Dia do Futebol: Confira quais clubes possuem “um pé” no mundo cripto – Money Times
O Dia Nacional do Futebol é comemorado nesta terça-feira (19), e a migração de clubes esportivos para o mercado de criptoativos vem sendo cada vez mais presente.
Seja com fãs tokens, tokens não fungíveis (NFTs), patrocínios ou até mesmo no metaverso, o futebol está cada dia mais presente na vida dos investidores de criptomoedas. Confira:
As corretoras criptos têm um interesse explícito pelo Brasil. E elas já perceberam que a melhor maneira de entrar no mercado nacional é pelo esporte “oficial” de todo brasileiro.
Atualmente, a corretora cripto Binance patrocina o campeonato Brasileirão Assaí, Brasileirão Feminino Neoenergia, Brasileirão Feminino A-2 e Brasileirão Feminina A-3, quatro competições de elite do esporte organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A parceria de três anos – anunciada no final de maio de 2022 – vai contemplar associação da marca Binance a esses campeonatos, planos de desenvolvimento de Fan Tokens – ativos digitais que garantem interatividade e benefícios – e NFTs, entre outros projetos.
Por sua vez, a Bitso é a patrocinadora oficial do São Paulo desde o começo do ano. A corretora já anunciou diversas ações relacionadas ao esporte, como a distribuição de bitcoins no meio de uma partida do time.
No estádio do Morumbi, a corretora possui um camarote à parte – Camarote Bitso – e no meio deste ano anunciou a possibilidade de comprar ingresso para os jogos utilizando criptomoedas.
A corretora nacional, Mercado Bitcoin, anunciou em maio algo inusitado. A corretora de criptomoedas tem a intenção de lançar um time de futebol próprio com uma gestão baseada em ativos digitais no metaverso.
O lançamento oficial será entre novembro e dezembro deste ano, durante a Copa do Mundo. A estreia, nas categorias masculina e feminina, está prevista para 2024.
A ideia abrange a construção de uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO. O objetivo é abrir o processo de tomada de decisões para todas as pessoas que possuírem tokens oficiais do projeto.
Alguns clubes de futebol – e jogadores – anunciaram suas próprias coleções de tokens não fungíveis (NFTs). Foi o caso do Corinthians que, no ano passado, levantou a bola para outros times e foi o primeiro clube a lançar sua coleção de NFT oficial.
Os cards digitais, lançados na plataforma Sorare, representam uma nova fonte de receita para o Corinthians, com a entrada na categoria de licenciamento de jogos dos tokens não fungíveis (NFT).
“O lançamento de cards NFT na plataforma da Sorare é uma nova forma de os torcedores viverem a paixão pelo Corinthians no dia a dia. Depois dos fan tokens, este é mais um passo na inovação digital dos nossos empreendimentos, e tenho certeza de que a torcida vai se animar para fazer parte dessa experiência”, afirmou Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians ao site do corinthians.
Após o lançamento, o Bahia Futebol Clube recebeu o passe, e anunciou sua própria coleção. O clube apresentou, em Abril deste ano, os novos uniformes do time também como colecionáveis digitais em uma plataforma de venda de NFT.
Batizados de TiBs, os NFTs do Bahia são uma parceria com a plataforma Block4 e têm como objetivo disponibilizar ao torcedor “itens exclusivos que marcaram a história do Esquadrão de Aço”.
Além dos uniformes de casa e visitante, a plataforma já tem imagens de mascotes, o escudo do clube, a bandeira e a gravação original do hino do Bahia.
Por enquanto, eles servem apenas como colecionáveis, mas a empresa responsável promete algum tipo de interação em jogos e outras situações envolvendo o clube.
Em junho de 2022, o jogador de futebol, e membro da seleção brasileira, Richarlison, anunciou o lançamento de uma linha própria de tokens não fungíveis (NFTs), criada pela International Digital Group (IDG).
A empresa IDG atua na área de colecionáveis digitais especializada na criação de conteúdos de NFTs, Memorabilia, Fan Experience e desenvolvimento de metaverso.
A coleção utiliza os contratos inteligentes ERC-721, e estão alocados no blockchain da Polygon (MATIC), entretanto possui seu próprio ecossistema e não é possível negociar em mercados secundários.
Os denominados fan tokens marcaram uma época no futebol nacional. Eles são uma categoria de criptoativo, voltado a esportes, que permite aos torcedores participar de decisões e ações dos clubes, como enquetes ou pesquisas, além de concorrer a brindes, prêmios e itens colecionáveis.
Fan tokens já são considerados um dos novos formatos de investimentos em clubes da atualidade.
A lista de clubes brasileiros que possuem seus próprios Fan Tokens é extensa. Confira quais são, quanto custam até o momento da publicação desta matéria:
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Última atualização por Matheus Caselato – 19/07/2022 – 17:30
Disclaimer: O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.