Com Lula em Brasília, Sucupira quer fortalecer Frente Mineira de Prefeitos – O Tempo

0
47

Assine O TEMPO e acesse a todo o conteúdo sem limite de leitura
OFERTA ESPECIAL: R$1,90 NO PRIMEIRO MÊS
OFERTA ESPECIAL:
R$1,90 NO PRIMEIRO MÊS
O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT), articula junto aos mandatários municipais que apoiaram Lula (PT) em Minas Gerais o fortalecimento da Frente Mineira de Prefeitos (FMP). 
Com o cenário político favorável, o objetivo é estabelecer diálogo diretamente com o novo governo em Brasília. Se houver sucesso, a consequência natural será o surgimento de uma disputa por protagonismo com a Associação Mineira de Municípios (AMM).
Embora oficialmente tenha permanecido neutra nas eleições, na prática a AMM apoiou Jair Bolsonaro (PL). Historicamente, a associação é próxima do governo de Minas – Romeu Zema (Novo) fez campanha para Bolsonaro e é oposição ao PT.
A FMP foi reativada em agosto de 2021 para servir de pretexto às viagens de Alexandre Kalil (PSD) pelo interior no período de pré-campanha eleitoral. 
Como Kalil não é mais prefeito, Sucupira assumiu a presidência da FMP. Após a eleição, ele manteve contatos com os prefeitos de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de Contagem, Marília Campos (PT), e de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), para tornar a instituição mais ativa.
“Nós estamos construindo uma estratégia de fortalecimento para retomar o protagonismo de Minas Gerais no plano nacional. Queremos aproveitar a retomada do crescimento do país para alinhar um modelo de desenvolvimento econômico que seja inclusivo. Minas vai ter um papel muito importante nessa construção”, disse Sucupira a O TEMPO
“Queremos rediscutir o papel das entidades de representação dos municípios na relação com o governo federal, em especial na área da saúde, os regimes de previdência social dos municípios e investimentos em infraestrutura”, acrescentou.
O prefeito de Teófilo Otoni nega que haja briga por espaço com a AMM. “Não quero dar para a frente esse viés de disputa, mas sim um viés de construção e defesa do interesse dos municípios. As pautas são abrangentes”, diz. Sucupira ressalta que as duas entidades são diferentes. A AMM tem como filiados 787 dos 853 municípios mineiros. Já a Frente Mineira de Prefeitos abarca cidades com mais de 35 mil habitantes. 
Eram cem prefeituras, mas agora a frente está em processo de renovação dos cadastros dos filiados. Apesar de existir “no papel”, nos últimos anos praticamente não houve atividades como encontros, congressos e seminários promovidos pela FMP..
Além de ter maior capilaridade, a AMM é mais ativa e representou, por exemplo, os municípios no acordo feito com o governo Zema para o pagamento de repasses de impostos e verbas da saúde que estavam atrasados.
Por isso parte dos prefeitos que apoiam Lula defende disputar a AMM “por dentro”. Ou seja, articular para que um nome do grupo seja eleito para comandar a associação. Para isso, um bom desempenho nas eleições municipais de 2024 será fundamental. A estratégia seria de longo prazo, já que o mandato do atual presidente da AMM, Marcos Vinicius Bizarro (sem partido), vai até junho de 2025.
A proposta de fortalecer e retomar as atividades da FMP também é vista como uma forma de Daniel Sucupira ganhar protagonismo para além do Vale do Mucuri. Desde 2017 no comando da Prefeitura de Teófilo Otoni, principal cidade da região, ele não poderá se candidatar novamente ao cargo no pleito de 2024.
Sucupira teve destaque durante a campanha ao organizar a visita de Lula a Teófilo Otoni na reta final do segundo turno. Antes de o PT fechar a aliança com Kalil, ele se colocou como pré-candidato ao governo de Minas para garantir que o presidente eleito tivesse palanque no Estado. 
Super Notícia
Rádio Super Notícia
O Tempo Betim
Opinião
Brasília
Política
Diversão
Coronavírus
Cidades
Tempo
Atualidades
Podcasts
Esportes
Newsletter
Interessa
Turismo
Super Motor
Pandora
Especiais
Charges
Galeria de Fotos
Mais Conteúdo
Publicidade Legal
Serviços Gráficos
Tempo TV
Clube o Tempo
Baixe nosso app
© 1996 – 2022 | Sempre Editora

source

Leave a reply