Argentina, cidade natal de Messi, anseia pela vitória na Copa do … – Portal G7

0
124

Inscreva-se no boletim informativo Reading the Game de Miguel Delaney enviado diretamente para sua caixa de entrada gratuitamente

Inscreva-se no boletim informativo semanal gratuito de Miguel’s Delaney

Fernanda Quiroga ainda se lembra de como Lionel Messi jogava futebol no que eram então estradas de terra em torno de seu bairro operário em Rosário, a terceira maior cidade da Argentina.
“(Messi) estava sempre chutando alguma coisa, uma bola, uma tampa de garrafa”, disse Quiroga, que aos 35 anos tem a mesma idade do capitão da seleção argentina de futebol. “A lembrança que eu tenho dele porque ele morava bem na frente da minha casa, ia comprar pastéis doces na casa da avó ali no quarteirão e estava sempre chutando alguma coisa.”
A empolgação para a final da Copa do Mundo de domingo, quando a Argentina enfrentará a atual campeã França no Catar, está aumentando rapidamente e a ansiedade está particularmente alta na cidade natal de Messi, já que muitos esperam que este seja o ano em que Messi finalmente ganhe o único troféu importante que estava faltando de sua ilustre carreira.
“Mesmo que doa para todos nós, dizem que esta é a última Copa do Mundo de Leo, então todos esperamos que ele vença, penso mais nele do que na própria seleção”, disse Quiroga. “Acho que o que pesa mais desta vez é que queremos que ele consiga porque ele gerou muito amor e respeito.”
Depois de vencer a Croácia nas semifinais na terça-feira, Messi disse que a partida de domingo provavelmente será a última em uma Copa do Mundo.
O bairro popularmente conhecido como La Bajada se transformou em uma espécie de altar para Messi com murais e pichações que elogiam o craque.
“De outra galáxia e do meu bairro”, diz o grafite aparentemente onipresente na área.
Um grande mural de Messi olhando para o céu está pintado ao lado de sua antiga casa que ainda pertence à sua família.
“O carinha era muito picante. Se ele ficava bravo, pegava a bola e tirava”, disse Marcelo Almada, pedreiro de 37 anos que jogava com Messi nas ruas do bairro onde mora até hoje. “Ele não gostava de perder… mas era um garoto muito bom.”
Com a Copa do Mundo, “houve uma explosão no bairro”, onde “somos todos como irmãos”, acrescentou, lembrando que depois de cada vitória argentina as pessoas comemoram nas ruas até altas horas da manhã.
O bairro também se transformou em um local de peregrinação, com fãs de todo o mundo vindo visitar a antiga casa de Messi e o pequeno campo de futebol na esquina, onde ele começou a aprender as habilidades que o tornariam um grande jogador de todos os tempos. .
“Sou fã do Barcelona e do Messi desde pequeno e… meu sonho é ver Messi vencer (a Copa do Mundo)”, disse Niv Reznik, de 23 anos, um israelense que viajou para a Argentina com um grupo de amigos para assistir ao torneio na terra natal do craque que disputou 17 temporadas pelo Barcelona.
Pessoas se reúnem onde Messi morava
(AP)
Quando Reznik e seus amigos chegaram à casa de Messi, um deles se ajoelhou e acenou com as mãos em ovação.
A poucos quarteirões de distância, outra pessoa que espera a vitória de Messi é Andrea Liliana Sosa, de 55 anos, que foi professora de matemática e ciências de Messi na quinta e sexta séries.
“Ele era um aluno quieto e obediente, responsável com o que tinha que fazer na escola e muito querido por seus colegas… de suas paredes. “Ele estava muito focado no futebol.
“(Uma vitória no domingo) seria como a cereja que está faltando para ele, então esperemos que ele consiga, mas ele já fez o suficiente para ser reconhecido e amado por todos”, acrescentou.
As crianças em idade escolar estão vivendo a Copa do Mundo “com uma bela paixão” e querem que a Argentina vença “por Messi”, disse Milena Fernández, uma estudante de 13 anos que estava diante de um grande mural da estrela do futebol na escola fundamentos.
Do outro lado da rua da escola, outro grande mural de Messi adorna a lateral de um prédio residencial que também se transformou em local de peregrinação para torcedores.
“Até vimos pessoas rezando aqui”, disse Valentina Rota, de 21 anos, que mora no prédio. “Há todo um sentimento de pertença porque nasceu ao virar da esquina, é um de nós, é vizinho.”
Rosario está se unindo para puxar por Messi
(AP)
Messi e a seleção como um todo conseguiram aumentar a esperança e o otimismo dos argentinos em um país que vive há anos em uma crise econômica com uma das maiores taxas de inflação do mundo, chegando a quase 100% ao ano, e onde cerca de quatro em cada 10 pessoas vivem na pobreza.
“Todo mundo quer que Messi ganhe e isso gera uma comunidade, um sentimento muito agradável que é muito raro na Argentina, que está sempre brigando, dividido, zangado, frustrado”, disse Diego Schwarzstein, endocrinologista que tratou Messi de deficiência de hormônio do crescimento até ele partiu para o Barcelona aos 13 anos, depois que o clube europeu prometeu pagar por seu dispendioso tratamento.
Em Rosario, uma cidade marcada pela violência das drogas, esse sentimento parece ainda mais forte.
“Você esquece um pouco sobre os assassinatos, os roubos e todas as outras coisas que estão acontecendo”, disse Sosa. “Isso nos distrai um pouco.”
Não se trata, é claro, apenas de uma distração. Para quem acompanha a carreira de Messi desde o início, uma vitória no domingo significaria o ápice do sonho de uma vida inteira, já que o próprio craque já falou sobre a importância de conquistar um título mundial.
“Apesar do fato de que agora ele é um astro do rock, tem uma família linda, uma esposa linda, uma conta bancária volumosa e muita popularidade, seu caminho não foi coberto de pétalas de rosa”, disse Schwarstein. “Aqueles de nós que conhecem esse caminho e sabem a importância que esta Copa tem para ele, desejam profundamente que ele a tenha.”
Em La Bajada, os moradores esperam que, se Messi vencer no domingo, ele volte para sua antiga casa para uma visita.
“Todos nós temos o sonho de que ele volte”, disse Quiroga. “É um desejo muito forte, principalmente para os mais novos que já ouviram falar que todos nós o conhecemos e também querem conhecê-lo. A expectativa é grande para que ele volte e acho que um dia isso vai acontecer, seja agora ou depois. Esta é a casa dele, a casa da família dele, vamos torcer para que aconteça.”

Gostaríamos de lhe enviar notificações com novidades, você pode cancelar a qualquer momento.
Inscreva-se no e-mail diário Inside Washington para cobertura e análise exclusivas dos EUA enviadas para sua caixa de entradaReceba nosso…
Inscreva-se no nosso e-mail Evening Headlines para obter seu guia diário com as últimas notíciasInscreva-se no nosso e-mail gratuito US…
O portal G7 é focado em notícias do mundo, trazendo muitos conteúdos úteis para todos os leitores do website g7.news.
© 2022 G7 – Desenvolvido por G7 News.

source

Leave a reply