STF forma maioria para manter prisões de Torres e ex-comandante da PMDF – Metrópoles

0
104


11/01/2023 10:50, atualizado 11/01/2023 14:37
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela manutenção dos mandados de prisão contra o ex-ministro da Justiça Anderson Torres (foto em destaque) e o ex-comandante da Polícia Militar do DF (PMDF) Fábio Augusto Vieira.
O referendo da decisão monocrática, proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, começou a ser julgado nesta quarta-feira (11/1). Gilmar Mendes foi o primeiro a acompanhar o relator, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux o fizeram depois. A votação ocorre em plenário virtual e vai até as 23h59. Quatro ministros ainda votam.
Torres e Vieira tiveram a prisão decretada, de acordo com Moraes, por “omissão dolosa”. O ministro argumentou, nos mandados de prisão, que “absolutamente todos serão responsabilizados civil, política e criminalmente pelos atos atentatórios à Democracia, ao Estado de Direito e às Instituições, inclusive pela dolosa conivência — por ação ou omissão — motivada pela ideologia, dinheiro, fraqueza, covardia, ignorância, má-fé ou mau-caratismo”, disse.
Para ele, estão presentes os requisitos legais necessários para decretação da prisão preventiva e busca e apreensão, por pedido da Polícia Federal, frente a “necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a instrução criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais – e sua “adequação” – adequação da medida à gravidade do crime, circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado ou do acusado”.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.
De acordo com a corporação, 1.159 bolsonaristas foram presos e levados para prisões do Distrito Federal após atos antidemocráticos e ataques
Modelo anunciou a novidade em suas redes sociais; casal está junto desde 2015
Mais de 100 bolsonaristas são vacinados contra Covid-19 ao chegarem ao Complexo Penitenciário da Papuda e na Penitenciária Feminina do DF
Nikolas Ferreira (PL-MG) quer que ministro da Justiça seja responsabilizado por atos terroristas e sugere até prisão preventiva de Dino
Ministra dos Povos Indígenas tomou posse nesta terça-feira, ao lado de Anielle Franco, que assumiu a pasta da Igualdade Racial
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply