Médico explica como será a CIRURGIA DE BOLSONARO e revela como está o ex-presidente hoje – JC Online

0
36

Dicas de saúde, informações sobre especialidades da medicina, doenças e tratamentos
Em 9 de janeiro, Bolsonaro foi internado em Orlando, nos Estados Unidos. Médico revelou que ex-presidente fará cirurgia quando voltar ao Brasil.
O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por uma nova cirurgia no intestino quando voltar ao Brasil dos Estados Unidos. A informação é do cirurgião Antonio Macedo, em entrevista ao Estadão.
Bolsonaro sofreu uma obstrução intestinal nos EUA, e chegou a ser internado no dia 9 de janeiro. Esta semana, o ex-presidente manifestou ao médico interesse na realização da cirurgia devido aos quadros recorrentes de obstrução.

“Nos Estados Unidos, ele teve uma obstrução na mesma parte do intestino que teve no ano passado. Eles fizeram o tratamento lá, mas não quiseram operar porque é um abdome que já foi operado mais de cinco vezes. Eles preferiram deixar para a equipe brasileira fazer a cirurgia”, afirmou o Antonio Macedo.
O médico informou ainda que chegou a conversar com a equipe do hospital nos EUA durante a internação de Bolsonaro.
Na ocasião, os especialistas estrangeiros suspenderam a alimentação via oral do ex-presidente até que a obstrução fosse solucionada.
O médico informou ao Estadão que estará disponível para fazer o procedimento assim que Bolsonaro voltar ao Brasil. A decisão sobre a nova operação foi divulgada originalmente pelo jornal Folha de S. Paulo.
O cirurgião disse que, como não há um quadro de obstrução no momento, essa não é uma cirurgia que deva ser feita com urgência.
“Não dei nenhuma recomendação de data limite para a realização porque agora ele está bem. Mas já há autorização do hospital e estou à disposição para fazer quando ele voltar.”
A cirurgia será realizada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
O médico contou que, mesmo que não seja uma cirurgia de emergência, o procedimento será delicado.
“Mexer no abdome dele é difícil pela quantidade de cirurgias já feitas, o intestino fica grudado. Tem de ir com muito cuidado para não estragar o intestino, ir soltando em décimos de milímetros”, detalhou o cirurgião.

De acordo com Antonio Macedo, Bolsonaro está bem e se alimentando normalmente. No entanto, essa área do intestino tem maior sensibilidade para novas obstruções, por isso a decisão de operar.
“Será uma cirurgia quase que preventiva. Ele me perguntou se seria possível fazer essa cirurgia para tratar porque é algo muito delicado e perigoso. Ele está incomodado”, afirmou o médico.
Macedo explicou que essa porção do intestino não está obstruída no momento, mas que tem maior facilidade de obstrução por estar “meio torcida”.
“Qualquer alimento que ele não mastigue direito ou que seja de difícil digestão já pode causar essa obstrução”, revelou.
Bolsonaro passou por cinco cirurgias abdominais desde que foi esfaqueado durante a campanha eleitoral de 2018.
A última internação do ex-presidente, que não exigiu uma cirurgia, ocorreu em Orlando no dia 9 de janeiro, um dia depois das invasões golpistas às sedes dos três Poderes, em Brasília.
O ex-presidente viajou para os Estados no dia 30 de dezembro, portanto, não participou da cerimônia de transmissão do cargo para o presidente Lula.
Em novembro, Bolsonaro teve ainda diagnosticada uma nova hérnia na região abdominal.

Segundo o presidente do PL (partido ao qual o ex-presidente é filiado), Valdemar Costa Neto, Bolsonaro deve retornar ao Brasil até o fim deste mês.
Entretanto, não há confirmação formal dessa data. O prazo de visto oficial do ex-presidente expira na próxima segunda-feira (30).
Sobre
Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais e pós-graduanda em Ciência Política. Tem experiência em jornalismo online. Atua como editora do Núcleo de Saúde e Economia do JC
Localidade:Recife
Telefone:(81) 3413.6178
Cargo:Editora-assistente
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2023 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply