Marco Antonio Assalve continua como secretário dos Transportes … – Diário do Transporte
Publicado em: 21 de dezembro de 2022
Pasta possui um dos maiores orçamentos e cuida de ônibus metropolitanos (EMTU), trens e metrô e tem desafios, como obras atrasadas e o pedido do MP para rompimento de contrato com a ViaMobilidade pelas linha 8-Diamante e 9-Esmeralda
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
O atual secretátrio dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Marco Antonio Assalve, continuará no comando da pasta na gestão Tarcísio de Freitas.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 21 de dezembro de 2022, pelo governador eleito e a equipe de transição.
Assalve assumiu o cargo no fim de junho de 2022, ainda na gestão do atual governador Rodrigo Garcia, quando entrou no lugar de Paulo Galli.
Galli, por sua vez, era secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos e havia assumido o cargo porque o titular, Alexandre Baldy, se desligou para tentar as eleições como senador por Goiás.
Antes de ser secretário, Assalve havia sido presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia os ônibus, trólebus e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) metropolitanos, onde também atuou como diretor de operações. Também foi gerente geral e chefe de Departamento da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), diretor de operações da SPTrans (São Paulo Transportes) e diretor de procedimentos e logísticas e de operações da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).
A STM é uma das secretarias com um dos maiores orçamentos e cuida de ônibus metropolitanos (EMTU), trens e metrô.
Além de conclusão de obras de metrô, trens, corredores de ônibus, concessão das linhas geridas pela EMTU, a STM enfrenta problemas, como a situação dos serviços de transportes de passageiros sobre trilhos que, quase diariamente, apresentam falhas notáveis que significam transtornos para quem depende das linhas.
Tanto é que o Ministério Público do Estado de São Paulo recomendou que o Governo, por meio justamente da STM, rompa o contrato de concessão das linhas de trens metropolitanos 8-Diamante e 9-Esmeralda, com a ViaMobilidade, formada pelos grupos CCR (gigante de concessões) e Ruas Invest (ligado a ônibus na capital paulista).
A investigação que tinha sido suspensa por um recurso movido pela ViaMobilidade foi retomada em 12 de dezembro de 2022 por decisão do CSMP (Conselho Superior do Ministério Público).
A STM começou a análise jurídica sobre a possibilidade ou não do rompimento de contrato.
OBRAS DE MOBILIDADE:
Uma parte das obras de mobilidade prometidas por Tarcísio na campanha já está em andamento ou processo de elaboração.
Entre as principais obras e projetos de concessão estão:
– Expansão da Linha 2-Verde do Metrô para a Penha, na zona Leste, e, posteriormente, para Guarulhos, na Grande São Paulo;
– Implantação do BRT (Bus Rapid Transit) – corredores de ônibus elétricos rápidos, entre o ABC Paulista e a capital, com investimento privado (NEXT Mobilidade) e gerenciamento do Estado;
– Expansão do monotrilho da linha 15-Prata até Cidade Tirantes, na zona Leste;
– Conclusão do monotrilho da linha 17-Ouro (zona Sul);
– Concessão das linhas de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de quatro regiões da Grande São Paulo cuja licitação deveria ter sido feita em 2016;
– Conclusão da estação de trem e terminal de ônibus Varginha (zona Sul);
– Lançamento da licitação do TIC (Trem Intercidades), pensado inicialmente para ligar São Paulo, Campinas e Americana;
– Conclusão do Trecho Norte do Rodoanel;
– Expansão da linha 13-Jade de trens para Guarulhos;
– Avanço do projeto da linha 20-Rosa de Metrô, entre o ABC Paulista e a zona Oeste da capital
– Conclusão da linha 6-Laranja de Metrô, entre São Joaquim (centro da capital) e Brasilândia (zona noroeste da capital);
– Expansão da Linha 4-Amarela de metrô para Taboão da Serra;
– Concessão das linhas de ônibus rodoviários pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo que não sai desde 2006;
– Conclusão da implantação de portas de plataforma das linhas estatais de metrô;
– Licitação da linha 19-Celeste de metrô entre o Bosque Maia, em Guarulhos, e o Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo;
Veja a lista dos secretários anunciados nesta quarta-feira (21) e de todo o secretariado de Tarcísio:
Sonaira Fenandes, secretária estadual de Políticas para as Mulheres
Formada em Direito, foi eleita vereadora da cidade de São Paulo com mais de 17 mil votos, em 2020. Na Câmara, esteve à frente de Projetos de Lei, como o que versa sobre o respeito dos serviços públicos à dignidade, especialmente de crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento e em condição de especial fragilidade psicológica (PL 98/2021); e o que propõe tornar a liberdade religiosa inviolável enquanto direito fundamental (PL 834/2021). Criou a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, da Família e do Direito Natural (PR 21/2021) e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras (PR 45/2021).
Gilberto Nascimento Junior, secretário estadual de Desenvolvimento Social
Vereador da cidade de São Paulo, é formado pelo Colégio da Polícia Militar, cursou Relações Internacionais, além de especializações em Desenvolvimento de Projetos e Gestão Pública na University of La Verne, na Califórnia. Atualmente, é o corregedor da Câmara Municipal da capital e membro da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça. Já atuou como secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, secretário em exercício da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e secretário estadual do Desenvolvimento Social.
Marília Marton, secretária estadual de Cultura e Economia Criativa
Graduada em Ciências Sociais pela PUC (SP) e mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho. Com experiência no Poder Público, ocupou cargos relacionados à Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Estadual de Educação e, em 2011, na própria Secretaria Estadual de Cultura como chefe de gabinete. Também atuou na Secretaria de Governo da Prefeitura de São Caetano do Sul e na Câmara Municipal local.
Helena Reis, secretária estadual de Esportes
Ingressou na Academia do Barro Branco em 1989. Após os quatro anos iniciais de formação, atuou até 1994 na região central da capital paulista. Em 1995, foi transferida para Catanduva e depois São José do Rio Preto. Em 2014, foi chefe da 3ª Seção do Estado Maior e, no ano seguinte, promovida a coronel, tornando-se responsável pelo curso de formação de Sargentos e comandante do Policiamento do Interior 5 – região de São José do Rio Preto. Foi secretária-chefe da Casa Militar e responsável pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em 2017.
Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento
Formado em Administração (Esan/FEI) e pós-graduado em Negócios Imobiliários (FAAP), foi secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo entre 2007 e 2011. Atuou como tesoureiro da Sociedade Rural Brasileira de 2002 a 2007, onde também foi conselheiro até 2020. É membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, do Conselho Consultivo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do Conselho Deliberativo da Associtrus e do Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de São Paulo.
Marcelo Cardinale Branco, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Administrador com mestrado em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, já foi secretário municipal de Transportes em São Paulo, quando presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans). Antes, atuou como secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, período em que também presidiu a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB). Trabalhou ainda como secretário adjunto municipal e estadual de Habitação, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU), e diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).
Jorge Luiz de Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico
Engenheiro mecânico, formado pela PUC (MG), trabalhou na Sudecap e na Vale. Foi diretor executivo da Cushman Wakefield. A partir de 1995, atuou como CEO de diversas grandes empresas em diferentes segmentos, entre elas: Semco Johnson Controls, SMV (Facilites) , Semco Serviços Integrados (holding com negócios nos segmentos de RH, BPO, Tecnologia, Serviços Financeiros e alavancagem de negócios), ISS Service Systems, AGV Logística, BRF Latam , JSL Logística e Semco Partners (holding com negócios nos segmentos de Educação, Hotel, Real Estate, Consultoria, Construção, Energia, e Serviços Financeiros). Em 2022, trabalhou como assessor especial do atual ministro da Economia Paulo Guedes. Atualmente é sócio e vice-presidente de Estratégias e Negócios do Grupo H, presidente do Conselho Internacional do Brasil Export e membro de diversos conselhos de empresas.
Marco Antonio Assalve, secretário estadual de Transportes Metropolitanos
É o atual responsável da pasta, tendo assumido o cargo em junho de 2022. Anteriormente, havia sido presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), onde também atuou como diretor de operações. Também foi gerente geral e chefe de Departamento da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), diretor de operações da SPTrans (São Paulo Transportes) e diretor de procedimentos e logísticas e de operações da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).
Fábio Prieto, secretário estadual de Justiça e Cidadania
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e especialista em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É juiz federal desde 1991. Em 1998, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), no qual foi presidente, corregedor e presidente do Órgão Especial, das 4ª e 5ª Turmas, dos Conselhos de Justiça e Administração e da Banca Examinadora do 14º Concurso Público para Juiz Federal Substituto. Atuou como conselheiro do Conselho da Justiça Federal durante o biênio 2014/2016, diretor conselheiro da International Association of Tax Judges (IATJ), bem como advogado e promotor de Justiça de Entrância Especial em São Paulo. Passou a atuar como Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo(TRE/SP), em 2017.
Marcello Streifinger, secretário estadual de Administração Peniténciária
Bacharel, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), ambos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito e em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) de São Paulo. Foi professor de Direito no Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) e de Direito Penal e Direito Penal Militar. Integrou a Polícia Militar do Estado de São Paulo entre 1986 e 2020, encerrando suas atividades no posto de Coronel, tendo servido no Comando e em Batalhões da Polícia de Choque, assim como em Comando Territorial de Polícia Ostensiva e no Centro de Operações da Polícia Militar.
Guilherme Afif Domingos, secretário especial de Projetos Estratégicos
Coordenador da equipe de Transição do governador eleito Tarcísio de Freitas, foi também coordenador da agenda de campanha de Tarcísio. Entre 2019 e 2022, atuou como assessor especial de Paulo Guedes no Ministério da Economia. Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, há mais de 40 anos trabalha pelas micro e pequenas empresas, tendo criado o Simples, sistema que beneficia milhões de pequenos e médios empresários. Foi diretor-presidente do Sebrae Nacional (2015 a 2018), presidiu quatro vezes a Associação Comercial de São Paulo, comandou a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). No governo paulista foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (2011) e secretário do Emprego e Relações do Trabalho (2007 a 2010). Foi ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (2013 a 2015) e vice-governador de São Paulo (2011 a 2014). Também foi candidato à Presidência da República em 1989.
José Vicente Santini, chefe do escritório de representação em Brasília
Bacharel e doutorando em Direito, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações e mestre em Direito das Relações Internacionais. É assessor especial do presidente da República Jair Bolsonaro. Já ocupou de secretário nacional de Justiça no Ministério da Justiça, além de ter sido secretário executivo da Secretaria Geral da Presidência da República. Também trabalhou como assessor especial do Gabinete do Ministro de Estado do Meio Ambiente, secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República, subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, chefe da Assessoria do Gabinete da Secretaria de Aviação Civil e assistente de Cooperação Institucional na Secretaria de Estudos e de Cooperação, no Ministério da Defesa.
O secretariado de Tarcísio
Secretaria de Saúde – Eleuses Paiva
Secretaria de Educação – Renato Feder
Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Gilberto Kassab
Casa Civil – Arthur Lima
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Natália Resende
Secretaria de Segurança Pública – Guilherme Derrite
Secretaria de Administração Penitenciária – Marcello Streifinger
Secretaria de Comunicação – Lais Vita
Secretaria de Fazenda e Planejamento – Samuel Kinoshita
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Jorge Lima
Secretaria de Negócios Internacionais – Lucas Ferraz
Secretaria de Parcerias em Investimentos – Rafael Benini
Secretaria de Gestão e Governo Digital – Caio Paes de Andrade
Secretaria de Turismo e Viagens – Roberto de Lucena
Secretaria de Políticas para as Mulheres – Sonaira Fernandes
Secretaria de Justiça e Cidadania – Fábio Prieto
Secretaria de Transportes Metropolitanos – Marco Assalve
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco
Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Marília Marton
Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Antônio Junqueira
Secretaria de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento Júnior
Secretaria de Esportes – Helena Reis
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – A ser anunciado nos próximos dias
*Secretaria Especial de Projetos Estratégicos – Guilherme Afif Domingos
*Chefe do escritório de representação em Brasília – José Vicente Santini
*Secretaria Extraordinária da Casa Militar e Defesa Civil (compõe a SSP) – Henguel Pereira
*Superintendência do DER (compõe a Sec. de Meio Ambiente, Transportes e Logística) –Sérgio Henrique Codelo Nascimento
*Procuradoria Geral do Estado – Inês dos Santos Coimbra
*Instituto Butantan – Esper Kallás
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Transdata recebe comitiva de Angola e visita diferentes operações e modelos de transporte no Brasil
PRODATA MOBILITY BRASIL entra em 2023 com novo time de especialistas, em processo de renovação e crescimento
Riocard Mais está conectada ao futuro para você escolher seu próprio caminho
Receba notícias do site por e-mail
Página destinada à cobertura jornalística dos principais fatos relacionados aos transportes, com notícias, informações de última hora, coberturas exclusivas, opinião, estudos técnicos e história.