Lula defende política tributária nova e sugere pente fino em gastos ineficazes – JOTA

0
117

Novo Governo
Presidente também garantiu a permanência do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, após as críticas de aliados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou querer que os ricos paguem mais impostos do que os pobres na implementação de um novo arcabouço tributário. Ao reforçar a necessidade da discussão, ressaltou que a ampliação de gastos sociais é prioridade e deve ser entendida como investimento.
“O mercado construiu a narrativa de que tudo o que é feito que não seja o pagamento de juros é gasto. Temos de parar de usar a palavra gasto”, disse.
Após citar a necessidade de uma nova política tributária, Lula voltou a criticar setores do sistema financeiro ao sugerir que “nunca viu a Febraban dar uma parte do dinheiro que gasta com juros para o padre Júlio Lancelottii alimentar as pessoa”.
O petista acenou com enxugamento de gastos públicos que sejam interpretados como incoerentes. O exemplo usado foi a remuneração recebida por conselheiros da Eletrobras que, segundo ele, chegaria a R$ 200 mil, após o processo de desestatização. “Isso não é jogar dinheiro fora?”, indagou. As declarações foram feitas hoje no primeiro encontro entre o presidente e jornalistas.
Lula também garantiu a permanência do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, após as críticas de aliados sobre a condução nos atos de terrorismo em Brasília.
“Quem coloca ou tira ministros é o presidente da República, e se eu tirar cada ministro na hora que cometer erro, seria a maior rotatividade da história”, disse.
O petista também disse estar convencido de que setores das Forças Armadas, além da Polícia Militar do Distrito Federal, facilitaram o acesso ao Palacio do Planalto no episódios de terrorismo, no domingo.
A avaliação do presidente é de que há uma clima classificado como negacionista nas Forças Armadas. Além de punição aos responsáveis e financiadores, o presidente falou sobre a necessidade de construir uma narrativa para reestabelecer a paz”.
Bárbara Baião – Analista de Política em Brasília. Passou pelas redações da CBN e CNN Brasil, com foco na cobertura do Legislativo. Email: [email protected]
Compartilhe
Tags
ministério público
Em tempos de deploráveis atentados à democracia, aposentadoria de subprocuradora deixa enorme lacuna
, , , | Artigos
Administração pública
Emoldurando o conceito para garantir o atingimento do objetivo
| Artigos
infraestrutura
Investimento, embora um processo de longo prazo, exige ação imediata dos entes federativos, setor produtivo e população
| Artigos
criptoativos
Marco legal sancionado em dezembro entra em vigor após 180 dias e veio em boa hora
, | Artigos
agronegócio
Cédula de Produto Rural é hoje um dos principais instrumentos para financiar a cadeia produtiva
| Artigos
Regulação e Novas Tecnologias
Até o mercado imobiliário, historicamente conservador, está quebrando padrões tradicionais
, , , | Regulação e Novas Tecnologias

source

Leave a reply