Orçamento secreto: Congresso acelera votação para garantir vitória no STF – Yahoo Noticias

0
46

Supremo julgou ontem a constitucionalidade do orçamento secreto;
Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski pedem mais tempo para análise e julgamento é interrompido;
Congresso, que não deseja o fim do mecanismo, quer aprovar projeto que prevê critérios de distribuição de recursos.
O STF (Supremo Tribunal Federal) adiou para a próxima semana a conclusão do julgamento sobre as chamadas emendas de relator. Deste modo, o Congresso terá mais tempo para aprovar um projeto de resolução que prevê novos critérios de distribuição dos recursos.
Segundo informações do jornal O Globo, parlamentares esperam que essa votação, que acontecerá nesta sexta-feira (16), ajude a convencer o Supremo a não derrubar o orçamento secreto, mecanismo que envia dinheiro público a seus redutos eleitorais.
A votação na Corte que ocorreu na quinta-feira (15) foi adiada quando o placar estava 5 votos a 4 para acabar com o orçamento secreto.
A relatora do caso, a ministra Rosa Weber, votou para tornar o mecanismo inconstitucional. Quatro ministros seguiram o voto da relatora: Cármen Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.
Já os ministros André Mendonça, Kássio Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, ainda segundo o jornal O Globo, admitiram que a ferramenta pode continuar existindo, mas que os pagamentos precisam ser mais transparentes.
De qualquer forma, a maioria da Corte decidiu que o mecanismo utilizado para contemplar parlamentares com recursos do Orçamento não poderá mais existir no formato atual.
O governo do Rio de Janeiro informou, na noite de ontem (15,) que enviou seu Plano Estadual de Redução da Letalidade por Intervenção Policial ao Supremo Tribunal Federal (STF). O documento foi encaminhado ao ministro Edson Fachin, atendendo a uma determinação da própria corte. Segundo o governo do estado, foram realizadas audiência e consulta pública e o texto, que incorporou sugestões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e da Defensoria Pública, foi publicado no Diário
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo registra nesta sexta-feira (16) congestionamento acima da média , quadro que se repete pelo quarto dia seguido nesta semana. Com o aumento do movimento a oito dias do Natal, a capital chegou a 7,9% de vias com lentidão às 13h30 -a média superior histórica para esse horário é de 3,3%. A tendência no início da tarde era de aumento dos congestionamentos, segundo o monitoramento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Os corredores mais congest
O Tribunal Especial para o Kosovo em Haia proferiu, nesta sexta-feira (16), a primeira sentença de crimes de guerra contra Salih Mustafa, um ex-comandante rebelde condenado a 26 anos de prisão por assassinato e tortura.
Há propostas dos Estados Unidos, a preferência, e da Arábia Saudita. Marrocos, local do Mundial, não é opção
A estrela, que protagoniza o longa ao lado de Ryan Gosling, aumentou ainda mais as expectativas dos fãs falando sobre como o filme irá surpreender
Após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar, diversos jogadores receberam uma enxurrada…
WASHINGTON (Reuters) – O Arquivo Nacional dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira milhares de documentos relacionados ao assassinato do então presidente norte-americano John F. Kennedy em 1963, logo após o atual presidente Joe Biden emitir um decreto presidencial autorizando a divulgação, que também manteve centenas de outros documentos confidenciais em segredo.
Em meio à pressão para que o Supremo Tribunal Federal (STF) não considere o orçamento secreto…
BRASÍLIA (Reuters) -O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a votação da PEC da Transição, inicialmente prevista para esta quinta-feira, só irá ocorrer na próxima terça-feira, em anúncio feito pouco depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) postergar julgamento sobre a validade das emendas de relator, o chamado orçamento secreto, também para a próxima semana. Segundo duas fontes ouvidas pela Reuters, o julgamento já vinha trazendo ruídos às articulações em torno da votação da P
KIEV (Reuters) – Uma autoridade graduada da Presidência da Ucrânia disse nesta sexta-feira que a energia estava sendo desligada de forma emergencial em todo o país depois que mísseis russos atingiram instalações de energia em várias regiões ucranianas. A Rússia lançou dezenas de mísseis na Ucrânia, o último de uma onda de ataques à infraestrutura crítica do país.
O ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, permanecerá na prisão por 18 meses, após ser detido para ser investigado por rebelião ao tentar dar um golpe de Estado e dissolver o Congresso, desencadeando protestos violentos, que acumulam 15 mortes, sob um estado de emergência nacional.
Expectativa inicial era de 30 pastas, mas divisões podem acarretar em até 39 ministérios
Um integrante irlandês da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês) foi morto a tiros e três outros ficaram feridos perto de sua área de operações no sul do país, informou a Unifil nesta quinta-feira (15).
Christine Lagarde revê em alta estimativas de inflação
Servidores ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura do Rio terão um reajuste anual de 5,35%…
Um brasileiro que está no Catar publicou um registro nas redes sociais em que aparece, em tom de…
DONETSK (Reuters) – As forças ucranianas realizaram seu ataque de bombardeio mais pesado em anos no leste do país controlado pela Rússia, nesta quinta-feira, disseram autoridades instaladas por Moscou, e ambos os lados descartaram uma trégua de Natal na guerra de quase 10 meses. Alexei Kulemzin, prefeito da cidade de Donetsk apoiado pela Rússia, disse que 40 foguetes foram disparados de lançadores de foguetes múltiplos BM-21 Grad contra civis no centro da cidade nas primeiras horas.
Com a chegada do Natal e do réveillon, os alimentos típicos das festas de fim de ano voltam para a…
SEUL (Reuters) – A Coreia do Sul emitiu um forte protesto contra a reivindicação territorial do Japão sobre ilhas disputadas, feita em uma estratégia de segurança nacional divulgada nesta sexta-feira por Tóquio, ao mesmo tempo que adotou cautela na resposta aos planos japoneses de realizar seu maior incremento militar desde a Segunda Guerra Mundial. O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, que tomou posse em maio, tentou melhorar os laços com Tóquio, prejudicados pela disputa territorial so
Ex-governador do Maranhão foi anunciado como responsável por assumir o ministério da Justiça no novo governo Lula

source

Leave a reply