Em final de semana de dérbi, um mapa com todos os times de Berlim que já disputaram a elite alemã – Trivela

0
34

O futebol de Berlim se reavivou nos últimos quatro anos. O acesso do Union Berlim à Bundesliga em 2019 garantiu, depois de mais de quatro décadas, um novo dérbi à capital na primeira divisão e auxiliou a cidade inclusive em sua reaparição no mapa das competições europeias. Neste sábado, o duelo entre Hertha e Union no Estádio Olímpico escancara a inversão de papéis do que se imaginaria na tabela, com a Velha Senhora lutando contra o rebaixamento e os Eisernen sonhando inclusive com o título. E o aumento gradativo da rivalidade nestas últimas temporadas valoriza a história do futebol em Berlim, um tanto quanto menosprezada.
Berlim é um dos principais berços do futebol na Alemanha. A introdução do esporte na cidade aconteceu na década de 1880 e rapidamente vários clubes berlinenses foram fundados. O Campeonato Berlinense teve sua primeira edição em 1898 e, nos primórdios do Campeonato Alemão, regionalizado até 1963, a capital manteve grande relevância. De 1903 a 1931, os representantes de Berlim acumularam cinco títulos e oito vices na fase final da competição nacional, que reunia os campeões de cada região. O Hertha já era a principal potência local, mas outros como Viktoria e Union 1892 também chegaram ao topo do país.
A força dos clubes de Berlim se reduziu a partir dos anos 1930, mesmo que o Estádio Olímpico tenha passado a abrigar a decisão do Campeonato Alemão a partir de 1936. Já o principal marco da queda do futebol na cidade aconteceu mesmo em 1945, com a derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial e a divisão da Alemanha. Isolados do restante do território, os times de Berlim Ocidental tinham muitas dificuldades de se manter competitivos no Campeonato Alemão-Ocidental e depois na Bundesliga, criada em 1963. O Hertha ainda seguiu frequente na elite, mas sem botar a mão na taça. Já na Berlim Oriental, os poderosos berlinenses eram um tanto quanto artificiais, inflados pelos organismos do regime comunista. Vörwarts e Dynamo até acumularam troféus, mas não ganharam exatamente popularidade.
Desde a queda do Muro de Berlim, o futebol da capital não se restabeleceu como se estimava. Havia uma lacuna estrutural e o florescimento se notou mais em jogadores do que em times. O Hertha teve bons momentos pontuais na Bundesliga, mas ainda assim foi uma exceção entre os times do antigo lado ocidental na primeira divisão, já que a maioria se apequenou nos níveis de acesso. Enquanto isso, no lado oriental, o fim do apadrinhamento governamental e a transição ao modelo capitalista fez as potências da Oberliga despencarem nas divisões inferiores da Bundesliga. O Union Berlim tornou-se a exceção, mas ainda assim teve graves problemas econômicos e atravessou anos na segundona até atingir a primeira mais recentemente.
Abaixo, elaboramos um mapa com todos os times de Berlim que disputaram a elite do Campeonato Alemão, em suas diferentes eras. De 1903 a 1963, no antigo modelo regionalizado, foram 16 berlinenses diferentes na fase decisiva da competição nacional. A Oberliga da Alemanha Oriental teve cinco times da capital na primeira divisão. Já a Bundesliga, contando a fase de Alemanha Ocidental e também a reunificada, igualmente soma apenas cinco representantes na elite. Alguns times se repetem, conforme as diferentes fases, incluindo Hertha e Union. Há uma breve ficha sobre cada uma das equipes.

source

Leave a reply