Novo diretor da Cedae esteve envolvido em escândalo de corrupção – Seu Crédito Digital

0
57



Seu Crédito Digital – Tudo sobre Bancos, Crédito e Fintechs
Diretor da Cedae indicado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, visitou “homem do dinheiro” – líder do esquema de corrupção
O novo diretor da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), indicado para o cargo pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve envolvido em escândalo de corrupção.
O agente aposentado da Polícia Federal, Antônio Carlos dos Santos, teve o nome presente no esquema de corrupção que envolveu Wilton Witzel, ex-governador impeachmado do cargo. A informação veio a público através do portal Metrópoles. 
Santos já foi assessor-chefe da Secretaria do Gabinete de Cláudio Castro entre julho e setembro do último ano. Ex-diretor do Detran do Rio de Janeiro, Santos recebeu a nomeação para o cargo de diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Cedae. 

De acordo com a Polícia Federal, Santos visitou José Carlos de Melo – o “homem do dinheiro” indicado como um dos líderes do esquema. Melo, ex-pró-reitor da Universidade Iguaçu (Unig), intermediava contratos entre empresas e o governo. 
Contudo, o Metrópoles entrou em contato com a Cedae, que afirmou que obedece todas as regras de gestão de contratos e que Santos não possui inquéritos policiais, tampouco ações penais contra ele. 
“Os gestores detêm capacidade técnica comprovada e [são] submetidos a aprovação em Conselho de Administração”, afirmou a Cedae ao portal. 
O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi afastado do cargo em 2021 após suspeitas de corrupção que seriam desvios na Saúde, identificadas na Operação Placebo, da Polícia Federal.

Assim, o pedido apresentado em 2020 pedia a cassação do governador. Witzel recebeu a acusação de corrupção por fraudar contratação de duas organizações durante a Covid-19. 
Na época, o então vice-governador Cláudio Castro recebeu questionamento da Polícia Federal, mas afirmou inocência. A delação premiada do ex-secretário estadual da Saúde, Edmar Santos, entregou  o esquema de corrupção, apontando Witzel como líder. 
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock
Estudante de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.
Anterior

Próximo

source

Leave a reply