Alexandre de Moraes e general dos EUA frearam ímpeto de Bolsonaro – Metrópoles

0
67


30/12/2022 2:34, atualizado 30/12/2022 11:04
Alexandre de Moraes e o general Lloyd Austin III, secretário de Defesa dos Estados Unidos, foram essenciais para frear o ímpeto de Bolsonaro de ruptura institucional.
A sustentação política foi quebrada com a multa de R$ 22,9 milhões aplicada por Alexandre de Moraes ao PL. Naquele momento, Valdemar, presidente do partido, soltou a mão de Bolsonaro.
Já o general norte-americano deixou claro, em julho, em evento em Brasília, que os EUA não apoiariam uma tentativa de golpe militar no Brasil.
Disse Austin III: “Reafirmo o papel adequado da função do Exército na sociedade democrática. E isso significa controle civil firme dos militares. Quanto mais aprofundarmos nossas democracias, mais aprofundaremos nossa segurança”.
O governo dos EUA pontuou que “apoia a afirmação do papel dos militares em uma sociedade democrática, incluindo o respeito às autoridades civis, aos processos democráticos e aos direitos humanos”.
Ou seja: em solo brasileiro, Lloyd Austin sinalizou que os Estados Unidos não endossariam tentativa de golpe militar por Bolsonaro. Uma coisa eram os EUA sob Donald Trump. Outra, bem diferente, sob Joe Biden.
Desde que a ameaça de ruptura passou a ser cogitada, a cúpula do PT avaliou que a comunidade internacional frearia o ímpeto de Bolsonaro. E, de fato, deve-se a ela e a Moraes o recuo do presidente de tentar permanecer no poder.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas vai participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ainda em janeiro
Poderão participar pessoas jurídicas ou física, que vão poder servir até duas especialidades no Zoo de Brasília
Vice-campeã de A Fazenda 14, Bia Miranda tentou curtir um baile funk no Rio mas sofreu com as dificuldades de ser uma nova celebridade
Márcio Gomes deixou antiga emissora em outubro de 2020, mas já chamou CNN de GloboNews ao vivo
A cantora Ludmilla compartilhou o vídeo no Twitter e fez uma cobrança ao Ministério Pública da Bahia; pai gravou vídeo arrependido
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply