Livro de posse e faixa presidencial que Lula usou são oficiais – Portal EBC

0
47

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Durante a posse do presidente Luiz Inácio do Lula da Silva, no último domingo (1º), as redes sociais foram inundadas por informações falsas sobre a faixa presidencial e até mesmo sobre o livro de posse assinado pelo mandatário na sessão do Congresso Nacional. 
No caso da faixa, usuários de plataformas na internet espalharam imagens das faixas usadas por Lula e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para dizer que a do petista não seria verdadeira.
De fato, as faixas utilizadas por Lula e Bolsonaro são diferentes, mas ambas são objetos oficiais da Presidência da República. Isso porque existem duas versões da faixa. Aquela recebida por Lula após subir rampa do Palácio do Planalto é a mais antiga, confeccionada em 1991 e utilizada por Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. 
Durante o governo Lula, em 2008, uma outra faixa foi confeccionada pela Presidência da República e passou a fazer parte do acervo. Essa é a mesma que foi usada por Bolsonaro na sua posse, em 2019, mas também por Dilma Russeff, na posse do seu primeiro mandato, em 2011. 
Já a desinformação sobre o termo de posse se espalhou com a imagem de que o livro assinado por Lula não seria oficial por não ter a fita verde e amarela usada em posses anteriores. O livro de posse é um documento histórico assinado por todos os presidentes, desde o início da república.
Durante a sessão solene do Congresso Nacional que empossou Lula, o presidente assinou o terceiro volume do livro de posse. Por ser um livro novo, não foi preciso usar a fita verde e amarela que nas posses anteriores marcava a página que deveria ser assinada, esclareceu o Senado Federal. O segundo volume foi encerrado por falta de espaço após a posse de Jair Bolsonaro em 2019.
Os três volumes do Termo de Posse ficam sob a guarda do Arquivo do Senado e estão disponíveis para consulta na página de documentos digitalizados do portal institucional da Casa.
 
Edição: Kleber Sampaio
Já o atual campeão do torneio mais tradicional da base do futebol brasileiro, o Palmeiras superou a Juazeirense-BA por 2 a 0 no Estádio Anísio Haddad.
O princípio ativo da injeção é a semaglutida, substância que gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento. Medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal.
Noruega tem aproximadamente R$ 3,4 bilhões disponíveis para projetos de sustentabilidade. País inicialmente doou US$ 1,2 bilhão , com a Alemanha também contribuindo.
Autoridades do país esperam uma nova onda de protestos após uma pausa nos distúrbios violentos que deixaram 22 mortos e que coincidiram com as festas de final de ano.
Prates será indicado para o cargo de presidente e de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Indicação será submetida a processo de governança interna.
Segundo o chefe da pasta, Carlos Lupi, a ideia é propor um regime de contribuição diferenciado para o trabalhador informal poder também contribuir para a Previdência.
Medida visa verificar a eventual existência de grampos e escutas telefônicas que possam ter sido instaladas indevidamente, e garantir a segurança dos ambientes de trabalho.
Foram aplicadas 498,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em todo o país, sendo 181,4 milhões como primeira dose e 163,9 milhões como segunda dose.
“Não há democracia e soberania sem um Estado transparente, aberto ao diálogo, ao controle e à participação social”, disse o novo ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.
Outra equipe carioca a estrear com vitória na Copinha, o torneio mais tradicional da base do futebol brasileiro, foi o Botafogo, que goleou o Pinheirense por 4 a 0.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply