PT vetou intérpretes de Libras do governo Bolsonaro na posse de Lula – Metrópoles

0
83


Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Natália Portinari
08/01/2023 6:00, atualizado 07/01/2023 13:49
O cerimonial da posse de Lula trabalhou até o dia do evento para vetar a participação dos intérpretes de Libras do governo Bolsonaro no discurso que o presidente fez no parlatório do Palácio do Planalto.
A confusão ocorreu porque os intérpretes de Bolsonaro são funcionários lotados no Planalto, e o cerimonial queria que o discurso fosse interpretado pelos voluntários que acompanharam Lula na campanha.
O cerimonial de Lula avaliava que os intérpretes do Planalto não captariam a emoção do discurso do petista. Os intérpretes de Bolsonaro também ficaram identificados com o ex-presidente.
A presença de um profissional especializado em Libras nos discursos presidenciais foi uma ideia da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
O embaixador Fernando Igreja, chefe do cerimonial na posse, foi informado sobre o impasse e só conseguiu resolver o problema na manhã do dia 1º de janeiro. Ao fim, quem subiu ao parlatório com Lula foram os voluntários petistas. Todos, inclusive, serão contratados para trabalhar no Planalto durante o governo Lula.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
Bolsonaristas depredam o prédio do STF neste domingo em Brasília
Em meio às insatisfações do PSD e do União Brasil, Lula escutou de lideranças do MDB que as bancadas estão alinhadas na Câmara e no Senado
Ministério mira letalidade policial, historicamente concentrada em jovens negros; um em cada três estados usa câmeras em fardas policiais
Misto de romance e autobiografia, o livro tem o próprio autor como protagonista
Arthur Lira prometeu emendas para deputados eleitos agora, mas não conseguiu liberações após o fim do orçamento secreto
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply