Lula já pensa em possíveis candidatos para 2026; veja opções – Yahoo Noticias

0
39

Mesmo recém-empossado como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já mira 2026 e pensa em nomes que podem sucedê-lo na próxima eleição presidencial.
O presidente já avisou que não será candidato à reeleição e busca possíveis candidatos para acabar com a dependência que a esquerda parece ter de seu nome.
Dois fatores, no entanto, fazem com que a escolha seja delicada. O primeiro, e mais importante, é o temor de ver Jair Bolsonaro (PL) ou algum de seus aliados novamente no poder.
Apesar de um governo cheio de polêmicas e decisões questionáveis, Bolsonaro segue com uma base forte e perdeu no ano passado por apenas 1,8% dos votos válidos: 50,90% a 49,10%.
Da última vez que o ex-presidente enfrentou um petista que não Lula na eleição, derrotou com facilidade Fernando Haddad no segundo turno de 2018: 55,13% a 44,87%.
Outro ponto a ser considerado é o episódio Dilma Rousseff (PT). A presidente foi eleita com tranquilidade em 2010, aproveitando os 87% de aprovação do governo Lula, mas sofreu para bater Aécio Neves (PSDB) em 2014 e acabou sofrendo impeachment dois anos mais tarde.
O objetivo do novo presidente, portanto, é buscar alguém que possua apoio popular, mas também tato político e aprovação de outras frentes para se manter no poder.
De acordo com informações do portal UOL, Lula teria sinalizado a aliados que a proposta é "lançar" diversos presidenciáveis nos próximos anos e ver como esses nomes se destacam.
O presidente teria alertado pessoas próximas de que:
Não há garantia de acordo em torno do partido
Mesmo nomes dados como certo na disputa terão de se manter em evidência
Geraldo Alckmin
Simone Tebet
Fernando Haddad
Flávio Dino
Rui Costa
Marina Silva
Camilo Santana
Wellington Dias
Ex-adversário, Geraldo Alckmin (PSB) é considerado um dos fatores mais importantes para a criação de uma frente ampla, que embalou a vitória de Lula no ano passado. Ele tem fácil acesso entre empresários e setores mais conservadores, mas pouco apelo popular. Prova disso é a derrota na eleição presidencial de 2006 para o próprio Lula.
Simone Tebet (MDB) passou de uma senadora menos conhecida a terceira colocada da última eleição presidencial após se destacar, principalmente, nos debates. Também foi peça-chave na eleição de Lula, com seu apoio no segundo turno, e tem fácil acesso entre setores conservadores e o agronegócio, mas sua agenda difere bastante da proposta pelo atual presidente.
Fernando Haddad (PT) é o favorito de Lula para ser seu sucessor na esquerda. Possui conhecimento técnico e intelectual e foi prefeito de São Paulo de 2013 a 2016, mas tem pouco apoio popular e vem de derrotas consecutivas em 2016 (Prefeitura de São Paulo), 2018 (Presidência da República) e 2022 (Governo de São Paulo).
Ex-governador do Maranhão, assumiu um Ministério importante. É carismático e goza de prestígio em seu estado, mas tem pouca projeção nacional. Uma possível candidatura passaria pelo destaque obtido à frente da Justiça e Segurança Pública.
Ex-governador da Bahia, fez o PT se estabelecer como maior potência política no estado e chegou a ser cogitado para concorrer à presidência em 2018. Tem a confiança de Lula e, como Haddad, bastante conhecimento político e teórico, mas esbarra na falta de projeção nacional.
Marina Silva (Rede) tem fácil acesso a áreas mais conservadoras e mais progressistas e o conhecimento de quem já foi candidata à presidência três vezes (2010, 2014 e 2018). No entanto, tem contra si as derrotas nos três pleitos, sem sequer chegar ao segundo turno, e a ruptura com o PT.
Nomes como os dos ministros Camilo Santana (Educação) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social) correm por fora. Ambos são filiados ao PT e têm prestígio no partido e em suas regiões, mas carecem de projeção nacional e dependeriam de uma atuação de destaque em suas pastas para ganhar esse apoio popular.
