Bolsas europeias operam em alta, com juros em alta e política de covid zero na China no radar – Inteligência Financeira

0
55

Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência. Saiba mais


document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Os mercados acionários europeus operam em alta na manhã desta quarta-feira (28). O processo de reabertura da economia chinesa é observado com atenção pelos participantes do mercado, assim como os surtos de covid no país, que têm gerado paralisações em alguns setores no curto prazo.
Além disso, a retórica mais conservadora do Banco Central Europeu (BCE) dá apoio aos juros europeus, o que torna a taxa de desconto mais cara e impede uma valorização mais expressiva dos mercados acionários na zona do euro.
Por volta de 8h55, o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,42%, aos 429,78 pontos.
Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX subia 0,02%, para 13.975,97 pontos; o índice CAC 40, da Bolsa de Paris, tinha alta de 0,18%; e, em Milão, o índice FTSE MIB operava em alta de 0,27%. O Ibex 35, da Bolsa de Madri, avançava 0,43%. Na bolsa de Londres, índice FTSE 100 subia 094%.
Uma reabertura total da economia chinesa pode oferecer um impulso necessário para a economia global, apontam os analistas da SPI Asset Management em nota enviada a clientes.
Ao mesmo tempo, a forte demanda chinesa por matérias-primas e energia pode elevar os preços das commodities, o que seria uma preocupação para os bancos centrais.
A gestora aponta que a incerteza com a política monetária nos Estados Unidos, a inflação e a perspectiva de uma recessão em 2023 têm dominado o foco dos mercados nos últimos dias de negócios neste ano.
“Investidores que esperavam por um rali de fim de ano provavelmente estão desapontados, já que as comemorações do feriado parecem escassas.”


document.getElementById( “ak_js_2” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
O movimento nas bolsas europeias contrasta, ainda, com o aumento firme dos juros europeus de longo prazo, o que torna a taxa de desconto mais alta e impede movimentos de valorização mais acentuados.
Mais cedo, o retorno do Bund alemão de dez anos saltava 9 pontos-base, para 2,476%, e se encaminhava para ser o maior nível do ano, em um movimento que casa com o discurso mais agressivo adotado pelo BCE para indicar novos apertos na política monetária à frente.
No retorno do feriado, o índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, se ajustava em alta e avançava 0,86%, com ganhos sustentados pelos setores de energia, mineração e varejo.
Dados da indústria varejista britânica mostram que houve um aumento expressivo de 38,8% nas vendas no Boxing Day no Reino Unido em relação ao ano anterior, o que ajuda a animar os investidores.
Assim, entre as varejistas, a JD Sports Fashion subia 2,38% e a Kingfisher avançava 2,24%. Já entre as empresas ligadas a commodities, a Antofagasta tinha alta de 3,04% e a BP ganhava 1,83%.
A Redação da Inteligência Financeira traz as últimas para você que quer começar a investir e não sabe como. É também uma bússola para orientar você que já investe a tomar melhores decisões. O nosso time editorial trata dos assuntos que movimentam o mercado e mexem com o seu bolso.
Na noite de terça, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu que o governo Bolsonaro não renove a desoneração dos combustíveis
Com isso, o índice passa a ter 89 ativos, ante 92 na carteira anterior
Em caminho oposto aos tradicionais ralis de Natal, este ano, os investidores ponderam efeitos da abertura da China e uma possível recessão global
Rodrigo Azevedo faz projeções para 2023 que apontam para um ano que poderia ser promissor ao Brasil, mas problemas fiscais devem atrapalhar
Na China, o índice Xangai Composto fechou em baixa de 0,26%, aos 3.087,40 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1%
Confira as melhores e piores ações da Bolsa na sessão desta terça, 27 de dezemb
'Retorno' da China foi amenizado pelos temores relacionados a uma recessão nos EUA e na Europa em 2023
Desde o início de 2022, o papel já perdeu 27%, o que marca o pior desempenho anual desde que as ações caíram 56,9% em 2008
A perspectiva de uma economia chinesa mais pujante deu apoio às bolsas europeias, em um dia de liquidez reduzida devido às festas de fim de ano
O papel caiu cerca de 68% neste ano e mais de 41% apenas neste mês, registrando o pior desempenho mensal da história da empresa

Notícias e análises exclusivas. Tudo pra você tomar as melhores decisões nos seus investimentos.


document.getElementById( “ak_js_3” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Notícias e análises exclusivas para tomar as melhores decisões em seus investimentos. Sem custo direto na sua caixa de e-mails.
TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE | Copyright ©2022 | Todos os direitos reservados
A partir de agora, você receberá toda semana em sua caixa de entrada as últimas notícias e análises descomplicadas para apoiar suas decisões de investimento

source

Leave a reply