Xbox: Google e Nvidia se juntam à Sony contra aquisição da Activision Blizzard – MSN
O Google e a Nvidia se juntaram à Sony para levantar questionamentos à Comissão Federal de Comércio (FTC) sobre a compra planejada da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 69 bilhões, de acordo com um relatório da Bloomberg.
As duas empresas afirmam que, ao adquirir a Activision Blizzard, a Microsoft ganharia uma vantagem injusta nos mercados de nuvem, assinatura e jogos para dispositivos móveis. Dito isso, uma fonte disse à Bloomberg que a Nvidia pelo menos não se opõe totalmente à compra, mas deixa claro a importância do acesso igualitário aos títulos dos jogos.
O relatório não detalha as outras preocupações específicas de nenhuma das empresas. Vale lembrar que a Microsoft atualmente é concorrente em jogos em nuvem da Nvidia (GeForce Now), já que o Stadia, do Google, morreu no ano passado. Nos jogos para celular, porém, a Microsoft tem pouca presença.
Na verdade, o chefe do Xbox, Phil Spencer, sinalizou anteriormente que a divisão mobile King, da Activision Blizzard, seria um dos grandes fatores da aquisição planejada, e os registros relacionados ao acordo revelaram que a Microsoft deseja usar a King para criar uma nova “plataforma mobile xbox”.
A Nvidia e o Google se juntam à Sony como grandes empresas que apresentam questões aos órgãos governamentais sobre a compra, embora com base no tom, essas duas últimas sejam notavelmente mais brandas sobre o assunto.
No ano passado, a FTC anunciou que abriria um processo para bloquear a tentativa de aquisição da Microsoft devido a preocupações de que o acordo prejudicaria a concorrência de fabricantes de consoles rivais por meio da exclusividade. A Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA) também levantou preocupações semelhantes.
Nos últimos meses, a Microsoft tem repetido falas negando as preocupações, inclusive oferecendo um acordo para manter Call of Duty no PlayStation por até dez anos e uma promessa semelhante de trazer a série para os consoles da Nintendo.
Embora não esteja claro exatamente como a Nvidia ou o Google continuarão envolvidos, ambas as empresas podem ser chamadas para testemunhar perante a FTC quando o processo for a julgamento, que a Bloomberg observa que está planejado para agosto deste ano.
**Traduzido por João Paes
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga João Paes Neto no Instagram e Twitter.