Dia do Candomblé, assinado por Lula, é aniversário adivinhem de quem? – Metrópoles

0
123


Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
08/01/2023 6:00, atualizado 08/01/2023 10:47
Nesta semana, o presidente Lula sancionou a lei que cria do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.
As ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Margareth Menezes (Cultura) também assinaram a lei com o presidente.
O projeto é de autoria do deputado Vicentinho (PT-SP) e, originalmente, a proposta previa a comemoração da data em 30 de setembro, mas, quando tramitou no Senado, o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), alterou para 21 de março.
Esta data foi escolhida pelo Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
Este mesmo 21 de março celebra o aniversário do ex-presidente Jair Bolsonaro, que nasceu nesse dia, em 1955, em Glicério (SP).
Justo ele, o presidente que se recusou a sancionar esse projeto e cujo governo atacou as religiões de matriz africana. Gestão que mandou retirar da exposição no Palácio do Planalto o quadro “Orixás”, com as três divindades africanas, da artista Djanira.
O quadro teria sido excluído a pedido da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e voltará a ser exposto agora, com a volta de Lula ao poder.
 
“Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na prática de atos antidemocráticos. O Judiciário não vai decepcionar o Brasil!” (Alexandre de Moraes, STF)
Lula ganhou apoio de políticos de todos os espectros e também do exterior; Bolsonaro pode ter se complicado até na Justiça
Governador da Paraíba, João Azêvedo, irá enviar 30 policiais para ajudar nas ações contra terroristas no DF
Alexandre de Moraes
Tentativa de golpe une o país em defesa da democracia
Enquete
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply