SALVADOR É UM DOS DESTINOS MAIS PROCURADOS PELOS TURISTAS DO BRASIL.
Com a chegada das férias e do verão, muita gente aproveita para viajar e descansar da correria do dia a dia em outras cidades brasileiras. Na busca por destinos com muitas opções de lazer e contato com a natureza, a região Nordeste acaba sendo a escolhida, e cidades como Salvador aponta entre as preferências do turista.
De acordo com a Decolar, empresa de viagens líder da América Latina, a região Nordeste concentra o maior número de destinos no ranking, com sete menções: Maceió (2ª posição), Natal (3ª), Fortaleza (4ª), Porto de Galinhas (7ª), Porto Seguro (8ª), João Pessoa (9ª) e Salvador (10ª). O vice-presidente de Sourcing Non-Air da Decolar, Matias Zelaschi, comentou sobre o ranking que apresenta cidades do Nordeste como destinos mais preferidos por quem deseja viajar. “Já notamos um aumento nas buscas por hospedagens com check-in em janeiro de 2023 em torno de 30%, em relação ao mesmo período de 2022”, declarou.
Jean Paul, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV-BA), comentou sobre o ranking apresentado pela Decolar e falou sobre como o trade turístico está se preparando para receber milhões de visitantes na alta temporada. “As agências estão preparadas estruturalmente para receber os visitantes que vão vir. De acordo com a Secretária de Turismo da Prefeitura de Salvador (SALTUR), a previsão é que mais de 3,2 milhões de pessoas visitem a capital baiana”, afirmou Jean, logo de início.
Em seguida, o presidente da ABAV-BA pontuou que a associação está observando o comportamento do mercado para poder apresentar uma previsão sobre as viagens para Salvador no período mais quente do ano. “Por enquanto, a ABAV-BA não tem um método de calcular a quantidade de pessoas que vão vir, estamos esperando a reação do mercado, mas tudo indica que teremos um verão promissor”, declarou.
Jean Paul informou que as paradas de cruzeiros na capital baiana vão superar as registradas nos anos anteriores à pandemia da Covid-19. “Antes da pandemia tivemos 55 paradas em Salvador, esse ano estamos com a previsão de 77 paradas. Isso é quase 50 % acima do que tínhamos antes da pandemia. Tudo indica que esse verão será melhor que os anos anteriores.”
Apesar do otimismo, o presidente da ABAV-BA não escondeu a preocupação com os preços das passagens no verão, que podem impactar no número de pessoas que vão conhecer Salvador. “Nós temos algumas coisas que estão ‘emperrados’, como por exemplo: os preços das passagens que estão altas. [Os altos preços] fazem com que as pessoas deixem de viajar, mas aqueles que compram o pacote estão otimistas para viajar”, completou.