Pedido de Janja: a história bandeirão que brilhou na posse de Lula – UOL Confere
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e com especialização em gestão de conteúdo em jornalismo pela Universidade Mackenzie, Carlos Madeiro atua há 20 anos e escreve para o UOL desde 2009, participando de grandes coberturas e fazendo reportagens e análises sobre o Nordeste e o Norte do Brasil.
Colunista do UOL
02/01/2023 04h00
No meio do público que estava em Brasília para acompanhar a posse de Lula, uma grande bandeira do Brasil se destacou. Feita no Piauí, ela surgiu em um ato de campanha em Teresina, em agosto. Segundo um dos criadores, logo acabou chamando a atenção da primeira-dama Janja.
A bandeira tem 50 metros de comprimento e 15 metros de largura e foi uma ideia do advogado Marcelo Nolleto, um dos coordenadores da campanha do novo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).
Ela foi feita para acompanhar uma outra bandeira do mesmo tamanho —só que do Piauí, que já rodava o estado na campanha do candidato petista ao governo local. “Eu e Rafael somos amigos de infância e quando estávamos na 8ª série fizemos uma bandeira gigante para os jogos escolares. É tradição lá até hoje, foi sucesso”, conta.
No dia 3 de agosto, veio a “inauguração” da bandeira nacional: Lula esteve em Teresina e reuniu uma multidão estimada em mais de 40 mil pessoas.
O então candidato a presidente não sabia da bandeira do Brasil –foi uma surpresa. “Eu falei apenas ao Ricardo Stuckert [fotógrafo do presidente] que ia abrir um bandeirão, para que ele ficasse atento para tirar a foto”, diz Marcelo.
Quando abriram, o Lula não sabia. Quando ele viu, ficou encantado ao vê-la ‘viva’, caminhando de mão em mão. Já no hotel, a Janja chegou e disse: ‘quero levar essa bandeira com a gente’.”
Marcelo Nolleto
O pedido da primeira-dama, conforme Marcelo, foi feito a Rafael Fonteles. A partir dali, a bandeira começou a circular em outros grandes atos da campanha.
“Ela não quis esperar nem que a gente lavasse a bandeira, disse que queria levar do jeito que estava. Depois a vimos em Belo Horizonte, em São Paulo…”, diz.
Marcelo não sabia que a bandeira seria usada ontem. “Eu estava com minha família almoçando e vendo a posse, e tinha acabado de sair uma postagem de um dos filhos do Bolsonaro reclamando que não tinha nenhuma bandeira do Brasil lá…De repente aparece a bandeira.”
Foi emocionante ver aquilo. Não foi um orgulho pessoal, foi como se a gente do Piauí tivesse dado a contribuição simbólica de dizer que a bandeira está na mão do povo.”
Marcelo Nolleto
Nossa bandeira gigante, iniciativa de @MarceloNolleto que emocionou Lula na campanha, novamente mostra sua grandeza na cerimônia de transmissão de posse do nosso presidente. É o Piauí valorizando nossos símbolos nacionais e fortalecendo o espírito de brasilidade. pic.twitter.com/NoeHjfHHng
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Por favor, tente novamente mais tarde.
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro e Lucas Borges Teixeira
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro
Carlos Madeiro