Suspeito-chave do 'Catargate' revelará esquema, afirma advogado – Yahoo Noticias

0
115

O ex-eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri, que assinou um acordo de cooperação com a Justiça belga, revelará todos os detalhes do escândalo de corrupção conhecido como “Catargate”, afirmou seu advogado nesta segunda-feira (23).
Em entrevista à AFP, o advogado Laurent Kennes disse que Panzeri “não é inimigo de ninguém. Ele simplesmente irá colaborar”.
Além disso, indicou que é “importante considerar que [Panzeri] não está recebendo um presente”, mas que o ex-eurodeputado “decidiu garantir a sua situação e negociar uma sentença”.
Panzeri, preso em dezembro como parte do escândalo que abalou o Parlamento Europeu e também considerado uma peça-chave no caso, surpreendeu a todos em 17 de janeiro ao assinar o acordo de cooperação judicial.
O caso se concentra em indícios de pagamentos a legisladores europeus para favorecer os interesses do Catar no Parlamento Europeu, embora também se multipliquem as denúncias de participação do Marrocos nessas ações.
Panzeri foi eurodeputado de 2004 a 2019, embora no final do seu mandato tenha permanecido em Bruxelas à frente de uma ONG supostamente dedicada ao combate à impunidade.
Segundo o acordo de cooperação, Panzeri compromete-se a revelar ao tribunal detalhes da rede de corrupção em que admite ter participado.
Como explicou Kennes, Panzeri deve fornecer aos investigadores “toda a história, todos os relacionamentos, tudo o que aconteceu desde 2014, ou mesmo antes, em termos de contatos. E também os mecanismos financeiros que foram usados”.
O escândalo provocou a detenção de Panzeri e outras três pessoas, incluindo a eurodeputada grega Eva Kaili, um das vice-presidentes do Parlamento Europeu, mas o testemunho do ex-legislador italiano poderia expor outros nomes importantes da política europeia.
mad/ahg/es/am/rpr
A Polícia Civil investiga se a maior facção criminosa do Rio está envolvida numa tentativa de…
A Polícia Civil concluiu, nesta segunda-feira (23), o inquérito relacionado ao médico anestesista colombiano Andres Eduardo Oñate Carrillo, de 32 anos, preso na semana passada por estupro de vulnerável. O procedimento foi enviado à Justiça com o indiciamento do autor e a solicitação de conversão da prisão temporária em preventiva. O titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Luiz Henrique Marques, informou que o anestesista colombiano também é investigado por armazenar pornogra
No dia 17 de março de 2022, Ana Maria Braga e Fabio Arruda assistiram juntos a uma partida entre…
MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – As câmeras de segurança da boate Sutton Barcelona mostram que o jogador brasileiro Daniel Alves, 39, passou 16 minutos dentro do banheiro com a mulher de 23 anos que o acusa de estupro. As investigações correm em segredo de Justiça, mas a informação foi publicada neste domingo (22) pelo jornal El Periódico, o mesmo que já havia divulgado trechos do depoimento da jovem perante a juíza espanhola na sexta-feira (20). Após as declaração dela, a juíza decretou prisão pre
A mãe do menino Henry Borel, Monique Medeiros, voltou a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) em uma função administrativa, no almoxarifado, com remuneração bruta de R$ 3,1 mil, em dezembro de 2022. Ela chegou a ser presa, mas foi solta após decisão monocrática do relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, após o pedido ter sido negado no Supremo Tribunal Federal, pelo ministro Gilmar Mendes. Servidora concursada da SME
Christophe Galtier colocou astros como titulares pela Copa da França
Rubens Villar Coelho já havia sido preso, mas, em outubro, foi solto após pagar uma fiança de R$ 15 mil
No dia 22 de janeiro, um avião monomotor pousou em uma rodovia no noroeste do condado de Harris, Texas (EUA), e pegou fogo com o impacto. O piloto saiu milagrosamente ileso do acidente e disse ter chegado a tocar na capota de um caminhão antes de pousar no asfalto.
Juntos de novo! Neymar e Bruna Biancardi decidiram dar mais uma chance ao amor. Os dois reataram o…
A atriz, que está recém-separada, fez texto em que fala sobre machismo e criação patriarcal em seu Instagram
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Michelle Barrosé a mais nova contratada do SBT. A apresentadora foi anunciada nesta segunda-feira (23) com a função de comandar a cobertura do Carnaval da emissora de Silvio Santos. A jornalista saiu da Globo em maio do ano passado, após 12 anos de casa. Na época, ela revelou ter pedido demissão. "Gente, nós já estamos aqui nos preparando para o Carnaval. E eu vou contar para vocês que, em 2023, você vai poder curtir a festa por todo o Brasil aqui no SBT. Os blo
Até agora, apenas os Estados Unidos, a Arábia Saudita e o Bahrein classificaram a Guarda Revolucionária como uma organização terrorista. A ideia está a ser ponderada pelo Reino Unido e pela Austrália.
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, passa a disponibilizar a partir de hoje (23) uma versão virtual da mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, exposição que está atualmente em cartaz no museu e que aborda as línguas e culturas indígenas do Brasil. Segundo a instituição, essa será a oportunidade de mais pessoas poderem conferir a exposição, que é dedicada às mais de 175 línguas indígenas que ainda são faladas no Brasil. A versão virtual e gratuita da exposição está disponív
A missão Gaia ajudou revelar um exoplaneta orbitando a estrela HD 206893. Ele tem 13 vezes a massa de Júpiter e realiza fusão nuclear com o deutério
Três pessoas foram detidas após casal de estrangeiros ter admitido que dinheiro apreendido por…
Países da União Europeia (UE) e o Reino incluíram, nesta segunda-feira (23), mais de 40 funcionários e organizações do Irã em suas listas negativas, devido à repressão aos protestos que sacodem o país – disseram várias fontes.A UE adotou medidas punitivas contra 37 funcionários e organizações da República Islâmica. Trata-se da quarta rodada de sanções impostas pelo bloco ao Irã e foi decidida durante uma reunião dos ministros europeus das Relações Exteriores, em Bruxelas.Publicada no Diário Oficial da UE, a lista dos afetados inclui o ministro dos Esportes e da Juventude, Seyed Hamid Sajjadi Hazaveh, dois diretores da rádio e televisão iraniana, quatro deputados e quatro comandantes regionais dos Guardiães da Revolução.A UE já puniu mais de 60 funcionários e organizações iranianas pela repressão aos protestos que eclodiram após a morte de uma jovem curdo-iraniana sob custódia policial por descumprir o rigoroso código de vestimenta do país.Entre eles, estão funcionários, agentes da polícia da moralidade de Teerã, líderes da Guarda Revolucionária e veículos estatais de imprensa.Apesar dos pedidos da Alemanha e Holanda, os países-membros da UE ainda não decidiram classificar a Guarda Revolucionária como um grupo terrorista. O governo iraniano já advertiu a UE contra essa possibilidade.Nesta segunda, o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell, disse que, antes de adotar esta medida, é necessária uma decisão judicial de um dos membros do bloco."Não podemos dizer: 'Te considero terrorista porque não gosto de você'. Isso poderá ser feito, quando um tribunal de um Estado-membro emitir uma declaração legal, uma condenação concreta", explicou.Já o Reino Unido aplicou sanções a outras cinco pessoas, entre elas o vice-procurador-geral iraniano, Ahmad Fazelian.Segundo o governo britânico, o vice-procurador é responsável por "um sistema judiciário caracterizado por julgamentos injustos e penas desproporcionais, incluindo o uso da pena de morte por razões políticas"."Alireza Akbari foi uma vítima trágica deste brutal sistema", acrescentou Londres, referindo-se ao britânico de origem iraniana executado em 14 de janeiro, após ser declarado culpado de espionagem para os serviços de Inteligência do Reino Unido.A lista negativa inclui Kiyumars Heidari, comandante das forças terrestres do Exército iraniano, e Hosein Nejat, responsável pela segurança em Teerã da Guarda Revolucionária."Os que receberam sanções no dia de hoje (…) estão no centro da brutal repressão do povo iraniano por parte do regime", disse o ministro britânico das Relações Exteriores, James Cleverly.del-ahg/mb/jc/ap/tt
MANAUS, AM (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal no Amazonas afirmou na tarde desta segunda-feira (23) que os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, em 5 de junho de 2022, tiveram um mandante. Segundo o ex-superintendente da PF Eduardo Fontes, que esteve no cargo durante a maior parte das investigações, o caso está 90% concluído e há "indícios veementes" de que Ruben Dario da Silva Villar, o Colômbia, é o mandante dos crimes. Villar é suspeito de liderar uma organizaç
É o segundo ataque mortal nos EUA em menos de 48 horas. Ambos atingiram a comunidade asiática
Huvakka Bhimappa não tinha nem 10 anos quando foi oferecida por seus pais à deusa hindu da fertilidade."No meu caso, foi o irmão da minha mãe", em troca de um sari e de algumas joias, disse à AFP Huvakka Bhimappa, que agora tem cerca de 50 anos.
A Alemanha aguarda por um pedido oficial por parte da Polónia para autorizar a entrega de tanques Leopard 2 à Ucrânia.

source

Leave a reply