Após espera em 2022, Andretti torce por 'presente de Natal': uma vaga na F1 – Band Jornalismo

0
75

A Andretti teve um 2022 bastante agitado. Mas antes que o ano acabe, a corporação norte-americana espera o aval para contar com uma equipe na Fórmula 1 a partir de 2024.
“Este certamente seria um ótimo presente de Natal”, afirmou Michael Andretti, o dono da Andretti Autosport, em entrevista no começo de dezembro ao jornal Indianapolis Star.
A expectativa é uma prorrogação do prazo que o próprio ex-piloto havia estabelecido para receber um OK da F1. Em maio, Andretti dizia esperar o sinal verde para setembro ou outubro; depois, para o meio de dezembro.
“Temos trabalhado todos os dias (pela aprovação). Continuo confiante. Estamos chegando perto. Ainda não temos o OK, mas estamos chegando muito perto”, acredita.
A primeira tentativa da Andretti na F1 veio em outubro de 2021, quando a organização – que conta com equipes em categorias como a Fórmula E e a Indy – tentou comprar a Sauber. A negociação esteve perto de um desfecho positivo, mas naufragou quando as partes não chegaram a um acordo a respeito de quem comandaria as operações.
Em fevereiro de 2022, Mario Andretti informou que o filho Michael propôs à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a entrada de uma equipe da família na F1. Desde então, a Andretti espera pelo sim para dar início aos trabalhos do time.
Nos bastidores, porém, a Andretti Autosport já começou a trabalhar. Em maio, Michael Andretti compareceu ao GP de Miami e foi visto conversando com importantes dirigentes da F1 nos bastidores. Depois, em agosto, a organização iniciou as obras de uma nova sede, que deverá ser inaugurada em 2025 e receberá “futuras iniciativas automobilísticas”. 
A novidade ainda divide a F1. Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, dizia em junho que não havia chegado a uma conclusão a respeito dos benefícios – especialmente financeiros – de acrescentar uma 11ª equipe ao grid. Já Zak Brown, CEO da McLaren, admitia estar desapontado com a resistência dos times à proposta.
Diante do aval, a Andretti espera construir um carro para disputar as temporadas 2024 e 2025, antes de conseguir um novo modelo já na nova fábrica para a temporada 2026, quando a F1 adotará um novo regulamento. Com uma vaga na F1, Michael Andretti espera marcar presença nas principais categorias automobilísticas do mundo.
“Com isso, queremos fazer algo que nunca foi feito antes”, disse. “Queremos estar em todas as formas de corridas. De Le Mans a Mônaco, das 500 Milhas de Indianápolis à Daytona 500. E, eventualmente, no futuro, queremos tudo isso sob um único teto. Este é nosso grande objetivo, e temos muitos planos em andamento para chegar lá.”
Li e concordo com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade

source

Leave a reply