Lula indicará ao STF metade do que indicou em seu primeiro mandato – Reconta Aí

0
116

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá indicar dois nomes ao Supremo Tribunal Federal (STF) em seu terceiro mandato presidencial.
Os dois substituirão Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que se aposentam já em 2023. Outras cadeiras vagas surgirão apenas por conta de mortes ou aposentadorias antecipadas.
O número de indicações é metade do primeiro mandato de Lula. Após sua primeira eleição, o petista indicou Cezar Peluso (2003), Ayres Britto (2003), Joaquim Barbosa (2003), Eros Graus (2004). No segundo mandato, foram o próprio Lewandowski (2006), Cármen Lúcia (2006), Menezes de Direito (2007) e Dias Toffoli (2009).
Leia também:
Polícia Federal começa a prender bolsonaristas que cometeram atos de terrorismo
Deputados e senadores tomam posse em fevereiro e elegem novas direções
Pelos números, Lula é o presidente que mais indicou ministros ao Supremo no período pós-88. Além disso, Dilma Rousseff, sua sucessora também pelo PT, indicou mais cinco nomes, incluindo o de Weber.
Assim, com a saída de Lewandowski e Weber, na atual composição do Supremo Tribunal Federal o número de indicados por um governante do PT permanecerá o mesmo.
Segundo relatos, Lula buscará nomes que possam permanecer na Corte por mais tempo, um critério que nem sempre levou em conta em suas indicações, ao contrário do que fez Jair Bolsonaro (PL) com André Mendonça e Kássio Nunes Marques. Ou como fez Fernando Henrique Cardoso ao indicar Gilmar Mendes.
Com a saída de Lewandowski, único ministro remanescente por ele indicado em seu primeiro mandato, restarão ainda Cármen Lúcia e Dias Toffoli como indicados no segundo mandato.

Faça parte do nosso canal Telegram Siga a página do Reconta Aí no Instagram Siga a página do Reconta Aí no Facebook Siga a página do Reconta Aí no Linkedin
RECONTA AÍ, 2021 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

source

Leave a reply