Grupo de defesa da democracia acompanhará apuração de atos golpistas – Portal EBC

0
112

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Advocacia-Geral da União criou o Grupo Especial de Defesa da Democracia (GEDD) para acompanhar as apurações e investigações relacionadas aos atos antidemocráticos que ocorreram no último domingo (8) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A portaria que cria o GEDD está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).
De acordo com a portaria, assinada pelo advogado-geral Jorge Messias, caberá também ao grupo ajuizar ações judiciais e adotar medidas para a preservação e o ressarcimento dos danos ao patrimônio público decorrentes desses atos antidemocráticos.
A portaria estabelece ainda que são objeto de atuação do grupo os pedidos de quebras de sigilos bancário, fiscal, telefônico ou de dados e demais medidas cautelares; as ações de improbidade administrativa, inclusive quando tratarem apenas de ressarcimento; e o compartilhamento de prova em ações penais, inquéritos ou processos administrativos relacionados aos fatos, entre outros.
Os atos antidemocráticos do último domingo culminaram na invasão e depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal, e do Palácio do Planalto, que ficam na Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília.
Edição: Denise Griesinger
Quem tropeçou nesta quarta foi o Santos, que perdeu de 3 a 0 para o Santo André, equipe que fechou a primeira fase da Copinha na liderança do Grupo 26.
Guitarrista inglês que chegou à fama com o grupo The Yardbirds antes de embarcar em uma carreira solo e foi indicado duas vezes ao Hall da Fama do Rock & Roll.
Mais de 301 toneladas das plantas aquáticas foram retiradas da areia. As gigogas se desprenderam de uma eco-barreira de contenção na Lagoa da Tijuca.
Mais 684 detidos – idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças – também foram identificados e responderão em liberdade.
Por questões humanitárias, 599 pessoas foram liberadas sem a necessidade de prestar depoimento, entre elas, idosos, pessoas em situação de rua, com problemas de saúde.
Injúria racial pode ser punida com reclusão de 2 a 5 anos. Antes, a pena era de 1 a 3 anos. Pena será dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas. 
A decisão, que envolve o Flamengo (campeão do Brasileiro) e o Palmeiras (vencedor da Copa do Brasil), será disputada a partir das 16h30 do dia 28 de janeiro.
Condenada a 39 anos de prisão por participação no assassinato dos pais, em 2002, Suzane deixou hoje a penitenciária de Tremembé, onde cumpria pena em regime semiaberto.
Em um longo discurso, a nova ministra Anielle Franco chamou a atenção para a necessidade de fortalecer políticas de reparação da dívida histórica do país com o povo negro.
Desde o início da pandemia, 695 mil morreram no país em consequência da covid-19. Casos confirmados passam de 36,5 milhões, e pacientes recuperados são mais de 35 milhões.
 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply