Deputado bolsonarista comemora sanção de Lula do CPF documento único – Metrópoles
Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe
16/01/2023 9:00, atualizado 16/01/2023 1:28
O deputado bolsonarista general Peternelli (União-SP) celebrou a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva da lei que torna o CPF o número único de identificação geral no país.
O texto foi sancionado por Lula na semana passada e torna o CPF “universal”, irá constar em todos os outros documentos do cidadão. Será o mesmo para carteira de habilitação, do titulo de eleitor e outros registros.
Peternelli, que foi autor de um projeto semelhante, elogiou a sanção, mas não citou o nome de Lula em vídeo gravado em suas redes sociais. Disse se tratar de um “sonho realizado”.
“Número único para o cidadão brasileiro. Um sonho concretizado. As crianças no Brasil há oito anos já nascem com o CPF na certidão de nascimento. O projeto sancionado e aprovado prevê que essa criança quando for tirar a carteira de identidade, em vez de receber um outro número receberá o mesmo que está na certidão de nascimento. Hoje a pessoa pode ter 27 números de carteira de identidade. A partir desse momento só terá um número que será o CPF” – afirmou Peternelli no vídeo.
Ele, com outros sete deputados bolsonaristas, eram autores de um projeto com esse conteúdo, mas acabou sendo arquivado em função do avanço do outro texto.
O projeto sancionado por Lula, e aprovado em dezembro no Congresso Nacional, foi iniciativa de Felipe Rigoni (PSB-ES), e contou com apoio de outros onze colegas, quase todos apoiadores de Lula.
“Meu CPF é um, o CPF do presidente Jair Bolsonaro é outro”. (Arthur Lira, PP-AL, que engavetou todos os pedidos de impeachment contra Bolsonaro e que agora quer o apoio de Lula para se reeleger presidente da Câmara dos Deputados)
Houve um levante que deixou impressas as digitais de altas patentes nos campos de batalha
Os caminhos para diminuir a desigualdade passam por um ponto fundamental — também esse assinalado há 200 anos por Bonifácio: a educação
Proposta é alvo de enquete na Câmara e previa fim das multas para quem fechou estradas; mas terroristas de agora poderiam se beneficiar
Govenador mineiro fez ontem um duro ataque ao governo de Lula e se confirma como o mais anti-Lula entre seus colegas
Vice e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio irá se reunir também com a direção da CNC, em março
Todos os direitos reservados