Em nota, emedebista afirma que foi aplicada a Constituição em processo contra Dilma, diz que petista adota "narrativas ideológicas" e sai em defesa de seu governo
Decisão é reflexo da desconfiança sobre a participação das Forças Armadas em ato terrorista
Mel Fronckowiak foi clicada com a filha, Nina, de 5 anos, em rua do Rio de Janeiro após deixar uma farmácia. Desde o…
Joana Sanz afirma que um de seus desabafos foi tirado de contexto e expôs o jornal espanhol que deturpou a frase….
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para quem não conseguia ganhar a Copa São Paulo, o Palmeiras se habituou a levantar o troféu. A equipe derrotou o América-MG por 2 a 1 nesta quarta-feira (25), no Canindé, para conquistar o seu segundo título da competição. O primeiro havia sido em 2022. Foi mais uma confirmação do trabalho das categorias de base de Palestra Itália, que ganhou quase tudo nas últimas temporadas. Nos último ano, por exemplo, ficou com a Copa do Brasil sub-17 e o Brasileiro sub-20. A qu
Senador havia criticado a decisão do governo de mudar o comando do Exército
Nesta terça-feira (24), Jade Picon trocou o treino de futevôlei por uma corridinha nas areias da praia. Acesse a…
HONG KONG (Reuters) – As infecções diárias por Covid-19 na China atingiram um pico de mais de 7 milhões por volta de 22 de dezembro, enquanto as mortes chegaram a um pico de mais de 4.000 por dia em 4 de janeiro, informou o Centro para Controle e Prevenção de Doenças do país nesta quarta-feira.
A foto destacada pela NASA hoje traz uma representação interessante da possível paisagem do exoplaneta LHS 475 b, elaborada por uma inteligência artificial
Com quanto tempo a mais de governo Bolsonaro teria conseguido cumprir na totalidade seu desejo de tirar povos originários do caminho dos exploradores do novo século?
Em viagem de lazer para São Miguel dos Milagres, no estado de Alagoas, a ex-primeira-dama Michelle…
Casal reside em outra mansão com direito a heliponto, capela e estúdio de gravação
Uma câmera de segurança acoplada ao uniforme de uma policial que atendeu a suposta vítima de Daniel…
A invasão russa da Ucrânia deixou milhares de mortos e teve repercussões em todo o mundo desde o seu início, há mais de 11 meses, até o anúncio, nesta quarta-feira (25), da entrega de tanques pesados ocidentais para apoiar a resistência de Kiev. – Tanques pesados – Também em 25 de janeiro, o chefe de governo da Alemanha, Olaf Scholz, autoriza o envio de tanques de combate Leopard à Ucrânia, que Kiev reivindicava insistentemente para se defender melhor da invasão russa. 
O médico está na Austrália com os filhos, Gael e Romeu
BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e ampliou em mais 30 dias o prazo para que governo federal apresente um plano de proteção a indígenas isolados. A decisão de Fachin ocorre em meio a uma crise na Terra Indígena Yanomami, no qual, segundo autoridades do atual governo, centenas de indígenas, em especial crianças, passam por graves problemas de desnutrição, com relatos de mortes de crianças.
A 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que reúne 33 países do hemisfério, terminou nesta terça-feira (24), na Argentina, com a aprovação de um texto final, a Declaração de Buenos Aires. O evento teve como principal destaque o retorno do Brasil, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua primeira viagem internacional do terceiro mandato. O país havia se retirado do organismo em 2020, na gestão de Jair Bolsonaro. Fundada em 2011, no Chi
É possível manter a limpeza no 'BBB 23' com 22 pessoas usando o mesmo banheiro? Imagens do cômodo e atitudes…
Elisa Leite, mãe do Bernardo, de 10 anos, fruto do seu relacionamento com cantor Cristiano Araújo,…
O ator se separou em novembro de Mari Bridi e surgiu com nova namorada.

source

Leave a reply