Próximo ao fim do mandato, Bolsonaro nomeia aliados a cargos estratégicos – Yahoo Noticias

0
59

O mandato do presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), se aproxima do fim e ainda que recluso, desde que perdeu as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o mandatário tem atuado para nomear aliados em cargos estratégicos antes do fim de sua gestão.
De acordo com levantamento feito pelo UOL no Diário Oficial da União, desde o fim do segundo turno, Bolsonaro nomeou ao menos 42 pessoas.
Duas das nomeações são para mandatos de três anos, que são renováveis e cuja nomeação não pode ser desfeita. Elas são referentes à Comissão de Ética Pública, responsável por analisar casos de potencial conflito de interesses e desvios de ocupantes de cargos de confiança.
Nesta terça-feira (20), Bolsonaro fez sua mais recente nomeação. O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Márcio Nunes de Oliveira, foi designado para a função de adido policial federal na Embaixada do Brasil em Madri, na Espanha, pelo prazo de três anos.
As nomeações são de comissões e conselhos, diplomatas, adidos e militares.
Além dos citados, o atual presidente também nomeou nesta reta final seu ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto como diretor-presidente da Embratur, com mandato de quatro anos.
O advogado André Ramos Tavares foi também nomeado e na ocasião, para ser ministro substituto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Para o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão ligado ao Ministério da Educação, foram nomeados nove integrantes com mandatos de quatro anos.
Além disso, também estão na lista de nomeados, 14 militares e 13 embaixadores, alterando composições de órgãos militares e trocas em 11 embaixadas, além de escritórios da ONU.
Outro a receber o benefício de cargo estratégico do governo Bolsonaro, foi o policial militar André Porciuncula (PL-BA), que foi nomeado para chefiar a Secretaria Especial de Cultura.
Também estão na lista de nomeados, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Célio Faria Júnior, e o assessor especial da Presidência, João Henrique Nascimento de Freitas, ambos para a Comissão de Ética Pública do Executivo Federal, que funciona como instância consultiva para o presidente e ministros.
Bolsonaro também nomeou diretores para agências reguladoras, como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) —nestes casos, no entanto, os nomes passaram antes pelo crivo do Senado.
Diante das escolhas de Bolsonaro, Lula só poderá desfazer as trocas em alguns casos. Ele pode, por exemplo, mexer em todos os cargos militares e relacionados ao Ministério de Relações Exteriores a qualquer momento e sem justificativa, menos no diretor-geral da Junta Interamericana de Defesa pelo prazo de dois anos.
Além disso, a decisão sobre a manutenção de Machado na Embratur ano que vem também caberá ao petista, que tem a prerrogativa de exonerar presidentes de autarquias. Mesmo caso de Porciuncula, por se tratar de um cargo no primeiro escalão do governo.
No entanto, o presidente eleito, não poderá desfazer as trocas na Comissão de Ética nem no CNE. Nos cargos com prazo estabelecido, a substituição só ocorre com justificativa plausível ou por vontade do servidor.
(Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro exonerou Fábio Faria do cargo de ministro das Comunicações, atendendo a um pedido do próprio auxiliar, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira. O documento não dá mais detalhes sobre o pedido de Faria e, em suas redes sociais, o ministro também não se manifestou sobre sua saída do governo.
Presidente eleito permanecerá em hotel até a posse
Jair Bolsonaro teria comunicado sua decisão final em conversa com aliados. Confira os bastidores!
BUENOS AIRES (Reuters) – Desde segunda-feira, tatuadores na Argentina estão ocupados com uma missão: registrar a imagem de Lionel Messi na pele de homens e mulheres que nos últimos dias fazem uma grande festa nas ruas de Buenos Aires para comemorar a conquista da Copa do Mundo. Na terça-feira, milhões de pessoas saíram às ruas para saudar a seleção do país, que tentou percorrer a capital em um ônibus aberto depois de voltar do Catar, embora a comemoração do título tenha ficado pela metade devido
Vice-presidente pode assumir pasta após empresários rejeitarem convites de Lula
Deputada também teve o porte de armas suspenso pelo STF
O desejo de permanência denunciado pelas nomeações indica que o bolsonarismo está longe de acabar, formal ou informalmente, após 1º de janeiro de 2023
Cantora abriu o jogo em participação no "Quem Pode, Pod"
Tadeu Schmidt participou pela primeira vez de uma cena de novela. O apresentador será a estrela de um comercial…
Empreitada acontece enquanto Jair Bolsonaro se prepara para deixar a Presidência
Angélica contou como a menopausa a fez olhar melhor para ela mesma
Angelica abriu o coração sobre sua questão com a menopausa em uma entrevista recente. Na conversa, a apresentadora…
A voltinha pelo estabelecimento seria mais um dia comum se Antônia, de 14 anos, não chamasse tanta a atenção pela semelhança física com a mãe
José Santini era secretário-executivo da Casa Civil pegou um voo da FAB para chegar a uma reunião
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O STF (Supremo Tribunal Federal) tirou o porte de armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e deu 48 horas para ela entregar sua pistola à Polícia Federal. A decisão da Suprema Corte veio após pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) solicitando as duas medidas. A decisão foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes a pedido da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Gilmar Mendes determinou que caso a parlamentar não cumpra as ordens em até 48 ho
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB) afirma ter zerado a fila da creche pelo terceiro ano consecutivo. Em 2020, o então prefeito Bruno Covas (PSDB) celebrou ter alcançado a marca pela primeira vez e disse se tratar de conquista dividida entre todos os ex-prefeitos. Atualmente a rede municipal possui 358 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos centros de educação infantil da capital. Em 2022, a prefeitura lançou um programa que destina vaga
Campeões do mundo desfilaram pelas ruas da capital, num autocarro, com a taça na mão
"Vida dura, cê saia. Aqui tem pão com pão mais não". Parafraseando os memes criados e viralizados…
O projeto de lei sobre os direitos das pessoas transgênero, que os deputados da Espanha devem votar nesta quinta-feira (22), provoca divisões tanto na coalizão de esquerda que governa o país como dentro do movimento feminista.
A atriz Déborah Secco publicou um compilado dos looks que usou durante a Copa do Mundo no "Tá na…

source

Leave a reply