Conheça filme brasileiro que mostra luta do SUS contra a Covid-19 e agora quer Oscar – UOL

0
116

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
A três horas de barco, numa comunidade ribeirinha do Pará, pessoas de macacão comprido branco, capuz, luvas, máscaras e viseiras caminham lentamente em busca dos moradores nas habitações de palafita. Eles levam na mão um termômetro infravermelho que mais parece uma arminha de brinquedo.
É a equipe do SUS, o Sistema Único de Saúde. que chega em plena pandemia de Covid-19, no final de 2020, a uma das cenas mais surreais do documentário “Quando Falta o Ar”, dirigido pelas irmãs paulistas Ana Petta e Helena Petta.
“A realidade era mais forte do que qualquer ficção que a gente pudesse inventar”, disse Helena, médica infectologista que em 2016 ajudou a criar com a irmã a série “Unidade Básica”, primeiro seriado médico de ficção brasileiro, exibido pelo canal pago Universal.
“A ficção tem um tempo diferente, tanto que estamos filmando a terceira temporada só agora e para exibir no segundo semestre de 2023”, acrescentou Helena, num hotel em Los Angeles, onde veio para fazer campanha por uma vaga no Oscar. “Havia uma urgência em 2020, eu tinha muitos colegas próximos na linha de frente, e resolvemos filmar. Mas queríamos algo diferente do jornalismo porque as pessoas já tinham visto de tudo.”
Vencedor do festival É Tudo Verdade, o documentário tem um ritmo muito diferente das reportagens impactantes de TV. Não há desespero nas filas dos hospitais por uma cama ou um cilindro de oxigênio, nem políticos discursando contra a ciência. As diretoras focam os heróis que seguraram a onda da Covid, um grupo formado majoritariamente por mulheres.

“Como disse Albert Camus, em tempos de grandes tragédias, há mais coisas a se admirar nos seres humanos do que desprezar. E acho que encontramos isso”, disse Ana. “Encontramos mulheres de grande inspiração que conseguiam, no meio de uma situação limite, encontrar um lugar de humanidade e delicadeza.”
“Não ficamos fugindo dos homens, filmamos quem encontramos e, em todos os níveis, as mulheres lideravam, desde chefia até limpeza, enfermagem”, disse Ana. “É uma questão bem profunda, não é bom, todo mundo deveria cuidar de todos.”
No lugar do corre-corre de um pronto-socorro, comum nos dramas hospitalares da TV, a dupla filma o cotidiano da pandemia em busca de certa poesia, como quando enfermeiras dão um banho de leito num paciente intubado ou uma médica põe Amado Batista para tocar para um idoso doente recém-acordado.
A equipe do documentário, formada por apenas cinco pessoas, percorreu cinco estados brasileiros entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, tomando todos os cuidados necessários de maneira “neurótica”. Eles se testavam frequentemente, desinfetavam os equipamentos diariamente e se mantinham juntos e isolados fora das filmagens.
Os registros mostram agentes comunitários e médicos do SUS em diferentes ambientes, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, um presídio em Salvador, comunidades ribeirinhas na Amazônia e na periferia do Recife. Há também o trabalho das equipes de lavanderia dos hospitais, dos coveiros e dos funcionários que removem corpos nas residências.

No momento, as irmãs inverteram os papéis. A médica Helena está em Hollywood na campanha do Oscar —a lista de 15 pré-indicados sai na próxima quarta-feira—, enquanto a irmã cineasta e atriz Ana está “batendo cartão” numa UBS —as Unidades Básicas de Saúde, parte do SUS— de São Paulo para protagonizar a terceira temporada de “Unidade Básica”. Agora a série será inspirada em casos da pandemia e na relação entre profissionais da saúde e pacientes da comunidade.
“Existe um imaginário construído pelas séries americanas de grandes hospitais chiques e privados, do glamour do médico especialista, do cirurgião”, disse Helena, que trabalhou cinco anos numa UBS antes de se especializar no estudo de novas narrativas no audiovisual sobre o universo da saúde e da medicina, tema de seu doutorado na Universidade de São Paulo.
“Já em ‘Unidade Básica’, a gente discutia como retratar de maneira diferente e criar um tempo maior de observação na narrativa para trazer outra dimensão do que é o cuidado em saúde.”
Desde setembro, Helena está na Universidade Harvard, no estado americano de Massachusetts, como pesquisadora convidada do Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos. Ela conta que desde 2019 a Escola de Saúde Pública da universidade usa episódios da série na sala de aula.
“Os estudantes de medicina querem ser ‘House’, não querem estar na ponta atendendo doenças prevalentes”, disse Helena. “Essas doenças parecem mais fáceis, mas são muito complexas de resolver porque é preciso entrar no universo do paciente, entender onde ele mora, onde trabalha. E a série acabou virando um ótimo recurso educacional.”
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carregando…
Carregando…
Inteligência das smart cities está na eficiência
Seguro Viagem: embarque nessa jornada de proteção
Unimed comemora 55 anos como líder do segmento no Brasil
Ampliação do teste do pezinho é tema de seminário
Seminário discute mobilidade no estado de São Paulo
Em todo o ano, juntos pelo seu negócio
Soluções da Clara liberam empresas para foco total nos negócios
Paisagem cultural da mineiridade é natureza, cidades e patrimônio
Vacilo no descarte de dados facilita ação de golpistas
CNI elabora Plano de Retomada da Indústria do Brasil
Risqué lança linha de esmaltes com ingredientes naturais, vegana e cruelty-free
Prática é diferencial de pós em Gestão de Negócios 100% online
Centro Universitário das Américas amplia acesso a cursos EaD
10 dicas para não se perder na escolha do curso EaD
Podcast discute função do advogado em um mundo de direitos conflitantes
Turismo e liberdade caminham juntos em Minas
Cânhamo vira diferencial para marcas sustentáveis; veja o especial sobre Cannabis
Prevenção de crimes no mundo digital é tema de podcast
Produtos nutritivos e oportunidade de renda ao alcance de todos
Por que a Rede D’Or é referência internacional em qualidade técnica
Colgate-Palmolive busca certificação de resíduo zero em todas as operações
Educar para um novo olhar e instruir para um novo saber
Exame previne câncer colorretal e trata doença inicial sem cirurgia
Igreja Maranata mostra sinais que anunciam volta de Jesus
Cartão de crédito versátil revoluciona pagamentos corporativos
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ex-governador do Rio de Janeiro é o último preso da Lava Jato a sair da cadeia
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Proposta enfrenta empecilhos na Câmara; análise do texto está marcada para esta terça (20)
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Pedido foi enviado ao Supremo Tribunal Federal; relator do caso é o ministro Gilmar Mendes

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

TagsSaúde

Leave a reply