Conselheiros de Lula desaprovam falas 'polêmicas' na Argentina – Yahoo Noticias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi criticado pelos próprios conselheiros por algumas declarações dadas durante sua passagem pela Argentina nesta semana.
De acordo com informações da coluna de Igor Gadelha no portal Metrópoles, estes assessores desaprovaram as falas do presidente sobre questões econômicas.
As declarações mais criticadas foram defesas:
Da criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina
Do retorno do BNDES ao financiamento de obras de infraestrutura no exterior, algo negado pelo próprio banco
No entendimento dos conselheiros, estes posicionamentos em temas tão polêmicos geraram rusgas "desnecessárias" à imagem de Lula logo nos primeiros dias de governo.
Ainda segundo os assessores, como não há prazo para o avanço destes planos econômicos, o presidente não deveria sequer citá-los.
Por conta deste episódios, marqueteiros que acompanham Lula prometeram conversar e pedir que ele se contenha nos posicionamentos, especialmente sobre questões econômicas.
Na última segunda-feira (23), durante visita à Casa Rosada, sede do governo argentino, Lula pediu desculpas ao povo local por declarações dadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Peço desculpas pelo último presidente do Brasil, que trato como genocida por causa da pandemia, pelas ofensas que fez a Fernández. Eu quero afirmar, amigo e presidente da Argentina, que o Brasil está outra vez de braços abertos para acolher os companheiros argentinos. No negócio, na cultura, no futebol e na manutenção da relação de amizade que temos há tantos anos.”
Em encontro com o presidente argentino, Alberto Fernández, Lula destacou:
O gesto de carinho de Fernández ao visitá-lo na época em que estava detido na Polícia Federal;
A ampliação das relações comerciais entre Brasil e Argentina durante os governos petistas;
A necessidade dos empresários de ambos os países valorizarem a relação Brasil-Argentina;
A importância de manter relações não apenas políticas, como culturais e científico tecnológicas.
“Hoje é o começo de uma grande história. A Argentina será tratada com carinho e respeito que sempre mereceu. Nem o futebol nos dividirá [….] Nós seremos parceiros em todas as horas”, afirmou.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A proposta de criação de uma moeda comum entre Argentina e Brasil causou certa turbulência no debate econômico ao longo dos últimos dias. O assunto ganhou centralidade na discussão pública após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunir com o presidente argentino Alberto Fernández em visita ao país vizinho nesta semana. Durante o encontro, os líderes anunciaram a intenção de adotar uma mesma divisa em transações comerciais, o que gerou dúvidas sobre como o
Rapaz de 42 anos era casado e deixa um filho pequeno
Após o presidente chamar Michel Temer de golpista, Sanderson (PL-RS) teceu críticas e pediu a abertura de um procedimento por crime de responsabilidade
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Depois de uma disputa ferrenha na eleição para o governo federal em 2022, o PT de Luiz Inácio Lula da Silva e o PL de Jair Bolsonaro se uniram em Minas Gerais para eleger o próximo presidente da Assembleia Legislativa do estado. Além da defesa de um mesmo nome para o cargo, o do deputado reeleito Tadeu Leite (MDB), a união das duas legendas atingiu ainda o governador, Romeu Zema (Novo), que já tinha o PT como adversário, mas foi o principal cabo eleitoral de Bol
Equipes se enfrentam neste sábado, às 16h30, no Mané Garrincha, em Brasília
Circula nas redes que moeda sur pretende substituir o real no Brasil e o peso na Argentina, mas a informação é falsa, confira a checagem do Yahoo! Notícias.
(Reuters) – Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira que o ex-presidente será muito forte se tentar conquistar o comando do Planalto novamente em 2026, mas será mais forte ainda se não for candidato e apoiar um outro nome. Em entrevista à CNN Brasil, Valdemar disse que conta com o ex-presidente em Brasília para fortalecer o PL.
Valdemar Costa Neto disse na entrevista que "tinha certeza" que Bolsonaro iria ganhar no primeiro turno caso não "tivesse errado tanto na pandemia
Fenómenos de clima extremo multiplicam-se e obrigam autoridades a acionar planos de emergência e contingência
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP), criticou nesta sexta-feira (27) a proposta de criação de uma Guarda Nacional, um dos principais itens do pacote de ações jurídicas apresentadas pelo ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), como resposta aos atos golpistas de 8 de janeiro. Celina voltou a falar que as forças de segurança do DF sofreram um "apagão", mas mesmo assim defendeu que a Polícia Militar "dá conta" de lidar com manifestaçõ
A Procuradoria federal alemã anunciou nesta quinta-feira (26) a prisão, no fim de semana passado, de um suposto cúmplice de um agente de Inteligência alemão acusado de espionar para a Rússia, que foi preso antes do Natal. O cidadão alemão Arthur E. "forneceu informações aos serviços secretos russos", recebidas de Carsten L., um agente dos serviços secretos alemães de Inteligência (BND, na sigla em alemão), segundo nota da Procuradoria federal em Karlsruhe (oeste).
Vendas de vinhos do Douro e do Porto aumentaram para novos máximos em 2022, apesar de as exportações terem sofrido uma quebra.
Um grupo de alunos de escolas municipais do Rio — que venceu a Olimpíada Carioca de Matemática —…
LONDRES (Reuters) – A fabricante europeia de chips STMicroelectronics teve resultado acima do esperado no quarto trimestre, apesar das condições econômicas desafiadoras, impulsionada por forte demanda de clientes. A receita líquida subiu para 4,42 bilhões de dólares, de 4,32 bilhões no trimestre anterior.
A Rússia lançou uma nova salva de mísseis na Ucrânia nesta quinta-feira (26), o que causou uma morte na capital e cortou a energia em várias regiões, um dia depois de os aliados de Kiev terem anunciado o envio de tanques pesados.Segundo o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, general Valery Zaluzhny, a Rússia disparou 55 mísseis contra o país nesta quinta-feira.
Relatório final mostra que ex-secretário sabia sobre a possibilidade de invasão a prédios públicos
CRACÓVIA, Polônia (Reuters) – Iya Rudzitskaya, uma judia ucraniana de 92 anos, fugiu de Kiev duas vezes. Primeiro, em 1941, quando ela tinha apenas 10 anos e as bombas alemãs começaram a cair sobre a então República Socialista Soviética da Ucrânia.
BRASÍLIA (Reuters) – Na reunião com governadores na manhã desta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu portas abertas para eles e para os prefeitos, acenou com liberação de recursos via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras e também pediu a volta de uma relação de normalidade, com o fim da judicialização na política. Lula prometeu, ainda, tratar de uma das principais demandas dos governadores, a recomposição das perdas com a limitação da al
A presidente de Honduras, a esquerdista Xiomara Castro, comemora seu primeiro ano de mandato nesta sexta-feira (27) com vários desafios pendentes, enquanto se empenha em levar adiante sua cruzada contra a corrupção, mal endêmico no país. Ao tomar posse do país em 27 de janeiro de 2022, a esposa do ex-presidente Manuel Zelaya (2006-2009) prometeu "refundar" o Estado com uma campanha contra as máfias e a insegurança, além de melhorias na educação, saúde e emprego, problemas que estimulam a emigraç
Restam apenas ruínas da escola de Shandrygolove, no leste da Ucrânia.Na cidade de Shandrygolove, quase vazia de seus 1.000 habitantes, restam apenas 15 crianças e não há eletricidade nem Internet.