STF cria centro de soluções alternativas de litígios – JOTA

0
67

STF
Resolução também prevê centro para auxiliar resolução de processos voltados a reestruturar estado de coisas inconstitucional
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, assinou a Resolução 790/2022, que dispõe a criação do Centro de Soluções Alternativas de Litígios (Cesal) da Corte. A medida da ministra leva em consideração as técnicas e intervenções diferenciadas exigidas pelas demandas estruturais e litígios complexos, tais como flexibilidade de procedimento, consensualidade, negociações e atipicidade dos meios de provas, das medidas executivas e das formas de cooperação judiciária.
O funcionamento do Cesal será no âmbito presidencial e três unidades serão anexados a ele. A primeira é o Centro de Mediação e Conciliação (CMC), criado em 2020 e voltado à solução de demandas jurídicas sujeitas ao STF. A segunda é o Centro de Cooperação Judiciária (CCJ), ordenado pela Resolução 775/2022, que prevê uma cooperação mútua do Supremo com outros órgãos do Poder Judiciário, com finalidades judiciais ou administrativas.
A terceira unidade a ser integrada ao Cesal é o Centro de Coordenação e Apoio às Demandas Estruturais e Litígios Complexos (Cadec), este composto na nova Resolução. A finalidade do Cadec é auxiliar a Corte no despacho de processos voltados à reestruturação de estado de coisas inconstitucional, e que para concretização dos direitos, exijam técnicas especiais e jurisdições diferenciadas.
Caberá ao relator ou relatora a indicação de qual processo deverá ser encaminhado ao Cadec. Nestes casos, o Centro será responsável por adotar medidas para detalhar o problema estrutural e tomar as providências necessárias para solucioná-lo, dispondo também de metas e prazos.
Redação JOTA – Brasília
Compartilhe
Tags
Sancionada a lei
Lei 14.508/22 sancionada, é oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Carlos Bezerra (MDB)
| Justiça
investigação criminal
Relatório aponta que existem elementos suficientes para comprovar a autoria e materialidade dos delitos
| Do Supremo
STF
Uma análise das implicações práticas e políticas da proposta estudada pelos ministros
| Análise, Do Supremo
Ministério da Fazenda
Futuro ministro da Fazenda anunciou os nomes de Fernanda Santiago e Tatiana Rosito para compor sua equipe
| Eleições 2022
CACs
Decisão atende a um pedido do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, para elevar a segurança na posse presidencial
| Do Supremo
Coluna do Tracking
Proposta prevê possibilidade de exploração tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada
, , , | Coluna do Tracking

source

Leave a reply