PISO SALARIAL ENFERMAGEM: entidade que pediu SUSPENSÃO do piso no STF volta a questionar a viabilidade … – JC Online

0
43

Dicas de saúde, informações sobre especialidades da medicina, doenças e tratamentos
A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), entidade responsável por pedido de suspensão do piso salarial enfermagem no STF, volta a se posicionar contra o reajuste
A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), entidade privada que enviou o pedido de suspensão do piso salarial enfermagem, acatado pelo STF, voltou a levantar impasses sobre o reajuste.
A Lei 14.434, que garante o piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, foi suspensa em 4 de setembro, após o envio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ao STF.

A ADI foi iniciada pela CNSaúde, argumentando que as instituições públicas e privadas não possuíam verbas suficientes para bancar o piso salarial da enfermagem sem impactar negativamente nos caixas.
Atualmente, projetos estão sendo votados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, os quais sugerem novas fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem.
No entanto, para a Confederação de Saúde, as propostas mais avançadas no Congresso Nacional ainda não apontam soluções orçamentárias sólidas o suficiente para que o reajuste seja aplicado.
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM será PAGO em JANEIRO? Entenda previsões no Congresso Nacional

A CNSaúde questionou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/22 na Câmara e no Senado, que acelera o processo de implantação do piso salarial da enfermagem.
De acordo com a entidade, a PEC 42/22 não traz soluções para os estabelecimentos privados, visto que busca utilizar recursos o superávit de fundos públicos apenas para a rede pública.
A proposta direcionada para o setor privado que tramita no Congresso se baseia na desoneração da folha de pagamento dos profissionais de saúde, como fonte para o piso salarial enfermagem.
“A solução proposta pela PEC 42 alcança apenas o SUS e os estabelecimentos que prestam serviços ao setor público, como Santas Casas, hospitais beneficentes e estabelecimentos cuja atividade é direcionada, no mínimo, 60% ao SUS”, descreveu a CNSaúde.
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: veja ATUALIZAÇÕES da terceira semana de dezembro
“Não há, até agora, a indicação de fontes de recursos ou compensações para os mais de 250 mil estabelecimentos de saúde privada, que são, em sua maioria, de pequeno ou médio porte, além de lares de idosos, clínicas de diálise que, atendem à saúde suplementar e ao SUS“, acrescentou em nota.
Além disso, o diretor executivo da Confederação, Bruno Sobral, reforçou mais dois problemas vindos das verbas dos fundos públicos.
O primeiro seria a possibilidade não sobrar um superávit, e o segundo, o fato de que a PEC garante essa verba para o piso salarial enfermagem até 2027, mas os salários são para sempre.

Sobre
Repórter-estagiária do JC, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cobre o setor de Saúde na coluna Saúde e Bem-estar
Cargo:Repórter-estagiária
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply