Campeão de saída do Flamengo, novela Endrick no Real Madrid e muito mais: o que aconteceu nos clubes durante a Copa – ESPN.com.br
Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
A Copa do Mundo vai afunilando e caminhando para o seu desfecho. Enquanto a seleção brasileira buscava o hexa no Qatar – caiu nas quartas de final para a Croácia -, os clubes brasileiros seguem se movimentando em paralelo ao torneio.
Pensando nisso, o ESPN.com.br separou o que os principais times do cenário nacional fizeram durante o Mundial em busca de reforçarem os elencos visando a temporada 2023.
Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!
Enquanto Canobbio disputava a Copa do Mundo pelo Uruguai, o Athletico-PR se movimentava no Brasil. A principal mudança é no banco de reservas. Felipão se tornará diretor técnico, enquanto Paulo Turra, auxiliar, assumirá o comando.
Até o momento, o principal nome que chegou foi Luciano Arriagada, tratado como joia pelo Colo-Colo.
As principais chegadas no Atlético-MG foram o técnico Eduardo Coudet e o atacante Paulinho, ex-Bayer Leverkusen. Por outro lado, o Galo pode perder o meia Nacho Fernández. O River quer a volta do camisa 26.
O grande evento do Botafogo durante a Copa do Mundo foi o amistoso contra o Crystal Palace, na Inglaterra. No Selhurst Park, empate por 0 a 0 com Lucas Perri pegando pênalti de Zaha. Fora de campo, o técnico Luís Castro ganhou nova função. O português, durante o Mundial, atuou como comentarista.
Após ver Vítor Pereira deixar o clube por conta de problemas familiares e, posteriormente, encaminhar acordo com o Flamengo, o Corinthians agiu rápido e anunciou o substituto. Fernando Lázaro, ex-analista de desempenho do clube e da seleção, foi oficializado.
Para os gramados, conforme antecipou a ESPN, Timão e Ángel Romero avançaram em acordo, e o atacante paraguaio foi anunciado como novo reforço para 2023.
Após garantir o retorno à elite do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também se mexe no mercado visando 2023. O clube anunciou o meia Matheus Vital, que estava no Corinthians e foi revelado pelo Vasco. Além dele, Matheus Davó e Raul Gustavo são outros jogadores que devem chegar ao clube mineiro saindo do Timão.
Em contrapartida, o volante Willian Oliveira, os meias Chay e Fernando Canesin e o atacante Luvannor tiveram suas saídas anunciadas.
Vitor Pereira foi anunciado para 2023. Por outro lado, Rodinei saiu e foi anunciado pelo Olympiacos. A diretoria, que já tinha oficializado a renovação de Filipe Luis, chegou a um acordo por David Luiz e Léo Pereira. Já a volta de Gerson deu uma estacionada. Quem deve ser mantido no clube é o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, que esteve emprestado ao clube em 2022 e será contratado em definitivo.
Após a reeleição do presidente Mario Bittencourt, o Fluminense partiu para renovações durante a Copa. Primeiro veio o acordo com Fernando Diniz até 2024. Depois, Ganso renovou até 2025. Anterioremente, o artilheiro Germán Cano também teve contrato renovado até 2025.
O Tricolor ainda anunciou renovações do zagueiro Manoel até 2024 e do volante André até 2026. A equipe ainda está próxima de chegar a acertos por Vitor Mendes e Keno, do Atlético-MG. Em contrapartida, Matheus Martins anunciou que está de saída da equipe. O lateral-direito Guga foi anunciado como primeiro reforço.
Outro gigante que garantiu o retorno à Série A, o Grêmio anunciou a renovação do ídolo Walter Kannemann por mais um ano. Além do argentino, Bruno Uvini e Reinaldo, ex-São Paulo, também foram oficializados como reforços.
Garantido na próxima Libertadores, o Inter tentava a contratação de Igor Gomes, que está em fim de contrato com o São Paulo e se aproximou do Atlético-MG. Por outro lado, o Colorado convive com a ‘novela’ envolvendo o volante Edenílson.
Depois de novela nas últimas semanas, Mário Fernandes foi anunciado como reforço até o fim de 2023.
O grande acontecimento do Palmeiras durante a Copa do Mundo é a negociação de Endrick com o Real Madrid. Na última quinta-feira (8), conforme antecipou a ESPN, o Verdão chegou a um acordo para vender a joia de 16 anos para o clube espanhol.
Nesta quinta-feira (12), uma semana depois, o Verdão oficializou a venda do atleta ao Real.
Sonhando com voos mais altos em 2023, o Santos reformulou o departamento de futebol, com Paulo Roberto Falcão chegando como coordenador esportivo, e Odair Hellmann como técnico. Para o elenco, há quatro reforços. O zagueiro Messias e o atacante Stiven Mendoza, ambos ex-Ceará, o lateral-direito João Lucas, ex-Cuiabá, o volante Dodi, contratado a pedido do novo treinador.
Durante a Copa do Mundo, o São Paulo também se mexeu. A pedido de Rogério Ceni, o Tricolor reforçou o ataque. Pedrinho, ex-América-MG, foi anunciado, enquanto Marcos Paulo, ex-Fluminense e que pertence ao Atlético de Madrid, está próximo. No gol, Rafael, ex-Atlético-MG, foi contratado.
🎥 O atacante Pedrinho está na #SPFCplay!
📺 Confira a entrevista completa > https://t.co/TuDnqp53IF#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/zt1iJ8Qzjj
Após retornar à elite do Brasileirão e ver a 777 Partners, fundo norte-americano, comprar 70% das ações do clube, o Vasco permitiu ao torcedor voltar a sonhar alto. Até o momento, o Gigante da Colina anunciou Mauricio Barbieri, ex-Red Bull Bragantino, como treinador, e Abel Braga como diretor técnico. Um dos líderes do elenco. Nenê teve renovação anunciada até abril de 2023.