Frente ampla de Lula para se eleger perde força para governar – Metrópoles

0
54


Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
21/12/2022 8:00, atualizado 21/12/2022 7:55
O que fazer com Simone Tebet (PMDB-MS) e Marina Silva (Rede-SP) que o apoiaram para que voltasse à presidência da República pela terceira vez? Lula ainda não sabe. Ou se sabe, não diz. Marina apoiou-o ainda no primeiro turno, Simone no segundo.
Marina ambiciona o Ministério do Meio Ambiente, embora seja ideia dela a criação da Autoridade Climática, posto com status ministerial. Simone reuniu-se com Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e disse que quer ser ministra do Desenvolvimento Social.
Por que não ministra do Meio Ambiente? – perguntou-lhe Gleisi. O PT quer o Desenvolvimento Social para o ex-governador do Piauí e senador eleito Wellington Dias (PT).  É mais um sinal de que o partido quer os melhores ministérios para chamar de seu.
O Meio Ambiente não está no radar de Simone. Ela admite tocar o Desenvolvimento Social em sintonia com o PT. Ali ficará a joia da coroa do PT – o programa Bolsa Família. Não é só questão de muito dinheiro, mas de uma marca que o PT não quer perder.
Caberá a Lula decidir quem levará o quê. E, uma vez que o Congresso aprove a PEC da Transição da maneira como combinada com ele, Lula destravará o processo de escolha final dos ministros. Talvez ainda nesta semana. Serão 17.
“A ação do PT é mero choro de perdedor e reflete o medo do partido de enfrentar uma oposição inteligente e democrática no Senado. Nada tememos, pois especulações não afetam a regularidade de nossas ações”. (Sérgio Moro, alvo de uma ação do PT que pede a cassação do seu mandato)
Há, porém, uma preocupação crescente do Pentágono com atividades invulgar no oceano, no Espaço e em terra.
Indicação do ex-governador é um alívio ainda que Izolda Cela tenha sofrido vetos políticos
Além de desorganizar o Poder Executivo, há danos graves com essa dança de criar/descriar ministérios em governos sem metas
Um parlamentar de alguns mandatos, integrante do Centrão e apoiador de governos diversos, contou ao blog como “funciona a coisa” na Câmara
Qual será o destino de Simone e de Marina?
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply