Sigilo de 100 anos: governo Bolsonaro fez uso inadequado da medida, diz ministro – Yahoo Noticias

0
89

O ministro da CGU (Controladoria Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho, afirmou que os sigilos de 100 anos decretados por Jair Bolsonaro (PL) durante os quatro anos de mandato foram "o exemplo maior de interpretação inadequada da Lei de Acesso à Informação”.
Em entrevista ao jornal O Globo, ele explicou que é possível determinar que dados pessoais relativos à honra, intimidade e privacidade podem ser protegidos, mas “isso não significa que se deve proteger todo um documento com esse argumento”.
“Por exemplo: o meu salário é um dado pessoal. Mas eu sou servidor público. Então, o meu salário está no Portal da Transparência. É um dado pessoal no qual o interesse público se sobrepõe. Qual é a confusão que foi feita? Se confundiu privacidade com dado pessoal”, apontou.
Os principais são:
Entrada de pastores no Planalto
Cartão de vacinação
Dados de crachás dos filhos
Processo contra Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde
Documentos de Laura Bolsonaro
Mensagens após prisão de Ronaldinho
Processo das “rachadinhas” de Flávio Bolsonaro
Cachê pago pela Caixa Econômica Federal ao cantor Gustavo Lima pela Mega da Virada em 2021
Relembre detalhes aqui.
‘Revogaço’. Por diversas vezes, especialmente durante a campanha eleitoral, o presidente Lula (PT) prometeu suspender os sigilos de 100 anos impostos pelo governo Bolsonaro. Entretanto, a retirada será gradual e analisada caso a caso, para que não ocorram erros.
É o que afirmou Carvalho, ministro da CGU, em conversas com interlocutores no final do ano passado. Ele apontou que a revogação em bloco contradiz o princípio da própria lei, que é o interesse público.
Está previsto na Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff;
Colocou fim no sigilo eterno de documentos oficiais, estipulando prazo máximo de cem anos;
Prevê que informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem tenham acesso restrito pelo prazo de até cem anos;
Mas também informa que a restrição não pode ter o objetivo de “prejudicar processo de apuração de irregularidades em que o titular das informações estiver envolvido, bem como em ações voltadas para a recuperação de fatos históricos de maior relevância".
Responsável por bomba e articulador de acampamento golpista trabalharam na pasta chefiada pela senadora eleita
Dois vereadores de Jataízinho, no Paraná, participaram remotamente, da praia, de votação sobre reajuste de salários
Nos últimos dias, moradores de Catalão, cidade do interior de Goiás com 113 mil habitantes,…
Homem confessou à polícia que queria "corrigir" a criança
Foi desmontado nesta sexta-feira (20) nos Estados Unidos um muro de contêineres instalado há poucos meses pelo então governador do Arizona, o republicano Doug Ducey, ao custo de US$ 100 milhões.Ducey ordenou que uma enorme fila de contêineres fosse colocada na fronteira dos Estados Unidos com o México, durante os últimos meses de seu governo, medida que descreveu como uma tentativa de combater a migração em situação ilegal.
O Peru fechou neste sábado (21) por tempo indeterminado a entrada da cidadela inca de Machu Picchu, alegando motivos de segurança, diante dos protestos que pedem a renúncia da presidente Dina Boluarte, que já deixaram 46 mortos. "Determinou-se o fechamento de rede de trilhas incas e da llaqta (cidadela) de Machu Picchu, ante a conjuntura social e para salvaguardar a integridade dos visitantes", informou o Ministério da Cultura, em um comunicado, acrescentando que a medida ficará em vigor "até no
Uma das raras mulheres pretas no Brasil a comprar os direitos de um texto da Broadway, Flávia…
Preso na Espanha acusado de agressão sexual, desde a última sexta-feira (20), Daniel Alves teve uma…
A Rússia anunciou neste sábado (21) que tomará medidas de represália contra os veículos de comunicação franceses que operam na Rússia, depois do congelamento das contas bancárias da RT France, filial francesa da emissora russa RT, cujas emissões estão suspensas na União Europeia (UE). "O congelamento das contas da RT France implicará medidas de represália contra os meios de comunicação franceses na Rússia.
Mais um sábado de protestos em Telavive. Manifestantes estão contra reforma do sistema Judicial prevista pelo executivo de Benjamin Netanyahu.
Obras têm previsão para depois do carnaval
Os líderes de França e Alemanha se comprometeram, neste domingo (22), a serem um motor para a Europa e continuar apoiando a Ucrânia "o tempo que for necessário", em um ato de comemoração dos 60 anos de cooperação franco-alemã. – Cooperação em muitos níveis – Assinado entre os líderes do Pós-Guerra, Konrad Adenauer, da Alemanha, e Charles de Gaulle, da França, o Tratado do Eliseu, de 1963, abarca desde a cooperação militar até o intercâmbio para jovens. 
Após a derrota por 3 a 0 para o River Plate-ARG em Orlando, o Vasco de Maurício Barbier tinha quase…
A manifestação da torcida brasileira foi de "vergonha" e muitas vaias. Muito por causa de uma…
Das ruas à esfera política Turquia inflamada após queima do Corão frente à sua embaixada em Estocolmo.
Com 27 quilómetros de muro de aço construídos na fronteira com a Turquia, Grécia propõe-se a construir mais 35. Em 2022, helénicos impediram a entrada no país de 260.000 migrantes ilegais
Segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, para perda de peso, a quantidade de comida ingerida é mais importante do que o horário da alimentação
De visita a Budapeste, e ao lado da sua homóloga húngara, o presidente da Croácia lançou duras acusações à União Europeia.
Curtindo o terceiro dia de festa, os brothers e sisters puderam viver o clima de Carnaval dentro da…
Na Zona Sul, evento gratuito traz shows e atividades esportivas. Zona Oeste terá programação pela primeira vez

source

Leave a reply