Posse de Lula vira cenário de disputa para 3 vagas no STF – UOL Confere

0
117

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Escreve sobre o Poder Judiciário, com ênfase no Supremo Tribunal Federal, desde 2001. Participou da cobertura do mensalão, da Lava-Jato e dos principais julgamentos dos últimos anos. Foi repórter e analista do jornal O Globo (2001-2021) e analista de política da CNN (2022). Teve duas passagens pela revista Época: como repórter (2000-2001) e colunista (2019-2021).
Colunista do UOL
01/01/2023 13h27
Os três candidatos com mais chances de serem escolhidos por Luiz Inácio Lula da Silva para as próximas vagas no STF (Supremo Tribunal Federal) estarão presente na cerimônia de posse neste domingo. Estão à frente na corrida os advogados Cristiano Zanin, Manoel Carlos de Almeida Neto e o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas.
A expectativa é que Lula nomeie três ministros do STF ao longo dos quatro anos de mandato. Neste ano, Ricardo Lewandowski se aposentará até maio, quando completa 75 anos. Em outubro, Rosa Weber também deve deixar a Corte, pelo mesmo motivo.

A pessoas próximas, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou que pretende antecipar a aposentadoria para 2025, depois que ele deixar a presidência do tribunal. Barroso assumirá o cargo no lugar de Rosa Weber neste ano e ficará no comando da Corte por dois anos.
Em 12 de dezembro, quando Lula foi diplomado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, promoveu uma festa para comemorar a data. No evento, o presidente eleito disse aos presentes que tem imensa gratidão por Zanin, o advogado que o defendeu na Lava Jato. Não disse com todas as letras que escolherá o criminalista para a vaga no Supremo, mas os convidados entenderam o recado dessa forma.
Em outra frente, Almeida ganha força por ser ligado a Lewandowski, o principal interlocutor de Lula no STF. O presidente eleito disse ao ministro que quer ouvi-lo no processo de escolha. Almeida é doutor e pós-doutor em direito pela USP (Universidade de São Paulo), onde Lewandowski é professor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido
Carolina Brígido

source

Leave a reply