Coluna: Política & Políticos – Efetivo reduzido – JDV – Jornal do Vale do Itapocu

0
52

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
25/01/2023
Por
Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Santa Catarina deveria ter um efetivo de 5.997 policiais civis, mas o quadro de servidores está ao redor de 3,4 mil. Além disso, cerca de 30% estão a caminho da aposentadoria. Mesmo que se faça um concurso público neste ano, os aprovados só serão incorporados em 2024 visto todo o processo burocrático e treinamento. O diagnóstico é do delegado-geral da PC, Ulisses Gabriel.
Contratações temporárias
O delegado-geral abre a possibilidade de contratações temporárias via projeto de lei que o governador Jorginho Mello (PL) estuda encaminhar para a Assembleia Legislativa. Da mesma forma como já existe na Polícia Militar, onde o baixo efetivo também é um problema há anos. Seguidos governos, diga-se, relegaram a segurança pública a um segundo plano. E deu no que deu.
 
CURTAS
*Na disputa pela presidência da Federação Catarinense dos Municípios, a chapa liderada pela prefeita de Vargem (Meio-oeste), Milena Andersen Lopes (PL), foi impugnada porque nela estava o prefeito Clézio José Fortunato (MDB), de São João do Itaperiu, município em situação de inadimplência com a contribuição obrigatória para manter a Fecam.
*Outra chapa, liderada pelo prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa (MDB) também não decolou porque o prefeito de Urupema (região serrana), Evandro Frigo (PP) disse não ter autorizado sua inclusão na nominata. Mas, afinal que importância tem para o contribuinte que sustenta tudo isso se o presidente for o Zé ou o Mané? A resposta é nenhuma!
*“Fico muito contente com a proposta do senhor e da nossa vice de cuidarem das pessoas, ainda mais os mais necessitados. Não tenham medo de nada e de ninguém, pois Deus está convosco”. Do padre Renato do Santos (Joinville) em visita ao governador Jorginho Mello (PL) e à vice-governadora Marilisa Bohem (PL). Ambos são devotos de Nossa Senhora Aparecida.
*Eletrosul, DNIT, Ibama, delegacias regionais de ministérios (Previdência Social, INSS, Agricultura, IBGE, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, e outros) são órgãos do governo federal em Santa Catarina cujos novos titulares ainda não foram indicados. Incluindo uma penca de assessores.
*Das três deputadas estaduais eleitas em 2014, a bancada feminina na Assembleia Legislativa cresceu para cinco cadeiras em 2018. Porém, em 2022 apenas duas se reelegeram para assumir dia 1º de fevereiro: Ana Caroline Campagnolo (PL/Chapecó) em segundo mandato, e Luciane Carminatti (PT/Chapecó), no quarto mandato consecutivo. Em comum, ambas são professoras.
*O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) deve vir a Santa Catarina (não se sabe quando). Para uma “visita” ao contorno viário de Florianópolis, cuja construção começou em 2008 com conclusão prevista para 2012. Tipo BRs-280 e 470, em obras há quase dez anos e que deveriam ficar prontas em três anos segundo anunciou a então presidente Dilma Rousseff (PT).
 
 

Sem suplente de senador
Se o ex-prefeito de Imbituba, Beto Martins (PL), aceitar convite para assumir a futura Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias a ser criada na reforma administrativa que o governador Jorginho Mello (PL) quer fazer, temporariamente a chapa catarinense eleita para o Senado (em 2018) ficará sem suplente. Fato inédito em SC.
Entenda o caso
Jorginho Mello, eleito em 2018, renunciou ao mandato e agora é o governador. A primeira suplente, Ivete Appel da Silveira (MDB) assumiu os quatro anos restantes do mandato de Mello e Beto Martins, o segundo suplente da chapa, agora é suplente de Ivete. E o que acontece se Martins assumir como secretário? Temporariamente, a chapa fica sem suplente.
 
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Compartilhe esta notícia!
Já pensou se as pessoas resolvem se vestir como a Emily da série Emily em Paris?
A foto mostra o antigo totem publicitário erguido na Praça Paul Harris, a popular pracinha da Marcatto, na esquina das ruas Barão do Rio Branco de Marechal Deodoro da Fonseca. Construída no ano do centenário de Jaraguá do Sul (1976). Com o tempo a estrutura foi se desgastando a ponto…
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
O direito da pessoa com deficiência visual poder ser acompanhada por cão-guia ao ingressar ou permanecer em locais públicos ou privados.
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
Junto com as vacinas, os antibióticos estão entre os grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da humanidade
O tema remonta ao século 16, à descoberta do “Novo Mundo” pelos invasores europeus, que desembarcaram com suas naus movidos pela ambição de riquezas e dispostos a rechaçar os povos originários. Na crônica “Eles chegaram!”, retratei a dor de famílias indígenas em desesperada fuga, após terem suas cabanas incendiadas e…
Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
Fatos que fizeram parte da história
Veja como o vestido que Jade Picon usou na novela está alinhado as tendências de moda!
Rua 25 de Julho 1936, bairro Vila Nova, Jaraguá do Sul/SC
Telefone (47) 3371-1182
Desenvolvido por BW2 Tecnologia

source

Leave a reply