Praia Grande lança portal voltado ao turismo para concentrar … – A Tribuna
Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023
Praia Grande lançou um portal voltado somente ao turismo neste link. A ideia é concentrar atrações, espetáculos e opções para além da praia em um único lugar, mais acessível e com fácil navegação. O portal reúne informações sobre os pontos turísticos, eventos oficiais, cicloturismo, agenda cultural e informações sobre estadia e onde comer na Cidade.
Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!
Uma delas é a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho, que foi revitalizada e entregue em 2019. O espaço, com vista para o mar, tem 32 quiosques para piquenique ou churrasco. Além dos novos quiosques com churrasqueiras, também foi construído um deque no paredão de pedra, de frente ao Mar Pequeno, conhecido ponto de pesca.
De acordo com a Administração, também houve reforma e instalação de equipamentos urbanos, como bancos e lixeiras. O deque, com 73 metros de extensão e cinco de largura, foi confeccionado com madeiramento ecológico plástico e tem grades com cerca de um metro de altura, para promover mais segurança. O Portinho também tem um novo portal de entrada e uma via de acesso pavimentada.
O espaço da área de lazer, com cerca de 41 mil metros quadrados, foi construído para receber atividades como churrasco, esportes e cultura. Há, ainda, um Museu Ambiental. O espaço tem laboratório, salas para oficinas de reciclagem, biblioteca, horta e estufa. A unidade promove atividades práticas e atrativas, nas quais os estudantes aprendem a importância da natureza para a vida humana, atitudes para a preservação ambiental e a conhecer as diferenças entre os ecossistemas da região, como o manguezal, a praia e a Mata Atlântica.
O acesso ao Portinho é feito pela Rua Paulo Sergio Garcia, todos os dias, das 6 às 18 horas.
Cicloturismo
Além das praias, a Cidade dispõe de potencial para o cicloturismo. Com 22,5 quilômetros de ciclovia que acompanham todo o calçadão da orla, a Cidade tem duas rotas de percursos leves. Na Rota Ciclo Eco, há passagem pelas avenidas Ayrton Senna da Silva e Ecológica, chegando ao Canto do Forte, onde se localiza a Fortaleza de Itaipu.
Na Rota Sol, Areia e Mar, a saída é da Fortaleza de Itaipu (Forte) até o campo da Aviação pela Avenida Castelo Branco (orla da praia), retornando pelo Bairro Boqueirão. Esta rota vai até o Bairro Solemar, aproveitando 100% da ciclovia. São duas horas de passeio.
Fortaleza
A Fortaleza de Itaipu teve sua construção iniciada em 1902 e tem três fortes — Jurubatuba, Rego Barros e Duque de Caxias. Atualmente, a estrutura abriga a organização militar do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe).
A área ocupada pela Fortaleza de Itaipu, de 2,4 milhões de metros quadrados, faz parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, que abriga ricas flora e fauna, como orquídeas, bromélias, borboletas, saruês e lagartos.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o forte foi mantido em estado de alerta, garantindo a proteção do Porto de Santos. Em 1994, o local foi aberto à visitação pública. Fica na Avenida Marechal Mallet, 1, no Canto do Forte. As visitas devem ser agendadas pelo telefone 3473-2511.
Parque
Outra atração é o Parque da Cidade. Ele foi revitalizado também em 2019. Oficialmente chamado Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, o espaço fica ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos.
O parque tem pista de cooper, quiosques, equipamentos de ginástica e espaço para piqueniques. Há, ainda, Orquidário Municipal e Dog Park. Fica aberto todos os dias, das 7 às 20 horas.