Três novatos com três objetivos diferentes a serem alcançados na temporada 2023 da Fórmula 1 – UOL

0
68

A cada temporada, novos pilotos aterrissam na Fórmula 1. Em 2023, três nomes farão sua estreia de maneira integral: Oscar Piastri, Logan Sargeant Nyck de Vries. E os três não poderiam ser mais diferentes. Suas idades, trajetórias, experiências e perspectivas do futuros escrevem histórias diferentes que se uniram em um único sonho: correr pela principal categoria de automobilismo do mundo.
Há quem esteja atrás de uma vingança muito esperada como no caso de De Vries, que nunca teve a oportunidade. Há os que são candidatos a tudo no futuro, como Piastri e agora Sargeant, que aproveitou o momento perfeito para realizar seu sonho com um ano de antecedência. 
São desafios diferentes, mas todos são unidos pela necessidade de fazer bem no menor tempo possível, já que na Fórmula 1 tempo é ouro. Uma tarefa que não será nada fácil tendo em conta que terão pouco mais de um dia de testes antes de enfrentar a primeira corrida de 2023.
Nyck de Vries: a oportunidade que tanto esperava…
Nyck de Vries, Scuderia AlphaTauri
Photo by: Michael Potts / Motorsport Images
No verão passado, Nyck de Vries tinha o objetivo de confirmar seu papel como piloto titular na Fórmula E com a Maserati junto ao programa no WEC com a Toyota. Mas tudo mudou por conta do GP da Itália, em Monza. De Vries recebeu um chamado da Williams para substituir Alex Albon e aproveitou a oportunidade com perfeição, chamando a atenção de todos presentes.
No dia seguinte, celebrou sua grande atuação com seu amigo Max Verstappen, que sem saber foi a chave do seu futuro: “Tente ligar para Helmut Marko, nunca se sabe”, disse o bicampeão mundial. De Vries não deixou Verstappen dizer duas vezes e dois dias depois estava em Graz, conversando com o conselheiro e diretor de pilotos da Red Bull
A primeira impressão foi muito boa, Marko estava na caça por um substituto para Pierre Gasly e o acordo com a AlphaTauri não demorou a ser fechado. Dessa forma, o holandês se prepara para disputar sua primeira temporada na F1 com 28 anos, quando pensou que tudo estava perdido.
A ideia de se autoproclamar campeão da Fórmula 2 em 2019 se desvaneceu com o tempo além da falta de oportunidade que recebeu na máxima categoria. Contudo, conquistou o título da Fórmula E em 2021 e realizou grandes atuações fora da F1 que chamaram a atenção. 
De Vries terá que se familiarizar com certos aspectos da Fórmula 1, mas conta com uma grande experiência em monopostos, o que não deve fazer com que demore para se adaptar.
Oscar Piastri, McLaren
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Oscar Piastri foi o ponto de atenção em agosto do ano passado. No fim da primavera, parecia destinado a ser o substituto de Fernando Alonso na Alpine, já que a renovação de contrato da equipe acabou não convencendo o espanhol e os diretores precisavam buscar uma alternativa.
No entanto, quando o anuncio do bicampeão mundial com a Aston Martin aconteceu, Piastri entrou em cena como piloto da equipe de Enstone, mas rapidamente fez questão de negar, já que neste momento já havia assinado contrato com a McLaren – quem finalmente venceu a batalha nos tribunais.
A trajetória do jovem australiano nas categorias inferiores foi perfeita, com três títulos consecutivos conquistados na Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 2, resultados excepcionais que fizeram todos os focos se concentrarem nele.
Ao contrário do que acontece com outros estreantes, as expectativas com Piastri estão nas nuvens e isso pode ser uma faca de dois gumes. Se conseguir se sair bem, entrará no seleto clube dos potenciais campeões do mundo, mas também existe o risco que Lando Norris o deixe para trás e acabe com toda essa empolgação.
O australiano vai precisar de alguns fins de semana para se adaptar e se familiarizar com o carro, mas com a chegada da Fórmula 1 na Europa, seus resultados terão que estar na altura do carro de Woking.
Logan Sargeant, Williams FW44
Photo by: Michael Potts / Motorsport Images
Quando a Williams anunciou que Logan Sargeant se tornaria parte da sua academia de jovens pilotos, ninguém prestou atenção na notícia. O piloto de 20 anos tinha acabado de fazer uma decepcionante temporada na Fórmula 3 e não parecia estar destinado a grandes coisas.
No começo de 2022, em seu primeiro ano na Fórmula 2, o norte-americano começou a mostrar um melhor rendimento: primeiro, entrando na zona de pontuação com seu primeiro pódio e depois, finalmente, com dupla vitória em Silverstone e no Red Bull Ring. Pouco a pouco, a Williams voltou sua atenção sobre Sargeant, sobre tudo tendo em conta de que precisavam de um piloto para dizer ‘adeus’ a Nicholas Latifi, o único obstáculo era a superlicença.
Na última corrida da temporada, em Abu Dhabi, o piloto estadunidense conquistou os pontos necessários e seu sonho se tornou realidade no mesmo momento. A Fórmula 1, então, contará com um piloto norte-americano no grid como há muito tempo esperava.
Logan Sargeant vai precisar de tempo, mas seu caso tranquilamente terá mais paciência em relação aos dois anteriores. O piloto não terá grandes estresses em sua estreia, poderá contar com a referência de Alex Albon e só terá que fazer uma temporada melhor do que Nicholas Latifi fez no ano passado, o que não parece uma tarefa muito complicada.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
F1: Russell vê peso atual dos carros “no limite da segurança”
F1: Ferrari impede Binotto de assumir outra equipe até 2024, diz imprensa italiana
F1: Mercedes e Aston Martin farão teste na Espanha em fevereiro
F1 – Último dia de Binotto e primeiro contato de Vasseur: a movimentada semana na Ferrari
F1: Ferrari anuncia data de lançamento do carro da temporada 2023
Novatos que estrearam nos treinos livres da F1: 10 nomes e um ‘camaleão’
F1 2023: Horários do GP de São Paulo e de outras corridas, número de De Vries e mais detalhes da próxima temporada; confira
F1: Russell alega que de Vries merecia ter seu momento de “estrelas alinhadas” para garantir vaga
F1: McLaren não tem medo de perder Norris para rivais
Ricciardo, Schumacher e mais: Quem são os pilotos reserva, de testes e “terceiros pilotos” da F1 2023?
F1 – Ex-McLaren e os bastidores de Hamilton x Alonso: “Jogamos 2007 fora”
F1: Andretti diz que “ganância” está por trás da negatividade de equipes atuais
Proprietário da equipe que busca lugar na F1 também disse que se trata de boato o baixo envolvimento da Cadillac na unidade de potência de 2026 de novo time
Dakar: Moraes assume vice-liderança geral em dia de vitória de Loeb e abandono e “desabandono” de Sainz
Brasileiro, que faz sua estreia no Dakar em 2023, está a 1h20 do atual campeão Nasser Al-Attiyah e 22min à frente de outra lenda do rally: Sebastien Loeb
F1: Ben Sulayem alega que FIA não é “plataforma para projetos pessoais” dos pilotos
Presidente ainda reitera que pilotos devem se concentram em pilotar e usar outros meios para se expressarem
F1: Verstappen admite surpresa com diferença de pontos para Leclerc em 2022
Atual bicampeão da F1 concorda com Helmut Marko e vê Mercedes “na briga” por título deste ano
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply