Estudantes do IFBA Feira de Santana participam de visita técnica ao … – Instituto federal da Bahia

0
91

instituto federal da Bahia

No primeiro dia de dezembro, estudantes do curso técnico subsequente em Redes de Computadores e do Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Feira de Santana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participaram de visita técnica a três importantes espaços do cenário tecnológico baiano: o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Parque Tecnológico da Bahia e o Polo de Inovação Salvador, vinculado à Reitoria do IFBA. O grupo de discentes foi acompanhado pelos professores Raimundo Carvalho Rabelo Filho e Murilo Santos.
No Serpro, a superintendente de educação, Regina Lúcia,  e psicóloga educacional Izabel Reina, apresentaram ao grupo de estudantes a finalidade da empresa, sua missão com a sociedade, suas atividades e atuações focadas na capacitação dos seus funcionários. Nesta visita, servidores(as) do Serpro apresentaram aos(às) discentes como podem construir possibilidades produtivas em meio a ações ativas e proativas dentro de uma organização. O grupo de estudantes também pôde conhecer os servidores mainframes, as áreas de infraestrutura, segurança computacional e o setor de projetos de Redes do Serpro.
“Márcio Vasel, formado em Redes de Computadores pela universidade de Campina Grande, nos apresentou as áreas de infraestrutura, segurança computacional e o setor de projetos de Redes no qual atualmente está alocado”, conta o professor Rabelo Filho. Segundo ele, os assistiram à apresentação feita por Márcio Vasel sobre o Serpro Cloud One, plataforma de nuvem para o governo que oferece serviços de computação sob demanda, escaláveis e em multirregiões nas modalidades de infraestrutura, plataforma e software como serviço, que será disponibilizado pela Serpro. Os estudantes também conheceram um pouco mais sobre os serviços de instalação de rede local aos órgãos públicos clientes.

Já no Parque Tecnológico da Bahia, o grupo de estudantes conheceu os ambientes que compõem o edifício Tecnocentro, iniciando pelo supercomputador da Fiocruz, as áreas de preservação de mata atlântica e também o Living Lab (laboratório vivo), espaço que simula uma minicidade onde produtos são testados antes de serem disponibilizados para a sociedade. O grupo de discentes também foi apresentado ao espaço de colaboração Call Working, onde várias empresas têm possibilidade rápida de ingresso ao Parque. “Por fim, conversamos com o CEO da Áity Incubadora, que é uma startup fortalecedora de startups incubadoras para o mercado, e Yago Melo, ex-estudante de empresa júnior da Ufba. Os estudantes foram orientados dos benefícios das empresas juniores e como iniciarem essa modalidade”, detalha o professor Rabelo.

“Tivemos uma conversa com a professora Eliana Lisboa, chefe do Departamento de Administração e Planejamento do Polo de Inovação, que nos explicou que a unidade do IFBA trabalha com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Formação Profissional e prestação de Serviços Tecnológicos para os setores de base tecnológica”, conta o professor Raimundo Rabelo Filho, ao relatar que o formando em Engenharia Mecânica, João Caetano apresentou ao grupo os projetos em execução como o Foco cirúrgico em Led, software para fusão de tomografia odontológica, Torre de esterilização por ultra violeta, e também o Serviço de manutenção 3d manufatura, uma impressora operando com SolidWorks os produtos são feitos de polímeros no esquema de desenhar e preencher.
* Com informações da Comunicação do Campus Feira de Santana. Edição: Bárbara Souza (DGCOM).
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone

source

Leave a reply