Marido de secretária da Cultura de Tarcísio foi condenado em escândalo de corrupção – Yahoo Noticias
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O marido de Marilia Marton, escolhida pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) como sua secretária de Cultura, foi condenado por organização criminosa no caso que ficou conhecido como escândalo do Semasa, a empresa de saneamento ambiental de Santo André, no Grande ABC.
O companheiro da futura secretária, o empresário Walter Roberto Torrado, mais conhecido como Beto Torrado, responde a ações nas áreas cível e criminal a respeito de suposta participação em esquema de venda de licenças ambientais para empresários da cidade.
O principal articulador dos crimes teria sido o então prefeito Aidan Ravin, que em 2020 foi condenado a mais de 20 anos de prisão por corrupção passiva e organização criminosa. Ele morreu em 2021.
Inicialmente, Torrado foi condenado pelos mesmos crimes a mais de 14 anos de prisão. Em julho deste ano, ele foi absolvido dos crimes de corrupção, tendo sido mantida a condenação anterior por organização criminosa, com pena de dois anos e quatro meses em regime semiaberto, da qual ele recorre.
O suposto esquema, revelado pelo jornal Diário do Grande ABC em março de 2012, começava com a paralisação de processos de avaliação de licenças ambientais, para que os empresários de Santo André procurassem autoridades da prefeitura para destravá-los.
Ainda segundo a acusação, os aliados do prefeito diziam que o andamento só aconteceria mediante pagamento de propina, que era chamada de taxa de campanha eleitoral.
Torrado foi coordenador de campanha de Ravin e acusado de pagar R$ 200 mil pelos serviços prestados pelo advogado Calixto Júnior, que supostamente tinha a função de cobrar as propinas dos empresários. A informação foi dada pelo próprio Calixto durante a investigação.
Em sua decisão de julho, o desembargador Klaus Arroyo, relator do processo no Tribunal de Justiça de São Paulo, disse que as acusações de corrupção contra Torrado não foram comprovadas. Contudo, como um dos homens de confiança do prefeito, ele faria parte do núcleo palaciano da organização criminosa, da qual era um dos operadores.
Procurada, Marilia Marton decidiu não se pronunciar. Ela não é citada nos processos.
A advogada Marina Toth afirma que Torrado, seu cliente, teve o nome indevidamente envolvido no escândalo, sendo que nem mesmo ocupava cargo público.
"Seu nome foi indevidamente envolvido por ser coordenador de campanha e ter intercedido após o escândalo vir à tona, visando mitigar danos à reputação do então prefeito", afirma.
Ela afirma que Torrado tem histórico ilibado e jamais participou de qualquer ato de corrupção. Por fim, acrescenta que a condenação por organização criminosa é objeto de recursos ao STJ e ao STF.
Trabalho será concluído até janeiro de 2024; saiba que outros equipamentos da Rio-2016 estão ganhando novos usos
O Réveillon de Copacabana volta a acontecer este ano, como era tradição — com show de fogos e…
Autoridades temem ataques de apoiantes radicais do atual presidente Jair Bolsonaro.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma espécie de beija-flor com um canto ultrassônico intriga a ciência desde 2015. Isso porque o tipo de vocalização aguda e acima do limite audível para nós, humanos, é até comum para outros mamíferos, como morcegos e cetáceos (baleias e golfinhos), mas é raro em aves. Mas um beija-flor brasileiro é único em apresentar esse tipo de frequência sonora, e a suspeita é de usá-la justamente para fugir da competição sinfônica de outras aves. A descoberta, liderada pelo neu
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil registrou 79 mortes e 29.697 casos de Covid nesta segunda (26). Com isso, o país chegou a 36.202.186 casos e a 693.017 vidas perdidas pelo coronavírus desde o início da pandemia. As médias móveis de mortes e casos estão estáveis em comparação com o último domingo (25), mas seguem com uma alta moderada em relação aos dados de duas semanas atrás. A média de óbitos agora é de 146 por dia, um aumento de 44%. A média de casos é de 36.924, crescimento de 11%. Os d
O ator João Guilherme deixou seus fãs assustados ao compartilhar vídeo em que aparece queimando cílios ao brincar com…
A quatro dias da festa de réveillon em Copacabana, um homem em situação de rua foi baleado no…
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-governador João Doria e secretários que trabalharam com ele no Governo de São Paulo foram anunciados pelo Lide, empresa fundada pelo ex-tucano, para assumirem funções de conselheiros após deixarem a administração pública, o que, segundo especialistas, abre discussão sobre risco de conflito de interesses. A legislação estadual é omissa sobre quarentena obrigatória para agentes públicos que migram para a iniciativa privada, diferentemente da norma federal. A ida d
O ministro japonês da Reconstrução, envolvido em um escândalo político-financeiro, pediu demissão nesta terça-feira (27), o quarto nome que o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida – cada vez mais impopular de acordo com as pesquisas – perde em três meses.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O PT preparou 10 mil kits ao custo unitário de R$ 100 para vender às pessoas que comparecerem à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, no próximo dia 1º de janeiro. Cada um contém camiseta, toalhas grande e pequena, copo, bandana e estrela com referências ao evento. Os produtos serão comercializados em duas lojas oficiais do partido na Esplanada dos Ministérios. O PT também promove uma vaquinha online para ajudar os militantes que pretendem ir à posse.
Considerado “homem forte” de Bolsonaro, Torres comandou segurança no DF no primeiro mandato de Ibaneis
Brasília irá mobilizar toda a sua força policial para a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, informaram autoridades nesta terça-feira (27), em meio a preocupações com os distúrbios e a tentativa de ataque com explosivo protagonizados por bolsonaristas inconformados com o resultado da eleição.
A bicicleta ergométrica é um equipamento destinado ao exercício físico em ambiente fechado,…
Capital da Macedónia do Norte é uma das cidades mais poluídas do mundo
A holandesa Britt Blom que está desaparecida desde o último dia 10 quando saiu de casa, em São João…
Daiana Garbin fez um post emocionado nesta terça-feira (27), em que homenageou a filha, Lua, de 2…
Encontro bilateral entre Putin e Lukashenko em São Petersburgo à margem da cimeira de líderes da CEI
Equipamentos visam reforçar a defesa da Polónia e serão lançados no espaço até 2027.
Homem de confiança do Presidente russo nomeado administrador adjunto da Comissão Militar e Industrial
LIMA (Reuters) – A unidade anticorrupção da Procuradoria-Geral do Peru prendeu nesta segunda-feira seis generais em meio a uma investigação sobre alegações de que o governo do ex-presidente deposto Pedro Castillo promoveu ilegalmente policiais e militares. A polícia também apreendeu "documentos e dispositivos" durante uma busca na casa do ex-ministro da Defesa Walter Ayala, informou a unidade anticorrupção.