Pacheco cobra mudanças estruturais, equilíbrio na política fiscal e pacificação do país – InfoMoney

0
136

Entrar
PETR4
Posse de Lula
Pelé (1940-2022)
Infotrade
As Gigantes da Bolsa
Plataforma Investor Pass
Presidente do Congresso Nacional disse que a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal são prioridades dos parlamentares em 2023
Em discurso após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou do novo governo “mudanças estruturais” para combater a fome e o desemprego e superar as marcas econômicas da pandemia de Covid-19.
Pacheco disse que a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal são prioridades do Congresso em 2023. Ele cobrou também o equilíbrio das contas públicas. “A agenda econômica do novo governo precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre política fiscal, monetária e social, a fim de que o Brasil volte a crescer e gerar empregos. Trabalho é dignidade. E este Congresso Nacional estará de prontidão para oferecer todo o arcabouço legislativo necessário para avançarmos na agenda do desenvolvimento”, destacou o senador.
O presidente do Congresso também ressaltou que a questão ambiental não pode ser negada e o problema “deve ser assumido e enfrentado”. Ele defendeu o investimento em hidrogênio verde e a regulamentação dos créditos de carbono e destacou que o Brasil tem “vantagem” para a geração de energia limpa.
Pacheco ainda defendeu “fortes investimentos” em infraestrutura e disse que é preciso “crescer de dentro para fora” e investir no interior do País. “A verdade, senhoras e senhores, é que investimentos demandam recursos, e esse é o desafio de Lula e Alckmin”, reforçou Pacheco.
Pacheco ressaltou por mais de uma vez a solidez da democracia brasileira, e elogiou o Tribunal Superior Eleitoral pelas eleições deste ano. “Neste momento solene, em que os três Poderes da República se encontram reunidos neste Congresso, em harmonia e em equilíbrio, quero concluir reafirmando nosso compromisso imperturbável com a democracia e suas instituições”, disse.
“Parte desse compromisso consiste na adesão ao mandamento da cooperação e do equilíbrio entre os Poderes, condição imperativa para a higidez da República. Diálogo, respeito e moderação – esses são os pilares, no meu ponto de vista, para que tenhamos efetiva estabilidade e possamos cumprir o que a sociedade brasileira espera de nós, enfrentando os reais problemas do país”, completou Pacheco, dizendo ainda que é possível que as eleições de 2022 possam ter sido o processo eleitoral mais importante de nossa história após a redemocratização.
O presidente do Congresso também falou que é preciso “pacificar” o país. “A hora é de pacificação. Deixemos para o passado tudo o que nos separa, tudo o que nos divide. Olhemos para o futuro como uma nova oportunidade, um recomeço. Façamos diferente. Façamos mais. Façamos melhor. O futuro se desenha no presente. A hora de mudar o futuro de nossa nação é agora. Não percamos esta oportunidade”, disse.
Pacheco disse que Lula poderá contar com a “cooperação dos parlamentares” e que o Congresso está “ávido por ver o Brasil atingir o máximo de seu potencial”.
*Com Estadão Conteúdo
© 2000-2023 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply