PF cumpre mandados contra esquema de corrupção na contratação de médicos em Redenção, interior do CE – Diário do Nordeste

0
32

Segunda fase da operação Dor Fantasma foi deflagrada nesta sexta-feira (20) em Fortaleza e no Eusébio
Escrito por Redação, 08:55 – 20 de Janeiro de 2023. Atualizado às 09:34
Dando continuidade à investigação que apura a contratação fraudulenta de médicos e enfermeiros no município de Redenção, no interior do Ceará, a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a operação policial Dor Fantasma 2.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, em Fortaleza e no Eusébio, na Região Metropolitana. O objetivo é apreender documentos e mídias para esclarecer elementos já levantados na primeira fase da operação, deflagrada em 14 de outubro de 2022. 
Além disso, a ofensiva quer individualizar a atuação dos suspeitos nos crimes investigados e descobrir qual o destino dos recursos públicos repassados pela União ao Município, apurando se há desvios e/ou apropriação de recursos públicos federais. 
As investigações tiveram início em 2020, após indícios de que houve contrato na ordem de R$ 1.550.592 oriundos dos cofres da União com cooperativa aparentemente sem capacidade logística e operacional com dispensa de licitação.
A PF identificou que a empresa investigada recebeu dos cofres públicos R$ 58 milhões, grande parte de origem federal, por meio de contratos firmados com diversas prefeituras do Ceará.
Se comprovado os crimes, os investigados responderão por corrupção ativa e passiva, com penas de até 36 anos de prisão. As investigações continuam com análise do material apreendido.
Ainda na primeira fase da ofensiva, a prefeitura de Redenção se pronunciou, afirmando colaborar com a operação. A gestão justifica que “o contrato investigado junto a Cooperativa foi feito durante o auge da pandemia da Covid-19, em 2020, onde se dispensava licitação devido à gravidade do momento”. 
O Diário do Nordeste tenta novo contato com a prefeitura de Redenção, nesta sexta-feira (20). 
A Prefeitura de Redenção vem a público informar que através dos órgãos de controle interno e de assessoria jurídica, acompanhou o cumprimento das diligências realizadas pela Polícia Federal, na Secretaria Municipal de Saúde, a fim de averiguar uma suposta irregularidade em licitação com uma Cooperativa para contratação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde no município. 
A Prefeitura está colaborando com a operação e a Secretaria de Saúde colocou à disposição da investigação todos os documentos solicitados. Vale ressaltar que o contrato investigado junto a Cooperativa foi feito durante o auge da pandemia da Covid-19, em 2020, onde se dispensava licitação devido à gravidade do momento. A Prefeitura preocupada com o estado emergencial que se encontrava a saúde no município interviu abrindo uma ala especial para pacientes com Covid-19 no Hospital Filantrópico Paulo Sarasate, inclusive com leitos de UTI COVID onde foi realizado mais de 500 atendimentos e procedimentos com relatórios enviados para o Ministério da Saúde. 
A Administração Municipal nunca foi chamada para prestar esclarecimentos do caso. No entanto, continuará colaborando com as investigações e está serena quanto a todas as medidas que foram tomadas em relação ao caso investigado.
 
O banco de dados criado no Ceará já colaborou em 30 investigações, a partir da comparação entre materiais genéticos
Homem discutiu com a vítima em frente à unidade de saúde e foi preso em seguida
Vítima tinha 41 anos
O homem, que fugiu do Sistema Penitenciário após ser condenado a mais de 70 anos de prisão por participação em uma chacina, foi recapturado nesta semana
A Polícia Civil deteve os três indivíduos em uma operação de combate ao crime organizado, realizada em dois municípios
Homem responde a crimes como homicídio, tentativa de estupro e roubo
Segunda fase da operação Dor Fantasma foi deflagrada nesta sexta-feira (20) em Fortaleza e no Eusébio
O suspeito já tem passagem na Polícia por homicídio
Balanço das atividades do órgão foi divulgado nesta terça-feira (19)
A corporação informou que os PMs seguem sob observação médica
O outro réu pelo crime, que seria o executor, já foi condenado a 18 anos de prisão
Suspeito foi capturado em força-tarefa executada pelas polícias do Ceará e do RJ
Corporação investiga se o suspeito de manter as espécies em cativeiro tem ligação com o tráfico internacional de animais
As vítimas foram surpreendidas por três homens que saíram de um carro
Izaias Maciel fugiu no dia 25 de novembro de 2022, instantes após ser condenado por participar da Chacina de Quixeramobim. Nesta quarta-feira (18), ele foi recapturado e o irmão dele também foi preso.
A vítima foi morta e deixada em via pública
Tentativa de latrocínio, participação em motim e agressão contra suspeitos presos também serão apuradas administrativamente
O corpo da vítima foi encontrado em via pública
Cauã Gomes Moreira e Andrés Matheus Moraes Jansen podem passar mais de 30 anos na prisão
Cinco homens foram condenados a um total de 26 anos de prisão, por tráfico de drogas, pela Justiça estadual

source

Leave a reply