa do acidente com trem de cargas, nas proximidades do Tatuapé, que afetou diretamente a região de Mogi
Na visão de sindicalista, “esse não foi o primeiro, nem será o último acidente com trens de carga numa via adequada para atender os trens de passageiros” (Arquivo – O Diário)
Merecem uma atenção maior das autoridades as afirmações contidas em artigo publicado no sábado passado pela edição impressa deste jornal, assinado pelo presidente do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, José Claudinei  Messias.
O sindicalista aponta o compartilhamento de linhas férreas na Grande São Paulo por trens de cargas e de passageiros como responsável pelo recente acidente com um trem de cargas da MRS Logística, nas proximidades da Capital e que afetou a região de Mogi.
Na visão do sindicalista, “esse não foi o primeiro, nem será o último acidente com trens de carga numa via adequada para atender os trens de passageiros, que são mais leves e com desempenho diferente dos pesados vagões da MRS- Logística”.
O comentário do sindicalista veio a propósito do acidente nas proximidades do Tatuapé, que manteve interditadas parcialmente, durante todo um final de semana, a Linha 12-Safira e a Linha 11-Coral, que servem à região de Mogi das Cruzes. 
Além delas, o serviço Expresso Aeroporto, que liga a cidade de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, também ficou comprometido.
Ainda que as equipes das duas empresas de transporte ferroviário tenham se desdobrado para liberar a Linha Coral, de maior movimento, na segunda-feira, de madrugada, e as outras linhas até terça-feira da semana pós-acidente, o certo é que o fato acabou causando um enorme transtorno aos usuários dos trens, que tiveram de usar os ônibus do Sistema Paese, de emergência, para contornarem o ponto acidentado.
O sindicalista tinha razão ao dizer que aquela não seria a última vez que tais fatos, aconteceriam. Eles têm sido recorrentes nos últimos tempos. Logo após esse acidente de maior gravidade que, por muita sorte não deixou feridos nem mortos, houve um novo descarrilamento, desta vez de um trem de passageiros, na Linha -8 Diamante, que passou a ser gerenciada pela ViaMobilidade.
As causas desses acidentes nunca são reveladas de pronto. Pois acabam sendo minuciosamente estudadas por peritos e técnicos das empresas que parecem não ter qualquer intenção de explicar tais ocorrências. 
O assunto é devidamente empurrado para diante, até ser esquecido pela Imprensa e cair também no esquecimento da opinião pública.
O presidente do Sindicato dos Ferroviários parece ter colocado o dedo diretamente sobre uma questão que precisa ser melhor explicada pelas autoridades. 
Afinal, se os problemas já acontecem com o compartilhamento das linhas entre os trens de cargas e de subúrbios, o que poderá ocorrer quando entrar em circulação o Trem InterCidades (TIC), também de passageiros que fará percursos para Campinas e Vale do Paraíba, usando esses mesmos caminhos, quem sabe ainda durante o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos)?
Os riscos poderão aumentar, se providências não forem tomadas? Há planos para separação das linhas férreas? Na visão oficial, os problemas apontados pelo Sindicato e seu presidente merecem crédito? Se não merecem, como explicar acidentes tão frequentes na Grande São Paulo? 
É importante que se abra uma discussão técnica mais aprofundada nesse sentido. 
Pois, até quando esses problemas, que já viraram rotina, continuarão acontecendo? 
Com a palavra, as autoridades do Estado e das empresas ferroviárias que operam nas linhas da Grande São Paulo.
 Justiça ampliada…
O Tribunal de Justiça acaba de instalar a Vara da Família e das Sucessões e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) de Itaquaquecetuba, no Alto Tietê. 
A UPJ abrangerá da 1ª a 3ª Varas Cíveis daquela Comarca. 
A cerimônia de instalação, ocorrida no Dia da Justiça (8), foi presidida pelo coordenador da 45ª Circunscrição Judiciária, de Mogi das Cruzes, desembargador Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda, representando o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.
 …no Alto Tietê
Arruda destacou a relevância de mais uma vara judicial para uma cidade com mais de 379 mil habitantes. 
“A Vara da Família e das Sucessões é resultado da preocupação do presidente Ricardo Mair Anafe em priorizar a distribuição da Justiça no estado de São Paulo”. 
Ele também considerou a importância da UPJ: 
“A unificação é muito importante, pois permite o melhor andamento dos trabalhos e dos feitos”, concluiu.
 Bioinsumos…
A Rede de Extensão Rural do Alto Tietê, que reúne diferentes entidades ligadas ao setor agrícola da região, ganhou um presente muito especial. 
Sorteado pela Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), um reator para a produção de bioinsumos saiu para os agricultores do Cinturão Verde de Mogi. 
O sorteio aconteceu durante o Seminário de Extensão Rural, realizado pela Apaer.
 …para a agricultura
O equipamento foi doado pela empresa Agrobiológica Sustentável. Segundo Eduardo Zahn, da Apaer, a Rede do Alto Tietê irá orientar para que o uso de bioinsumos aconteça de forma “correta e eficiente”. 
“A adoção de manejo sustentável nesta região do Estado com uso de insumos biológicos é parte de uma nova agricultura, fundamental para gerar alimentos mais nutritivos e que são produzidos em harmonia com a natureza”, ressaltou Zahn.
 Balanço
Presidente reeleito da Câmara de Mogi, o vereador Marcos Furlan (PODE) está convocando uma entrevista coletiva para as 10 horas desta sexta (16), quando fará um balanço das atividades da Câmara no ano que está terminando. 
O presidente deverá apresentar também os seus planos para o próximo ano e explicar, entre outras coisas, de que maneira ele pretende “modernizar” o Legislativo, como já antecipou, em entrevista a este jornal.
 Transporte grátis…
Já está vigorando, em Suzano,  a legislação municipal que assegura o benefício da gratuidade no transporte público municipal para portadores de deficiência que residem na cidade. A empresa Radial Mais Transporte garante que está preparada para atender às demandas da população.
 …para deficientes
Para ter o direito ao transporte grátis, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, via e-mail, informando sua intenção de se cadastrar no programa e enviando os documentos comprobatórios, como CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de renda e laudo do médico com CID. 
Após enviar a documentação exigida, o munícipe terá de passar por consulta médica com profissional da Prefeitura de Suzano.
Vencida essa etapa, o solicitante ainda terá de requerer o cartão OnCard junto à empresa de bilhetagem OnPag, via Telegram.
 Outback chegará em…
Num encontro com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o empresário Henrique Borenstein anunciou a instalação, no próximo ano, de uma unidade do Outback Steakhous, no Suzano Shopping. 
A decisão de levar uma unidade do restaurante para Suzano é resultado do sucesso alcançado pelo espaço do grupo no Mogi Shopping, onde se instalou no decorrer deste ano.
 …Suzano, em 2023
Durante uma tarde de autógrafos em camisetas do Suzano Vôlei, Borenstein, que é presidente do Conselho de Administração da HBR Realty,  administradora dos dois centros comerciais,  falou sobre um prédio de mais de 500 m², que será construído ao lado da loja C&A para receber o restaurante, com capacidade para 200 lugares. 
As obras começam em fevereiro e ficarão prontas ainda no primeiro semestre de 2023.
  
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .

source

Leave a reply