Luto na política – O Norte
Morre, aos 63 anos, Fernando Macedo, assessor parlamentar e ex-secretário municipal de governo de Montes Claros
Na ponta à esquerda, Fernando Macedo com a esposa Adriana Amaral e os amigos Janaína e Sebastião Vieira. (Márcia Vieira)
Faleceu nesta quinta-feira (12) em Belo Horizonte, aos 63 anos e de causas naturais, o assessor parlamentar e ex-secretário municipal de governo, Fernando Macedo.
Ele era pai de três filhos – Neto Macedo, Luciana e João Lucas –, do primeiro casamento com Suzana Brito. Atualmente estava casado com Adriana Amaral e mantinha residência em Montes Claros e na capital mineira, onde trabalhava como chefe de gabinete do deputado Arlen Santiago, há cerca de 30 anos.
Com trânsito livre em todas as correntes políticas da cidade, da região Norte de Minas e da capital, Fernando se destacava pelo tom conciliador e sua morte causou comoção.
Amigos se manifestaram em redes sociais e em contato com O NORTE. O ex-prefeito Ruy Muniz e a ex-deputada Raquel Muniz, casal com quem Fernando mantinha laços estreitos de amizade, escreveram:
“A política norte-mineira acordou de luto. Difícil acreditar que o amigo Fernando Macedo nos deixou. Articulador político, conhecedor de caminhos e atalhos na política, amava o que fazia e por isso, fazia com maestria. Mas, atrás dessa figura que deixou sua marca na política norte-mineira, existia o homem Fernando Macedo, generoso, humano, um grande amigo, de quem sentiremos ainda mais saudades. A toda a família de Fernando, o nosso abraço e as nossas orações para que Deus os conforte neste momento”.
O jornalista e fotografo Manoel Freitas, também se manifestou.
“O meu melhor amigo se mudou para o céu! Descanse em paz compadre Fernando Macedo, amigo, pai afetuoso, servidor público exemplar”.
Para Aldeci Xavier, jornalista político e presidente da Associação de profissionais da Imprensa (APIM), Fernando “entre as pessoas da sociedade de Montes Claros que navegavam na classe empresarial e política, era sem dúvida a pessoa mais próxima da imprensa e estendeu a mão para dezenas e dezenas de companheiros, sem que isso se tornasse de conhecimento publico. Até mesmo quando se exaltava, em defesa das suas opiniões, ele conseguia acalmar os ânimos e nunca deixava de atender quem batia a sua porta. Foi fiel a todos com quem teve oportunidade de trabalhar e fora da política intervia para ajudar seus amigos. Esse foi Fernando Macedo, que vai deixar uma lacuna não apenas em Montes Claros, mas em toda Minas Gerais”.
O deputado Arlen Santiago lamentou a morte do fiel escudeiro e amigo Fernando:
“Ao nosso lado, foram mais de 30 anos de história, parceria, amizade e luta! Quem teve a oportunidade de o conhecer, sabe do coração gigante que ele tinha. Estava sempre pronto para ajudar quem precisasse, e era esse pensamento que o motivava a trabalhar todos os dias. Fazia amigos por onde passava, compartilhando suas histórias com alegria. Pedimos a Deus que nos dê forças para seguir adiante e, principalmente, para que abençoe e conforte toda a família. Nesse momento, prestamos os mais sinceros sentimentos de pesar à esposa, aos filhos e netos. Vai deixar uma enorme saudade em todos nós! Não há palavras suficientes para expressar e reconhecer o grande legado que ele deixou. Fernando, só podemos agradecê-lo por todos os anos de amizade, dedicação, lealdade e companheirismo. Muito obrigado por nos deixar fazer parte da sua história”.
Fernando Macedo foi também secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão do ex-prefeito Luiz Tadeu Leite, Presidente da Comissão de Licitação no governo do então prefeito Mário Ribeiro, diretor regional da antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) e chefe de gabinete do deputado Arlen Santiago nas oito legislaturas.
O assessor parlamentar será velado nesta sexta (13), na Santa Casa, a partir das 6h.