Lula dá chá de cadeira e ignora Cuba, Peru e Venezuela – Poder360

0
52

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou de receber representantes de 6 delegações estrangeiras (leia de quais países mais abaixo) na 2ª feira (2.jan.2023). Embora tenha divulgado que faria 17 reuniões bilaterais, foram marcadas 16. No entanto, o petista só conseguiu realizar 10 encontros.
Cada reunião deveria durar 30 minutos, mas Lula extrapolou o tempo em algumas. O chefe do Executivo, por exemplo, passou mais de uma hora com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e com o rei da Espanha, Felipe 6º.
O Poder360 apurou que o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, foi um dos que esperou ser chamado, mas acabou não sendo atendido. A situação causou desconforto. Lourenço chegou a procurar diplomatas brasileiros para saber da possibilidade de ainda encontrar Lula.
O jornal digital entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores do país africano, Téte António, e com o Ministério das Relações Exteriores de Angola para saber se Lourenço ainda estava no Brasil e se iria se encontrar com o presidente brasileiro, mas não obteve respostas. Já a embaixada de Angola disse que não poderia responder aos questionamentos.
Em 30 de dezembro, Téte António disse em comunicado que a Angola aproveitaria a viagem ao Brasil para a posse do presidente Lula para “intensificar as relações” bilaterais.
“O Brasil é a 3ª economia do continente americano, depois dos Estados Unidos e do Canadá e a 9ª economia mundial. Portanto, temos muita coisa a fazer com o Brasil no que diz respeito aos nossos próprios interesses que têm a ver com a diversificação da economia, já que o Brasil tem instrumentos e conhecimentos científicos que pode partilhar com Angola nesse sentido”, disse.
Além do país africano, também não foram realizadas na 2ª feira reuniões com:
Em seu 1º dia útil como presidente, Lula priorizou a agenda com autoridades internacionais como parte de sua estratégia de recuperar o prestígio do Brasil perante o mundo. Com os países da América Latina, o petista discutiu o retorno da participação do país em fóruns, como a Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Ele participará da reunião de cúpula do órgão em 24 de janeiro, em Buenos Aires, Argentina.
Em sua conta no Twitter, Lula disse que os 6 encontros não foram feitos por falta de tempo. “Teremos outras oportunidades”, afirmou.

O presidente não deve se reunir com as autoridades que não foram recebidas nesta 3ª feira (3.jan). O petista voltou para Brasília depois de ir ao velório de Pelé em Santos e terá reuniões internas no hotel Meliá, onde está hospedado.
Lula se reuniu com os representantes dos seguintes países na 2ª feira (2.jan) para discutir cooperação em políticas sociais e comerciais:
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply