Metade dos reajustes negociados em novembro ficou acima da inflação – InfoMoney
Entrar
PEC da Transição
Greve dos aeronautas
Infotrade
MBA Criptofinanças
Investor Pass
Índice médio dos reajustes ficou em 6,5%, acima dos 5,97% do INPC acumulado; média de acordos salariais com ganho real é de apenas 10,6% em 12 meses
A metade dos reajustes salariais negociados em novembro tiveram ganho real acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
O índice médio dos reajustes negociados em novembro ficou em 6,5%, acima dos 5,97% do INPC acumulado nos últimos 12 meses. O fato de metade dos reajustes terem ganho real também ficou muito acima da média de 10,6% para esse tipo de conquista em 1 ano.
Além disso, apenas 7,7% das negociações resultaram em acordos abaixo do INPC (esse índice é de 41,9% nos últimos 12 meses, devido à escalada da inflação). Nas outras 42,7% das negociações houve reposição igual ao índice de inflação (contra uma média de 34,1% no acumulado em 12 meses).
O acompanhamento das negociações coletivas é feito pela Fipe a partir de dados disponibilizados pelo Ministério da Economia. Foram 245 negociações apenas em novembro e 18,3 mil nos últimos 12 meses.
De janeiro a novembro:
As categorias que tiveram maior reajuste real no acumulado de 2022 foram: indústria da joalheria (média de 0,76 ponto percentual acima da inflação); segurança privada (0,2 p.p); e confecções e vestuário (0,1 p.p).
As negociações dos trabalhadores de empresas jornalísticas tiveram o pior resultado nas negociações, com reajustes em média 3,92 ponto percentual abaixo do INPC.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.