Hoje nas notícias: Novo aeroporto, corrupção e ajustes diretos – ECO

0
144


Para efectuar a subscrição é necessário iniciar a sessão.

Esqueceu-se da palavra-passe?

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
Uma visão económica e política do país e do mundo. Exclusiva. Com assinatura. Só os membros desta comunidade têm acesso. Para decidir de forma informada, e antes dos outros. Não queremos assinantes, queremos membros ativos da comunidade.
{{ calculatePrice(‘premiumEco’) }} por ano por mês
{{ calculatePrice(‘premiumEcoAdvocatus’) }} por ano por mês
{{ calculatePrice(‘premiumEcoPessoas’) }} por ano por mês
A comissão técnica que do aeroporto de Lisboa poderá riscar opções de localização da lista entregue pelo Governo. Três em cada quatro compras do Tribunal de Contas foram feitas por ajuste direto. O Secretário de Estado das Comunidades é suspeito de corrupção. A WTW vai contratar até 300 pessoas para novo hub. Conheça algumas das notícias que marcam a atualidade em Portugal.
Os trabalhos da comissão técnica independente responsável por estudar as localizações do novo aeroporto já arrancaram. O Governo definiu cinco opções, mas a coordenadora da comissão explica que, depois de aplicados os critérios de viabilidade técnica, a lista final pode ser mais curta. Em entrevista, Rosa Partidário adianta que a lista das opções de localização que vão ser estudadas será fechada até abril. O relatório final que apontará para a melhor opção será entregue ao Governo até final de 2023.
Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).
A renovação online das autorizações de permanência em território nacional para estrangeiros volta a estar disponível esta semana e passa a abranger, pela primeira vez, os vistos gold. A medida do Governo pretende colmatar o congestionamento dos balcões de atendimento presencial e telefónico no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Em outubro, o serviço registou 29 milhões de tentativas de chamada em 12 horas, levando a que a central telefónica cedesse à pressão e deixasse de funcionar.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Três em cada quatro compras do Tribunal de Contas foram concretizadas com recurso a ajustes diretos. Os contratos de aquisição de bens e serviços de 2008 a 2022, que constam do portal Base, mostram que o recurso à modalidade do ajuste direto ocorreu em 74% das vezes. Há, contudo, mais procedimentos abertos à concorrência desde que o juiz conselheiro José Tavares assumiu a presidência, há dois anos. Ou, como justifica o tribunal, desde que a lei foi alterada em 2017 para limitar o montante máximo dos ajustes.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
O Ministério Público estará a investigar o secretário de Estado das Comunidades, enquanto ex-presidente da Câmara do Funchal, no inquérito que envolve suspeitas sobre a atividade de quatro autarquias madeirenses e do PS Madeira. De acordo com o Correio da Manhã, Paulo Cafôfo será um dos principais suspeitos neste processo, no qual estão a ser investigados contratos públicos celebrados entre os municípios do Funchal, Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol e várias empresas privadas.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
A Willis Towers Watson (WTW) escolheu Lisboa para a instalação de um novo centro de serviços partilhados. A multinacional, terceira maior empresa de consultoria e análise de riscos e corretagem de seguros do mundo, quer fazer de Lisboa um hub para a Europa e Reino Unido. O investimento será de dez a 15 milhões de dólares (entre nove e 14 milhões de euros ao câmbio atual) e implica a criação de “200 a 300 postos de trabalho ao longo deste ano e do próximo”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
16 Janeiro 2023
Alemanha inicia envio dos sistemas Patriot para a Polónia
16 Janeiro 2023
TAP: Sintac apela à união dos sindicatos de terra
16 Janeiro 2023
Reestruturação não atira cliente para lista negra, diz BdP
16 Janeiro 2023
Salvador Sobral em campanha sobre insuficiência cardíaca
16 Janeiro 2023
KeepWells sobe para 9,5 euros e dá saúde mental ilimitada
16 Janeiro 2023
Endesa é a principal fornecedora de eletricidade ao Estado
16 Janeiro 2023
Zurich lança seguro exclusivo para startups e empreendedores
16 Janeiro 2023
Brasil: Presidente do PT exclui amnistia a radicais
16 Janeiro 2023
SITESE e AHETA acordam aumentos salariais na hotelaria
16 Janeiro 2023
Nova presidente da Câmara de Espinho anuncia auditoria
5 coisas que vão marcar o dia
Primeiro advogado robô estreia-se em tribunal
Rita Marques volta a cair do turismo, em menos de uma semana
MP pede prisão preventiva para ex-autarca de Espinho
Fatura da Sorte dá 23 milhões em prémios desde 2014
O sobe e desce da inflação desde a chegada do euro
{{ noCommentsLabel }}
Ainda ninguém comentou este artigo.
Promova a discussão dando a sua opinião
Ao longo desta segunda-feira, 16 de janeiro, o ECO traz-lhe as principais notícias com impacto nos mercados e nas economias. Acompanhe aqui em direto.
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Receba gratuitamente informação económica de referência
Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android
Atualize o seu browser para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu browser agora
×

source

Leave a reply